Dia 02 de Julho passado tornou-se um marco aqui no Desbussolados. Enquanto eu e Fabi fomos jogar na paz e tranqüilidade de um sítio, Lu, the legend, abria a porta de sua casa para a primeira Maratona Desbussolada! (o pior é que nem ela sabia no que estava se metendo).
Apartamento a postos, Lu e Tonny de braços abertos e os convidados começaram a chegar por volta das três da tarde do sábado. Gian e Warny chegaram já puxando um Caylus. Jogão que aprendi com o próprio Warny quando fui ao meu primeiro encontro do Castelo das Peças lá na Tijuca, pelos idos de 2007.
CAYLUS
2 a 5 jogadores / +12 / 60 a 150 min
1289. Para reforçar as fronteiras do Reino da França, o rei Philip O Justo decidiu construir um novo castelo. Naquela época, Caylus era somente uma vila humilde, mas trabalhadores e artesãos foram sendo atraídos pelas boas perspectivas. Ao redor da construção, uma cidade foi, lentamente, nascendo. Os jogadores devem ser construtores. Construindo o castelo do rei e desenvolvendo a cidade ao redor dele, eles ganham pontos de prestígio e o gosto do rei. Quando o castelo estiver pronto, o jogador com maior número de pontos de pretígio vence o jogo.
As 17h chegaram Paula e Thiago, responsáveis por iniciarem a Lu nos tabuleiros (viu gente, é culpa deles!!!) com Monopoly e Volta ao mundo (jogo muito bom da Grow que recomendo).
![]() |
Tabuleiro de Caylus e componentes. |
![]() |
Mesa de Caylus com Agrícola ao fundo. |
CLUE SUSPEITOS
2 a 4 jogadores / +8 / 15 min
Em seguida foi a vez de puxarem um joguinho bem mais light pra aliviar a cabeça. Após corromperem Vera, uma amiga inocente que estava ali apenas para almoçar, começaram uma série de partidas de Clue. Foram 4 rodadas, 1 vitória de cada e 1 zebra, onde ninguém ganhou (como isso é possível?).
Enquanto Caylus continuava, com a tentativa do Warny de ganhar dos três “estreantes” (Lu, Tonny e Gian), Vera (a amiga corrompida) foi embora, Tati e Daniel chegaram e puxaram um Agricola junto com a Paula e o Thiago.
AGRICOLA
1 a 5 jogadores / +12 / 120 min
Em Agricola, você é um agricultor com seu cônjuge. Você começa a ter apenas duas ações, um para si e outra para o cônjuge, a partir de todas as possibilidades que você encontrará em uma fazenda: recolher barro, madeira ou pedra; construir cercas; e assim por diante. Você pode pensar em ter filhos, a fim de obter mais trabalho realizado, mas primeiro você precisa para expandir a sua casa.
Agrícola é um jogo de temática simples, mas quanto a jogabilidade é bem complexo, devido a quantidade de diferentes estratégias que podem advir das cartas de ação.
As 20 horas, rolavam Caylus e Agrícola simultaneamente. Consigo até visualizar as fumacinhas saindo da cabeça das pessoas! ^^ E adivinha quem ganhou a partida de Caylus? A “estreante” Lu, the legend. ¬¬” (no coments) e Daniel finalizou com vitória o Agrícola.
![]() |
Warny ensinando Agricola. |
![]() |
Mesa de Agrícola com Caylus ao fundo. |
SABOTEUR 2
2 a 12 jogadores / +8 / 30 min
Cada jogador assume o papel de um Anão Minerador ou um Anão Sabotador. Os Mineradores querem cavar túneis para chegar ao tesouro, enquanto que o Sabotador tentam impedí-los, sabotando suas ações. Porém, cada jogador só conhece seu próprio personagem e o Sabotador pode ser qualquer jogador. Versão expandida de Saboteur.
Depois de dois jogos assim, só com um bom Saboteur pra relaxar os ânimos e gritar muito “Sabotadoooooor”, estreiando a continuação desse clássico card-party-game as nove da noite, reunindo todos no mesma mesa.
![]() |
1a. mesa de Saboteur 2. |
Uma hora depois, Fel chegou pra prestigiar o evento, e pouco depois, Paulette e uma amiga uruguaia (tadinha, não sabe onde se meteu). Todos os sabotadores reunidos, e a disputa foi até meia-noite. (Fico aqui imaginando o que os vizinhos ficaram pensando... por sorte não chamaram a polícia com tanto bandido no apartamento vizinho).
![]() |
Mesa completa de Saboteur 2. |
Passadas as doze badaladas, Paulette, a amiga uruguaia, Fel e Tati deixaram o recinto, e os desbussolados restantes se redistribuíram.
GUILLOTINE
2 a 5 jogadores / +12 / 30 min
Os jogadores pontuam ao conseguir levar os nobres mais "valiosos" à guilhotina. Através de cartas com poderes diversos, é possível alterar a ordem da fila de execução.
Paula, Thiago e Daniel começaram Guillotine, outro cardgame que ainda não tive oportunidade de conhecer. E depois embarcaram no Small World, jogo preferido do Daniel.
![]() |
Olha só a cara de alegria dos viciados, quero dizer, desbussolados! ^^ |
SMALL WORLD
2 a 5 jogadores / +8 / 80 min
Small World é um jogo de civilização onde os jogadores se confrontam para conquistar e controlar um mundo que é pequeno demais para acomodar a todos!
Cada civilização é formada pela combinação de uma raça com suas próprias habilidades mais um poder especial único, podendo se formar diversas combinações diferentes. A partir daí é atacar as civilizações vizinhas mais enfraquecidas até que a sua própria se enfraqueça e é nesse ponto que cada jogador deve saber o momento certo de abandonar a civilização decadente e iniciar uma nova.
Cada civilização é formada pela combinação de uma raça com suas próprias habilidades mais um poder especial único, podendo se formar diversas combinações diferentes. A partir daí é atacar as civilizações vizinhas mais enfraquecidas até que a sua própria se enfraqueça e é nesse ponto que cada jogador deve saber o momento certo de abandonar a civilização decadente e iniciar uma nova.
![]() |
Small World em andamento. |
AGE OF EMPIRES III
2 a 5 jogadores / +10 / 120 min
O jogador assume o papel de uma potência colonial, em busca de fama, glória e riquezas no Novo Mundo. Conforme você avança através das três eras, você pode lançar expedições de descobrimento, colonizar regiões e expandir suas práticas mercantis. Para tanto, você precisa construir estruturas que dêem à sua nação vantagens, desenvolver-se economicamente e, se necessário, declarar guerra aos adversários!
Na outra mesa, os desbussolados encaravam o bonito Age of Empires III. Depois de um longo setup e explicações, a partida era comandada por Warny e Tonny na liderança. Mas terminou, depois de duas horas de duração, com a vitória da ... ai cansei XD, Lu, the legend (é melhor fingir que perde de vez em quando pra agradar os amigos!)
![]() |
Warny, Tonny, Gian e Lu, exaustas mas não largam o osso. |
![]() |
detalhe do tabuleiro e componentes do Age of Empires. |
MAFIA
4 a 9 jogadores / +16 / 60 min
Uma cidade tomada por crimes e corrupcão. Duas máfias rivais se confrontam em uma batalha incessante pelo poder. Enquanto isso, a polícia tenta se infiltrar para salvar a população e limpar a cidade.
Em um jogo de muita estratégia, onde blefar é uma arte, o segredo está em descobrir quem é quem nessa cidade cheia de mentiras. Quem são seus companheiros? Em quem confiar?
Em um jogo de muita estratégia, onde blefar é uma arte, o segredo está em descobrir quem é quem nessa cidade cheia de mentiras. Quem são seus companheiros? Em quem confiar?
Enquanto isso, antes tarde do que nunca, aportavam mais jogadores: Tâmara e Luis, que logo foram sequestrados pela Máfia Italiana!
![]() |
Máfia da jogatina! |
As 3 e meia da madruga, após uma merecida pausa, “é hora do lanche, que hora mais feliz!” As boas línguas dizem que o estava delicioso, com um surpreendente bolo de limão da Vera! (e eu só na vontade aqui). Gian, Tâmara e Luis partiram. Paula foi descansar nos braços de Morfeu e com as patinhas de Mel (a gatinha da Lu).
WINNER’S CIRCLE
2 a 6 jogadores / +10 / 60 min
Um animado jogo de corridas de cavalos, onde os jogadores apostam em vários dos sete cavalos para tentar obter o máximo de dinheiro até o final do jogo.
Mas a joga continua, oras! O que importa se são cinco da manhã? Lu, Tonny, Daniel e Warny foram ao jóquei apostar nos cavalos. Como todo viciado que se preze, Lu adorou o jogo! Espero que essa menina não comece a jogar a dinheiro...
![]() |
"cavalinhos" cansados as cinco da manhã. |
REPETECOS
Warny, depois de perder pro Daniel, desolado por não vencer em nenhum de seus jogos, sucumbiu, foi se deitar também. Enquanto isso, Lu (já cambaleante), Daniel, Tonny e Thiago montaram novamente o Small World. As nove a partida se encerrou com vitória do Tonny (eeee, fazendo campanha contra a Lu :P *foge*), Daniel deu adeus e voltou para casa (que por sinal é ao lado), e a trupe continuou.
Novamente Guillotine, agora com Lu, Tonny e Thiago. A “lenda” diz não ter entendido nada porque seu cérebro já não funcionava mais. Então aproveitou que Paula acordou lá pelas 10h e foi se deitar.
Enquanto isso, rolava outra mesa de Winner’s Circle. [Um breve hiato temporal]. A uma da tarde do domingo, Lu acordou e os meninos seguiam jogando. Improvisaram um almoço, pois precisavam repor as energias. Wanry acordou providencialmente as duas quando o rango saiu.
![]() |
Repeteco de Small World. |
![]() |
Fechando a maratona com um cardgame. |
Pra encerrar, mais um cardgame, Fairy Tale (devidamente lembrado pelo Thiago, valeu!), e as quatro da tarde do domingo estava encerrada a 1ª. MARATONA DESBUSSOLADA! Parabéns Lu e todo o pessoal que compareceu! Que venham outras, e que eu possa participar também XD
Texto de Renata sobre as onbservações de Lu. Da próxima vez, a senhorita faça o favor de nos agraciar com suas resenhas :P
o Card Game no final foi Fairy Tale.
ResponderExcluirMuito boa a maratona, só eu e o Tonny ficamos acordados direto... eta pessoal desanimado :P
bjs
RE PALHEIROS!
ResponderExcluirUma palavra: inveja.
@Thiago: editado! obrigada!
ResponderExcluiresse povo é fraco sem ideais e ainda quer colocar banca XD (foge pra não apanhar da Lu)
@Victor: idem! porque não estava lá :(
Eitaaa... estão falando de mim "sem mim"?! É isso?!
ResponderExcluirRê: Vc foi convidada, não foi pq não quis...
Vitor: Desculpa, mas não tinha o seu contato, mas vc está convidado para a proxima maratona...
Thiago: Vcs são loucos! Só isso a dizer! Rsss..
eu já ia viajar, mas isso não diminui meu sentimento u.u
ResponderExcluir*sensivel*
Vamos dar crédito, no winner circle o Tiago empatou comigo até nos centavos. :)
ResponderExcluirA maratona foi ótima, temos q marcar outra, eu juro q chego mais cedo ^^