28 de set. de 2020

Chakra




Sinopse

Preencha, alinhe e harmonize seus chacras (ou chakras). Para isso, você precisa capturar a energia positiva do universo e eliminar a energia negativa.


Componentes
4 tabuleiros individuais
98 cristais de energia coloridos
20 tokens de inspiração
8 tokens de plenitude
28 tokens de meditação
1 tabuleiro central Lótus 
1 sacola do Universo
1 token de primeiro jogador
1 manual de regras





Como jogar
Objetivo do jogo: Alcançar o mais alto nível de plenitude colocando três energias da cor certa nos Chakras correspondentes. Ganha o jogador que obtiver mais pontos.




Na sua vez você pode fazer uma destas 3 ações: receber energia (gemas), movimentar energia nos chakras ou meditar.

- Receber energia: o jogador pega 1, 2 ou 3 gemas em uma das três colunas do tabuleiro Lótus. O jogador pode pegar as três gemas se as cores forem diferentes entre si, duas gemas se as cores forem diferentes ou somente uma gema. Não pode pegar gemas com cores iguais. Quando tiver pedras pretas na coluna, o jogador deve sempre pegar uma pedra preta junto das outras.

- Movimentar energia: o jogador coloca uma das suas fichas pretas em cima das setas no tabuleiro de jogador. Cada seta faz um tipo de movimentação. Importante, se o chakra tiver três gemas de cores diferentes, não é possível movimentar as gemas dos demais chakras passando por ele. É preciso que haja sempre um espaço livre. Caso o chakra esteja completo com as três gemas da mesma cor, ele não conta mais na hora de movimentar as demais gemas para os outros chakras.

- Meditar: o jogador coloca o token de meditação ao lado da cor correspondente no seu tabuleiro e olha secretamente a pontuação da cor no tabuleiro Lótus. Essa pontuação o jogador recebe no fim do jogo se completar o chakra com as 3 pedras correspondentes. O jogador também pega de volta as fichas pretas que estavam nas setas de movimentação no tabuleiro de jogador.

Fim de jogo: o jogo termina quando um jogador completar 5 ou mais chakras. Os demais jogadores terminam o turno e faz-se a contagem de pontos. 

Pontuação final: 1 a 4 pontos de plenitude para cada Chakra harmonizado; 1 ponto de plenitude para cada energia aliviada (para aliviar pedras pretas, o jogador deve levar elas até a parte abaixo do chakra vermelho), qualquer energia negativa (pedras pretas) ainda no tabuleiro do jogador não conta como pontos negativos. Bônus de harmonização: Cada jogador conta, em seu tabuleiro, o número de Chakras harmonizados alinhados, de baixo para cima. O jogador com mais Chakras harmonizados alinhados, ganha 2 pontos no final da partida.




Ficha técnica
Designer: Luka Krleža
Ilustradora: Claire Conan
Editora: BLAM!
2 a 4 jogadores
20-30 minutos
+8 anos



Chakra é o primeiro lançamento do croata(?) Luka Krleža. Já Claire Conan também ilustrou o jogo Hagakure, lançado este ano (2020). Seu estilo é muito semelhante ao de Xavier Gueniffey Durin em Tokaido. Com traço leve, delicado, e excelente uso da paleta de cores. Sua arte é uma grande aliada em Chakra.

Avaliação
Chakra é um jogo de regras simples, rápido, e com boa dose de estratégia para os jogos do mesmo padrão.
Possui um design elegante e atraente, e a caixa traz uma surpresa, pois apesar de pequena, reserva um conteúdo que enche os olhos. Os tabuleiros dos jogadores com a lindíssima arte são montados em duas partes, e as gemas dão o colorido e qualidade a mais.

Apesar de estar classificado como jogo abstrato, ele não é como muitos outros em que o tema seja irrelevante, muito pelo contrário! A temática do jogo está totalmente relacionada com a mecânica e jogabilidade. Ou seja, você joga e ainda aprende! 
Faz todo o sentido a movimentação das pedras de energia, as pausas para meditação e desobstrução dos chakras, com o momento de revelação dos valores, e o alinhamento final. Para quem faz meditação e entende um pouco do assunto, vai ter uma diversão extra com esse jogo. E para quem quer começar a entender, vai aprender muito mais rápido!

Sobre a editora BLAM: o que chama a atenção no catálogo da editora francesa é o extremo cuidado com a ilustração. Todos os jogos, independente do tema ou categoria, apresentam visual sofisticado, atraente, com trabalhos de alta qualidade. 

É uma excelente opção para dois jogadores, principalmente para quem gosta de fazer mais de uma partida em sequência. Funciona também muito bem com três jogadores. Com quatro, como fica uma disputa mais acirrada pelas gemas, os jogadores podem precisar usar a ação de descartar a energia negativa para buscar uma gema no Universo. Essa ação é raríssima com dois jogadores, pois há uma boa oferta de gemas.

Algumas dicas:
Tente priorizar o preenchimento tanto do chakra roxo quanto do vermelho. O primeiro facilitará a decida das gemas, enquanto o último poderá lhe dar pontos extras fundamentais.

Evite pegar as pedras pretas. Se o fizer, tente deixá-las nas bolhas Bhagyas (três círculos sobre o chakra roxo) ou descê-las o quanto antes para o descarte de energia negativa (a área sob o chakra vermelho), pois lá são convertidas em pontos. O importante é que elas não te atrapalhem a preencher os chakras.

Cuidado com o bloqueio dos chakras! Não tenha mais do que três tokens de inspiração presos, pois isso te limitará muito nas ações, forçando a meditar com muita frequência.

Planeje bem onde irá colocar suas gemas, já pensando nos chakras que serão bloqueados, como desbloqueá-los, e na quantidade de movimentos que precisará para mover as gemas de um chakra para o outro.

Equilíbrio é tudo nesse jogo! Desde pesar os movimentos, quanto saber em quais chakras investir. Atente-se para os valores que serão revelados após as meditações, mas também aos pontos bônus que os chakras base podem te dar.





Onde encontrar
O jogo foi lançado em Essen'19, mas só chega ao mercado mundial dia 30 de setembro'20! Como ainda não chegou no Brasil, você pode conhecer o jogo na plataforma online Boardgame Arena.




Nenhum comentário:

Postar um comentário