6 de set. de 2020

Família DIXIT



Há alguns anos atrás, ele era uma estrela solitária, mas com certeza uma estrela, nas jogatinas semanais, principalmente aquelas com bastante gente. Não tinha como uma roda de Dixit não chamar a atenção pelas interpretações mirabolantes e as risadas dos grupos, e até mesmo grandes discussões sobre interpretação de imagens. Naquele tempo eu sequer imaginava que hoje seria uma especialista em arte, e na arte de interpretar essas imagens... nossa primeira referência ao Dixit aqui no blog foi há 9 anos atrás, em 2011!!!!

De lá pra cá, o jogo cresceu, e muito, ganhou uma série de expansões, nova roupagem, novos designers, mas os coelhinhos continuam encantando a todos! E também ganhou novos usos, principalmente pelos professores, grupo no qual me incluo, que utilizam jogos como ferramentas nas suas salas de aula. Depois de tanto tempo, já estava mais do que na hora dessa estrela ganhar destaque por aqui e ter uma resenha completa sobre a Família Dixit. ;)



A primeira edição foi lançada em 2008, e foi seguida por uma expansão, trazendo novas cartas. Na sequência, foi lançado o Dixit Odyssey, que não apenas trazia novas cartas, mas uma nova jogabilidade, dobrando a capacidade máxima de jogadores de 6 para 12 (!!!) e incluindo novos modos de jogo. Por algum tempo, os três imperaram, até que a editora francesa Libellud reformulou a série, e passou a publicar uma sequência de expansões com muitas, mas muitas novas cartas, abrindo o leque para novos artistas registrarem as maravilhas de Dixit. Particularmente, sou muito fã da artista original, a francesa Marie Cardouat (outro trabalho famoso dela é o Steam Park), mas os artistas que vieram na sequência mantiveram o nível bastante alto também.

Por que "família Dixit"? Quando o nome de um jogo começa a ganhar continuações, podemos dizer que temos uma série, mas quando essa série cresce muito e ganhando outros formatos, é justo passarmos a dizer "família". Vamos vê-los todos aqui, preparem-se!

Pôster de cartas de Dixit (1).




Mas, O QUE É DIXIT?                                 

Dixit é um jogo de cartas ilustradas em que os jogadores devem adivinhar qual a carta do narrador da rodada, com base nas informações que ele forneceu. Para dificultar, cada jogador acrescenta também ao monte uma carta da sua própria mão, que mais se aproxime com a ideia passada pelo narrador. Quando todas as cartas são reveladas na mesa, tudo pode acontecer! Porque muitas vezes, as cartas dos jogadores tem mais afinidade com a descrição do que a carta do próprio narrador. 

A pegadinha do jogo é que o narrador não pode dar uma pista muito óbvia, que todos entendam, nem muito abstrata, que ninguém entenda. É preciso passar a ideia sem descrever literalmente o que se tem na carta, caso contrário, ele não pontua. E como que se faz isso? Como você quiser! A regra do Dixit é não ter regra, você pode cantar, sapatear, declamar, interpretar ou simplesmente narrar aquilo que você acredita ser a ideia central da ilustração. 

É muito comum os jogadores recorrerem a filmes, séries de tv ou livros, porque são informações de conhecimento comum, logo, mais pessoas poderão entender a ideia. Mas essa estratégia, embora confortável para o narrador por não exigir muita imaginação, pode ser um tiro no pé quando todos acertam sua carta!

Dixit é um party-game familiar, mas não pense que por conta disso não haja conflitos! Ledo engano! Esse é um jogo que os psicólogos tem medo, pois revelam muito sobre cada um. O que você vê na carta, como você interpreta aquela ilustração, as dicas que você dá como narrador, tudo isso diz muito sobre como você pensa. E saber usar isso na partida pode dar uma apimentada no jogo, mas fica a dica: use esse recurso apenas entre grupos muito amigo, rssss. Experimente criar temas para as rodadas, como "apenas filmes", "apenas lugares", "pessoas do grupo" (esta é a categoria perigosa, mas que também pode ser divertida).

Os jogadores pontuam quando acertam a carta do narrador da vez, quando tem a sua própria carta votada por outro jogador, e o narrador pontua quando consegue que pelo menos uma pessoa erre, ou pelo menos uma acerte. Essas pontuações variam de 1 a 3 pontos, e a partida termina quando o coelhinho (meeple do jogador) atinge 30 pontos.

Para sala de aula:
Como é um jogo que envolve alto nível de ludicidade, interpretação de texto-imagem, narrativa, expressão artística e interação, Dixit se tornou um querido entre os jogos para se trabalhar em sala de aula. É extremamente versátil, trabalha muito a criatividade e interpretação, e pode ser usado de formas muito variadas, seja com o próprio jogo em si, ou através de dinâmicas com as turmas. Eu costuma trabalhar para desenvolver a liberdade criativa e desenvolvimento de escrita narrativa de cinema, além de interpretação iconográfica.

OS JOGOS                                

Como são muitos, vamos dividí-los entre os jogos-base, que vem com componentes completos, e as expansões, que possuem apenas cartas. Como existem três caixas de jogos-base, as cartas que as compõem foram lançadas também como expansões. Assim, se um jogador possui a caixa-base 2, mas quer as cartas da caixa 1, pode comprar apenas as cartas, sem ter que investir em um novo jogo-base.

Ficha técnica:
Com exceção do Odyssey, tanto o Dixit 1 quanto o Journey são para 3 a 6 jogadores. Odyssey são de 3 a 12 jogadores.
Tempo médio de partida: 30 min.
Designer: Jean-Louis Roubira
Ilustradores: vários, vou listá-los ao longo dos jogos
Editoras: Libellud (original), Galápagos Jogos (no Brasil), e mais 16 pelo mundo.
Idade: +8 anos

Todos os jogos vem com um deck de 84 cartas.

Jogos-base:


Dixit 1: capa original.
Ilustração: Marie Cardouat
Curiosidades: já foram lançadas 52 edições, em diversos idiomas em todo o mundo.
O tabuleiro é a própria caixa do jogo que simula um campo onde os coelhinhos competem na corrida.





Dixit 1: capa da nova versão e componentes.



Ilustradores: Marie Cardouat, Pierô
Curiosidades: amplia para até 12 jogadores. Novo modo de jogar incluindo a carta aleatória. O tabuleiro passa a ser separado, com lugar para se colocar as cartas numeradamente, facilitando o voto. Os jogadores passam a votar usando um cartão perfurado que permite fazer os dois votos por jogada (narrador + aleatória).
A caixa vem com um insert com espaço para três baralhos.




Dixit Journey (2012)
Ilustrador: Xavier Collette
Curiosidade: embora lançado depois do Odyssey, o Journey parece ser um meio termo entre este e o primeiro Dixit.
Introduz novo ilustrador.













Expansões:


      


mesmas cartas do Dixit (1)

mesmas cartas do Dixit Journey

Dixit Odyssey (2013)
mesmas cartas do Dixit Odyssey. Também chamado de Dixit 0.



Expansões com novas cartas:

      


Iustrador: Clément Lefevre

Ilustrador: Franck Dion

Ilustradores: Carine Hinder, Jérôme Pélissier

         


Ilustradora: Marina Coudray

Ilustrador: Paul Echegoyen

Ilustradores: Marie Cardouat, Xavier Collette, Marina Coudray, Franck Dion, Paul Echegoyen, Carine Hinder, Clément Lefevre, Jérôme Pélissier, Pierô
Edição comemorativa de 10 anos e temática, todos os ilustradores que já haviam participado de alguma edição foi convidado a desenhar sobre mitos e lendas de todo o mundo.

Dixit 10: Mirrors (2020) [a ser lançado este ano]
Ilustrador: Sébastien Telleschi 



Promos e Cartas especiais:
Geralmente são cartas extras dadas como brindes em feiras ou pré-vendas. Também fizeram "packs", baralhos com número reduzido de cartas.

Vamos apenas listá-los aqui: 

Dixit 2: "The American" Promo Card.
Dixit 2: "Gift" Promo Card.
Dixit: Odyssey – "Bunny" Promo Card.
Dixit: "The Dragon" Promo Card.
Dixit: 2012 Asmodee Special Cards.
Dixit: Origins – "La Machine à rêves" Promo Card.
Dixit: "The Inheritors" Promo Card Pack.
Dixit: "Pumpkinhead" and "Santa" Promo Cards.
Dixit: "Werewolves" Promo Card Pack.
Dixit: "The Werewolves of Miller's Hollow: The Pact" Promo Card Pack.
Dixit: Spielbox 03/15 Promo Card.
Dixit: Tabletop Day 2015 Promo Pack.
Dixit: Anniversary Pack. (2015)
Dixit Demo Deck.(2016)
Dixit: "Magic Bunny" Promo Card.
Dixit Print-and-Play (2020): por conta da pandemia de Covid-19, a editora Asmodee lançou uma versão reduzida para ser impressa em casa. São 36 das 84 cartas do jogo original, para 3 a 4 jogadores.

Outro:

Dixit Jinx (2012)
Designer: Josep M. Allué
Ilustrador: Dominique Ehrhard
O único jogo da franquia que não é assinado por Jean-Louis Roubira. Esta versão trabalha com imagens abstratas, e os jogadores tem que criar "mapas" com essas imagens, e depois passar aos outros jogadores, no estilo Dixit, onde essas cartas estão. Seria um misto de batalha naval, jogo da memória e Dixit.



Conclusões

Não há dúvidas que a Dixit é um jogo de grande sucesso, seja pelo seu alcance mundial ou pela família que não pára de crescer. Podemos dizer que é um jogo universal, independente de idioma, que fala "qualquer língua", e por isso também, inclusivo. Um formato que a Libellud/Asmondee soube aproveitar e que, provavelmente, ainda vai durar muito tempo. Esse talvez seja um dos poucos jogos em que ganhar ou perder é completamente indiferente, não importa o coelho que cruza a linha de chegada, porque todos vencem ao se divertir jogando.

Onde comprar                   

No Brasil, está sendo publicado pela Galápagos Jogos, e é presença obrigatória em qualquer ludoteca.
Se você ainda não tem o seu, pode adquirir clicando no nome de cada versão do jogo ou no link a seguir para ver todos os jogos disponíveis na loja da Amazon (clique aqui).
Você fica feliz e ajuda a manter nosso blog ;)

Todos os jogos disponíveis no site:
Dixit deu origem ao nome de um outro jogo da editora Libellud, Lords of Xidit. Xidit é um anagrama de Dixit, e sua conexão pára por aí mesmo, apenas uma brincadeira com os nomes. Lords of Xidit pertence ao mesmo universo do jogo Seasons, e ambos não tem relação com Dixit.








Um comentário:

  1. Olá, como está?
    Sou professor de Ciências e Biologia, e agora estou terminando também uma licenciatura em Arte Visuais. Sempre apaixonado pelo DiXit, e por isso o escolhi para desenvolver meu TCC/artigo!
    Me interessei pela sua fala, em que diz que usa o DiXit para "desenvolver a liberdade criativa e desenvolvimento de escrita narrativa de cinema, além de interpretação iconográfica". Poderia me dar mais detalhes desse seu trabalho? Me manda um e-mail... jedimaster.esus@gmail.com . Se puder, lhe serei imensamente grato!
    E de todo modo, parabéns pelo blog! Gostei bastante! ;-)

    ResponderExcluir