Domingo passado rolou a II Jogatina Desbussolada (oficial) com toda a galera se reunindo mais uma vez na casa do Marcelinho e do Samuca, o que não acontecia desde maio. Levamos os jogos “novos” que tínhamos comprado nos últimos meses e que ainda não tinham sido estreados e caímos dentro!
Enquanto todo o pessoal não chegava, Daniel puxou uma partidinha light, assim, só pra esquentar e alimentar o estômago. E que refeição é melhor do que alguns cérebros humanos? (eca!)
ZOMBIE DICE
2 ou + jogadores / +10 / 15 min
Você é um zumbi e deve se alimentar de cérebros, e fugir dos tiros. Quem comer mais cérebros (13) primeiro vence.
É um jogo de dados super simples e divertido, no qual não se depende apenas de sorte, mas também de estratégia. Os dados possuem três cores diferentes que aumentam ou diminuem a probabilidade de conseguir cérebros e levar tiros.
Foram duas partidas e depois a Fabi chegou e completou a terceira. Mas estava tão difícil (todo mundo levando tiro, ou como disse Marcelo: rodada arrasta corrente), que começamos a tentar desafiar nossos próprios limites e todos morreram. Como chegaram Guile e Zezinho, acabamos desistindo de terminar e a partida não teve vencedores.
Placares:
1ª. Rodada / 2ª. Rodada / 3ª. Rodada
Dani: 7 / 10 / 1
Marcelo: 9 / 4 / 10
Samu: 13 \o/ / 9 / 10
Rê: 3 / 13 \o/ / 11
Fabi: - / - / 9
A rodada não rendeu apenas boas risadas como também ótimas fotos:
![]() |
Primeiro ele faz amizade com o humano. |
![]() |
Depois ele devora seu cérebro! |
Com a chegada dos meninos, resolvemos montar a mesa de Bang! com sete jogadores, todos sanguinários na mesa.
4 a 7 jogadores / +8 / 30 min
No velho oeste, o Xerife, auxiliado pelos seus dois vices, precisa manter a ordem e caçar os foras-da-lei, mas eles e um renegado só querem a cabeça do xerife! É um jogo de mata a mata com muito blefe, duelos, dinamites e cerveja.
Imagina esse tema com esses jogadores a mesa... só podia dar morte mesmo XD
Foi a partida mais longa que já joguei, deve ter durado quase duas horas, pois todos estavam alternando muito seus papéis, conseguindo esconder quem era bandido e mocinho. Só o Samuel se revelou muito cedo e foi o primeiro a morrer no jogo (ressuscitou e morreu de novo :P).
Marcelinho começou como um Xerife tresloucado, dando trabalho para seus próprios vices. A dinamite (puxada pelo próprio Xerife) rodou toda a mesa durante um bom tempo, voltou para ele, mas estourou na mão do Zezinho (segundo bandido a morrer). A essa altura eu também já tinha me revelado e me mataram rápido.
![]() |
Xerife Marcelo confuso e Zé Fora-da-Lei malandro. |
Restaram Fabi, Guile e Dani para tentarem provar ao xerife sua lealdade. Quem já joga com o Dani há algum tempo sabe que o maldito mente bem pra caramba, e quando ele teima em se fazer de bonzinho, aí que você tem que desconfiar mesmo! Mas Marcelo achou que ele estava falando a verdade e matou seu fiel escudeiro Guile, para só depois Fabi conseguir matar Daniel (renegado), e os mocinhos vencerem.
![]() |
Guile tenta salvar seu xerife. |
Foi uma partida e tanto e seu término culminou com a chegada do Clã Abbondati que veio representado por Lucio, Lucas e Bárbara (fiquem de olho nessa menina!!!!) XD
Agora que a turma estava completa, resolvemos estrear a expansão do Saboteur do Dani. Dez pessoas numa mesa sempre dá confusão, e foi meio complicado ler as regras com todo mundo falando, mas depois de uns pitis básicos (cof cof), resolveram brincar de vaca amarela e conseguimos explicar o jogo, que a princípio parecia bem diferente da 1ª. Versão.
SABOTEUR 2
2 a 12 jogadores / +8 / 30 min
Mantem-se o objetivo do primeiro, mineiros escavam túneis em busca da pepita de ouro. Mas agora eles não estão sozinhos, nem são todos iguais. O jogo se divide em vários personagens. Os mineiros básicos agora formam dois times, verdes e azuis, os sabotadores foram reduzidos para até 3, mas surgem o mestre mineiro (verde e azul, que ganha quando um desses ganhar), o investidor, que ganha com o lucro alheio e o geólogo que não quer saber de pepitas, só de cristais que encontram pelo caminho.
Novas cartas de ação estão disponíveis, como olhar o personagem de alguém, trocar de personagem (caso tenha sobrado), trocar todas as suas cartas com outro jogador, aprisionar alguém e ele não receber nada no final e roubar pepita alheia. Além de novas cartas de caminho curvas e com portinhas que só abrem para mineiros verdes ou azuis, e a escada que se conecta com a carta inicial.
A premissa estava parecendo ótima! Mas, talvez pela grande quantidade de jogadores (éramos 10, não seis) e pelo número reduzido de sabotadores, tudo corria muito rápido. O jogo terminava e você só tinha jogado duas vezes. Esse ritmo muito acelerado deixou todos desanimados, com vontade de jogar apenas a primeira versão. Quero experimentar com menos gente, pois as mudanças podem ser muito interessantes com mais tempo de jogo.
Eu peguei o mestre e o investidor e fiquei meio decepcionada, pois fica dependente do trabalho dos outros e você recebe menos pepitas, tinha a carta para trocar de personagem, mas nem tive tempo de usá-la. Alguns começaram a “sabotar” o jogo pra ver se rendia mais, mas mesmo assim foi rapidinho. Samuca saiu vencedor com seis pepitas ao todo.
![]() |
Mesa grande cheia de expectativa pra Saboteur 2. |
Uma pausa rápida pra comer uns belisquetes e o bolo salgado maravilhoso da Lucia que terminou em segundos sendo disputado a tapa! (imagina se teve tempo pra foto... tsc tsc)
CIN CIN
4 a 8 jogadores / +8 / 30 min
Enquanto o pessoal estava meio disperso, Fabi puxou nossa primeira partida de Cin Cin. Eu estava, confesso, morrendo de medo de jogar porque me acho totalmente sem coordenação e velocidade pra isso, mas acabei jogando.
Na mesa estávamos eu, Fabi, Bárbara, Lucio, Lucas e Daniel. Cada um representa um turista e seu país com seu brinde e bebida característico. Uma carta é sorteada e ela possui três elementos: um turista, uma bebida e um lugar diferentes. Todos os três jogadores que estiverem representados na carta por um dos elementos devem disputá-la, falando o brinde na língua do turista com o gesto da bebida ilustrada.
Isso em ritmo acelerado é um verdadeiro nó no cérebro!!! E nem os que já tínhamos comido como zumbis foram suficientes para nos deixar mais espertos. :P
Mas a graça está justamente em tentar, errar, se embananar todo gritando Salut e brindando com dedinho pra fora, ou Kampai batendo na mesa, etc. Boa pedida e bem animado.
A disputa foi super acirrada entre Bárbara e Fabi, mas as duas vitórias acabaram ficando com a Fabi mesmo.
Componentes de Cin Cin |
QUIZ NERD
2 ou + jogadores / +8 / 15 min
Lucio levou vários de seus protótipos para o pessoal ver, e acabamos testando o divertido Quiz Nerd, que colocou nossas lembranças nerds de criança e adulto em jogo. Quase saia tapa quando alguém respondia junto, mas ninguém saiu ferido. Bárbara deu um banho em todo mundo e levou o troféu!
![]() | |
Bárbara, essa já nasceu lenda! |
Kakerlaken Suupe & Salat
2 a 5 jogadores / +6 / 15 min
Seguindo a linha de jogos rápidos, divertidos e “funde-cuca”, fomos conhecer a irmã da Salada de Barata, a Sopa de Barata! No estilo do velho jogo de cartas “Tapão”, você deve cantar os nomes dos legumes que vão aparecendo na mesa, mas aqui ninguém bate não. (tenho traumas e marcas até hoje de partidas de tapão na infância).
Não pode repetir nunca a mesma palavra, mesmo que a carta de tomate tenha saído duas vezes seguida, deve atribui-lhe outro legume, como cenoura, mas se sair a carta de cenoura, dê outro nome a ela também.
Mas se a carta da baratona pintar na mesa, grite “barata”, e o legume que ela contaminou fica proibido de ser pronunciado.
Jogamos primeiro só com a sopa para nos acostumarmos com os novos legumes, e apresentar ao pessoal que não conhecia. Depois juntamos os dois (sopa + salada) e virou uma bagunça! Era um tal de cenoura virar abacaxi, alho-poró virar aipo, barata virar batata, dancinhas e musiquinhas malucas apareciam quando íamos engasgar.
Bárbara detonou os marmanjos (de novo), sem quase errar e zerou a mão primeiro nas duas partidas. Eu não ia dizer não, mas essa menina já nasceu lenda, se cuida Lu Azevedo!
Guile e Zezinho se despediram no meio dessa partida, e quando ela terminou, paramos para comer uma pizza e terminar com o maravilhoso bolo de brigadeiro do niver do Zé da noite anterior.
Na volta aos trabalhos, um impasse se instalou sobre qual jogo seguiria. Os Abbondati queriam conhecer Bang e eu queria testar a extensão do Carcassone, então dividimos as mesas.
Bang! Repeteco
Lucio, Lucas, Bárbara, Samuel e Fabi seguiram na partida de Bang! Com Lucas como Xerife. Não pude acompanhar muito, mas Samuca foi o primeiro a morrer, de novo! (implicância.com XD) Não era o dia dele como fora-da-lei. Bárbara também ficou de fora, e a renegada Fabiana (agora sim no seu papel natural, lá vem ela me xingar depois disso :P) tinha que dar cabo do Lucio antes de enfrentar o xerife que gritava que não sabia em quem confiar, tsc tsc, (quem nasceu como pirata quando vira xerife fica confuso, tadinho XD). Mas eles conseguiram matar a Fabi e os mocinhos venceram o jogo. Não era a noite dos bandidos mesmo.
![]() |
Xerife Lucas tentando botar ordem no velho-oeste. |
CARCASSONNE: Inns & Cathedrals
2 a 6 jogadores / +8 / 60 min
Na outra mesa, eu, Daniel e Marcelo experimentávamos a primeira expansão do Carcassone, que acrescenta lagos, duas catedrais e novos tiles com outras configurações de estradas, além de permitir mais um jogador e o meeple grande que tem valor de dois normais.
Gostei muito da expansão, pois não apenas torna o jogo maior, como os lagos e catedrais acrescentam uma urgência ao jogador para conseguir concluir suas construções, pois do contrário, não marcará pontos.
![]() |
Marcelo concentradíssimo, "lagoas, lagoinhas" |
A pontuação também dispara, aumentando a competitividade. E o mapa fica lindinho. Aprovado em todos os quesitos.
Placar:
Renata: 118 pontos \o/ Marcelo: 99 pontos Daniel: 75 pontos
![]() |
Daniel e Marcelo com o mapa final do jogo. |
Enquanto guardávamos tudo, ainda rolou um último repeteco de Zombie Dice, porque queríamos que Bárbara testasse, pois ela é a rainha dos dados. Mas Fabi não deu chance e fechou o placar da noite com vitória.
Fabi: 15 cérebros \o/ Bárbara: 10 cérebros Rê: 10 cérebros Lucio: 9 cérebros Dani: 8 cérebros
Placar final do dia:
Fabi: 4 vitórias \o/
Bárbara: 3 vitórias
Rê e Samu: 2 vitórias
Marcelo, Lucas e Lucio: 1 vitória
Dani, Guile e Zé: lona
![]() |
Valeu, gente, e até a próxima! |