Faltando 2 meses pra feira mais esperada do ano, está na hora de começarmos a preparar nossas listas de "MAS EU QUERO AGORA", ou "QUERO MUITO", ou "QUERO, mas nem tanto", ou "WTF Is That?"
A principal novidade da feira este ano fica a cargo de mais destaque aos jogos de RPG e fantasia, que vão estar em dois halls. Além do incentivo aos cosplays, a galera fantasiada ainda pode entrar de graça no domingo, viva o cosplay!
Na relação de jogos, uma safra interessante, com muitos, mas muitos novos autores. E o que é mais interessante ainda, muitas autorAs, isso mesmo, estamos começando a dar as caras nesse hobby, e não apenas jogando, mas assinando os títulos. Outra tendência é um maior número de jogos variando a partir de 1 jogador. Então, divirtam-se! E pra começar a sentir o clima, fiquem com o trailer da exposição:
Mas vamos ao que nos interessa, jogos! Essa relação foi baseada na lista de prévias do BGG que você pode encontrar (aqui). A classificação é baseada totalmente em gostos pessoais, então, fique a vontade pra discordar, acrescentar novas dicas, concordar ou apenas comentar :) O link para a página dos jogos no BGG está no título do jogo.
ATUALIZAÇÃO: Conforme novas informações foram saindo, atualizamos as descrições e avaliações dos jogos da lista ;)
ATUALIZAÇÃO: Conforme novas informações foram saindo, atualizamos as descrições e avaliações dos jogos da lista ;)
QUERO!
FERTILITY
Pra quem se lembra dos jogos para computador Pharaoh e Zeus, vai entender minha
emoção quando pus os olhos sobre Fertility! Sim, vamos desenvolver, produzir e
agradar aos deuses, num jogo de tile placement e set colection! <3
ATUALIZAÇÃO: Regras extremamente simples para que o jogador se preocupe com o que realmente importa. Basicamente, deverá alocar um tile de terreno no tabuleiro, e como ele conversará com os demais tiles já existentes é que irá trazer benefícios para o jogador. A compra de terrenos próprios é fundamental para evoluir sua cidade e pontuar no jogo.
ATUALIZAÇÃO: Regras extremamente simples para que o jogador se preocupe com o que realmente importa. Basicamente, deverá alocar um tile de terreno no tabuleiro, e como ele conversará com os demais tiles já existentes é que irá trazer benefícios para o jogador. A compra de terrenos próprios é fundamental para evoluir sua cidade e pontuar no jogo.
CEYLON
Adoradores de chá, se joga comigo pro Ceilão! \o/ Se eu já não precisava de desculpas pra beber chá antes, imagina agora!
Ficha técnica:
autor: Chris Zinsli, Suzanne Zinsli
2 a 4 jogadores
60 min
+ 10 anos
editora: Ludonova
EX-LIBRIS
autor: Chris Zinsli, Suzanne Zinsli
2 a 4 jogadores
60 min
+ 10 anos
editora: Ludonova
EX-LIBRIS
Eu ouvi livro? Um ex-libris é uma marca que identifica uma coleção, neste caso, devemos deixar nossos "ex-libris" no maior número de exemplares raros possível para vencer a competição. Worker placement com set collection <3 O jogo já estreia laureado com prêmios, e já pode ser adquirido.
Destaque para a possibilidade de jogar solo.
ATUALIZAÇÃO: Em Ex-libris, a seleção e colocação das cartas são a alma do jogo. Cada carta representa uma seção da estante da sua biblioteca, e é fundamental o posicionamento das cartas que devem respeitar a ordem alfabética, mas também um pequeno quebra-cabeças que elas vão se formando, para não correr o risco de perder pontos importantes. Entremeado a isso, os mepples cumprem funções em cartas especiais que irão lhe dar benefícios ao longo da partida. Um jogo que se mostra mais intrincado do que parecia a princípio, com um set collection diferenciado.
ATUALIZAÇÃO: Em Ex-libris, a seleção e colocação das cartas são a alma do jogo. Cada carta representa uma seção da estante da sua biblioteca, e é fundamental o posicionamento das cartas que devem respeitar a ordem alfabética, mas também um pequeno quebra-cabeças que elas vão se formando, para não correr o risco de perder pontos importantes. Entremeado a isso, os mepples cumprem funções em cartas especiais que irão lhe dar benefícios ao longo da partida. Um jogo que se mostra mais intrincado do que parecia a princípio, com um set collection diferenciado.
SEGUNDA EDIÇÃO
Se você chegou a este blog, você deve ter percebido porque este jogo está aqui...
Esta é a segunda edição do Endeavor, revisitada, com nova arte e algumas
diferenças no jogo:
- tabuleiro dupla face para acomodar diferentes contagens de jogadores
- configuração de partida variável com novos edifícios
- explorações para melhorar os mecanismos e a história das diferentes regiões
- design atualizado pelo artista original Josh Cappel
Por que fazem isso com a gente? Aiai. Pra quem não sabe, existe uma trilogia de
jogos chamada Máscara, que compreende Java, Mexica e Tikal, dos autores Michael
Kiesling, Wolfgang Kramer. Por muito tempo os dois primeiros ficaram out of
print, e a maioria dos jogadores só tinha acesso ao Tikal e Tikal II (que
não entra na trilogia, é uma continuação do Tikal, mas além do tema, não tem
nada a ver com o primeiro, mas eu adoro). Há poucos anos relançaram Mexica e
Tikal repaginados, e faltava o Java para completar a trupe. Pois não falta
mais. Está ai, a segunda edição do jogo, que para ser tematicamente coerente,
teve seu nome alterado para Cuzco. Embora as novas edições sejam ótimas, sinto
muita falta das capas originais que deram nome à trilogia.
PÁÁÁÁÁÁRA! Colocar a Audrey Hepburn na capa é jogo sujo, muito sujo!!!! BAIXARIA!
AFF! [Essa edição traz filmes da Era de Ouro do cinema.]
DIXIT TA FAZENDO ANIVERSARIO E QUEM GANHA O PRESENTE É VOCÊ! #sqn
Mas tem edição especial de 10 anos com mais cartinhas.
PARTY
GAME
muito interessante, é um jogo de polícia e ladrão em tempo real, onde os
jogadores, cientes de seus papéis, seja bandido ou mocinho, acrescentam tiles
ao mesmo tempo, construindo o mapa da cidade e alocando peças seja para prender
o bandido ou para fugir da polícia. Deve ser uma loucura divertida!
autor: Dave Neale, Antony Proietti
2 a 4 jogadores
5-15 min
+ 8 anos
editora: Boards&Dice
é outro jogo que me deixou acelerada, rsss. Me despertou a mesma pegada de
saudosismo do Fertility, mas neste caso, os jogos de cozinha, como Diner Dash
com uma pitada de programas de culinária à la Máster Chef. Coopetativo, com
ampuletas cronometrando as ações, os chefs vão ter que rebolar! Foi lançado no
ano passado, mas tem duas expansões chegando este ano em Essen.
autor: Vangelis Bagiartakis, Dávid Turczi
1 a 4 jogadores
30-45 min
+ 12 anos
editora: Artipia Games
mais um jogo pra nos deixar com fome! Já estou! Cardgame.
autor: Israel Cendrero, Sheila Santos
2 a 5 jogadores
15-30 min
+ 8 anos
editora: Ediciones Primigenio
TEMAS REVISITADOS
autor: Yu Wang
2 a 5 jogadores
40 min
+ 10 anos
editora: Blue Magpie Games
Pulp Detective
O velho jogo de detetive, numa roupagem “pulp fiction magazine”, que vigorou dos anos 1900 à década de 1950. Pra quem curte o tema, este site armazena um material muito interessante: https://www.pulpmags.org/
Ficha técnica:
autor: Todd Sanders
1 a 2 jogadores
20-30 min
+ 14 anos
editora: AVStudioGames
Não sabia se listava esse ou não, mas achei a descrição ousada: “Circus é um
jogo possivelmente sobre circo”. Ok. Aguardemos. Lembrando que o máster supremo
do tema é o Drum Roll.
autor: Sandra Santiago
2 a 4 jogadores
45 min
+ 10 anos
editora: Ediciones Primigenio
Revisitando o tema de
navegações, com controle de área e pick and delivery. Já vimos muitos por aí, mas quem sabe surpreende.
autor: não creditado
2 a 4 jogadores
30-45 min
+ 8 anos
editora: EmperorS4
É DECK BUILDING MAS É LEGAL
Newton Essa é de longe uma das mecânicas que menos gosto, mas esse jogo parece muito promissor e reina sozinho, claro, na categoria. rsss.
Em Newton, os jogadores assumem o papel de um jovem cientista para se tornar um dos grandes gênios desse período. Para fazer isso, eles viajam pela Europa, visitam universidades e cidades, estudam para descobrir novas teorias, construir novas ferramentas e trabalham para ganhar dinheiro.
autor: Simone Luciani, Nestore Mangone
2 a 4 jogadores
60-120 min
+ 12 anos
AUTORES RENOMADOS
Knizia é sempre uma incógnita. Então, vamos pensar positivo. Controle de área com set collection no qual os jogadores gerenciam um grupo de colonos que se espalham pelas ilhas de um arquipélago recentemente descoberto.
Uwe Rosenberg. Tenho que admitir que rola uma decepção sempre que vejo o
nome do UR. E sei também que vou ser linchada por muitos que estão lendo. Mas a
minha decepção vem do fato dele criar jogos que tematicamente me atraem, mas
que não me agradam na sua jogabilidade. Definitivamente meu santo lúdico não
bate com o dele, fazer o quê. #odeioAgricola_prontofalei
Ainda tem pouca informação sobre o jogo, mas vai sair pela Galápagos também.
autor: Uwe Rosenberg
1 a 4 jogadores
30-60 min
editora: Frosted Games
Feldianos, por favor, me expliquem, titio Feld ta ficando sem assunto?
(esperando as pedras em 3, 2, 1...) Só vou perdoar porque a arte é do Menzel <3.
autor: Stefan Feld
2 a 4 jogadores
60-120 min
+12 anos
editora: Huch!
Do mesmo autor de Tournay e Troyes, Sébastien Dujardin, mas completamente
diverso dos anteriores. Um jogo leve e bonito de exploração.
autor: Sébastien Dujardin
1 a 4 jogadores
30-45 min
+10 anos
editora: Pearl Games
PESADOS
Os jogadores representam os cérebros mais poderosos do mundo, cérebros nomeados devido à superpopulação da Terra para estabelecer as melhores e mais habitáveis áreas subaquáticas possíveis.
Ficha técnica:
autor: Vladimír Suchý
1 a 4 jogadores
80-150 min
+12 anos
editora: Delicious Games
Expedition Zetta Já digo que não manjo do assunto, coloquei na lista em homenagem ao Zavandor. :)
Cada jogador representa um país em uma viagem inaugural da primeira nave espacial para usar uma unidade de urdidura recém-desenvolvida. O objetivo é enfrentar o desconhecido e coletar descobertas em quatro diferentes sistemas estelares.
Ficha técnica:
autor: Jon Manker1 a 5 jogadores
30-180 min
+10 anos
editora: Ion Game Design
Por gerações, as férteis Hiddenlands foram compartilhadas pelos povos dos Cinco Reinos. Os Elfos, Magos, Anões, Halflings e Humanos viviam pacificamente uns com os outros, apesar de se envolverem cada vez mais em feroz competição pela prosperidade e glória de suas respectivas nações.
autor: Jeffrey D. Allers, Bernd Eisenstein
2 a 4 jogadores
90-120 min
+10 anos
editora: Irongames
Cada jogador comanda uma força de dados-trabalhadores, que cresce em potência a cada movimento. No seu turno, você move um trabalhador em torno de uma prancha modular, sempre escolhendo uma das duas áreas do local onde você pousou: uma oferecendo uma ação (e uma atualização de trabalho), a outra oferecendo um bônus poderoso (mas sem um upgrade).
autor: Daniele Tascini, Dávid Turczi
1 a 4 jogadores
90-120 min
+12 anos
editora: NSKN Games
INTERRESSANTES
A4 Quest é um jogo de aventura de uma pessoa, no qual você enfrentará incontáveis monstros enquanto passa por locais consecutivos. Interessante porque rompe as barreiras físicas, o jogador pode baixar e
imprimir o “tabuleiro” da vez, numa folha A4, por isso o nome do jogo.
autor: Michał Jagodziński, Paweł Niziołek, Jarosław Wajs
1 jogador
5-15 min
+8 anos
editora: Board&Dice
Uma grata oportunidade de conhecer os jogos asiáticos! Realm Sand, com uma arte
muito bonita, e fantástica, ilustra esse jogo de quebra-cabeças abstratos. A
EmperorS4, empresa de Taiwan, está chegando com tudo em Essen neste ano. Fiquem
de olho!
autor: Ji Hua Wei
1 a 4 jogadores
30-60 min
+10 anos
editora: EmperorS4
Tem deckbulding... mas tem workplacement e set collection, e é de civilização.
Já estou de olho! Vendo o material, o tabuleiro assusta com a quantidade de
opções de jogadas, mas o tempo de jogo é médio, com até 90 min, e tem versão
solo.
ATUALIZAÇÃO: A mecânica de administração de cartas é a força motriz do jogo. O jogo se vale de seu uso de forma bem interessante, onde cada área do tabuleiro é regida por uma carta (de valor de 1 a 9), que deverá ser conquistada pelo jogador para realizar as ações específicas que acontecem naquela área do jogo. Ou seja, o seu baralho será reconstruído a cada jogada, devendo sempre pensar nas jogadas que executará na rodada seguinte. Essas áreas funcionam como várias opções de ações que seus mepples (de formas diversas, indo de cubos a cavalos) realizarão ações que converterão em pontos de vitória e/ou benefícios, como em Village, por exemplo. Muito interessante, daqueles jogos em que se quebra a cabeça no início com a quantidade de ações possíveis, mas que promete uma curva interessante de aprendizado e aprofundamento conforme evoluem as partidas.
ATUALIZAÇÃO: A mecânica de administração de cartas é a força motriz do jogo. O jogo se vale de seu uso de forma bem interessante, onde cada área do tabuleiro é regida por uma carta (de valor de 1 a 9), que deverá ser conquistada pelo jogador para realizar as ações específicas que acontecem naquela área do jogo. Ou seja, o seu baralho será reconstruído a cada jogada, devendo sempre pensar nas jogadas que executará na rodada seguinte. Essas áreas funcionam como várias opções de ações que seus mepples (de formas diversas, indo de cubos a cavalos) realizarão ações que converterão em pontos de vitória e/ou benefícios, como em Village, por exemplo. Muito interessante, daqueles jogos em que se quebra a cabeça no início com a quantidade de ações possíveis, mas que promete uma curva interessante de aprendizado e aprofundamento conforme evoluem as partidas.
autor: Andreas Steding
1 a 5 jogadores
60-90 min
+12 anos
editora: Game Brewer
Estamos de olho O.O Jogo de exploração e sobrevivência espacial. O Artemis Project é um jogo de colocação de dados e confronto direto contra outros jogadores pela sobrevivência.
autor: Daryl Chow, Daniel Rocchi
2 a 4 jogadores
60-75 min
+13 anos
editora: Grand Gamers Guild
autor: Pavel Atamanchuk
2 a 4 jogadores
30-45 min
+8 anos
editora: Hobby World
Inspirado nas grandes corridas aéreas do início do século XX.
Ficha técnica:
autor: Matthew Comben, Richard Denning2 a 6 jogadores
60-150 min
+12 anos
editora: Board Game Box
ABSTRATO
Não achei nada inovador, apesar dos componentes darem um visual lindo à mesa.
Mas pra galera que curte os abstratos, fica a dica. Embora eu ache que ele seja
um eurozinho disfarçado ;)
Ficha técnica:
autor: Magdalena Śliwińska2 a 5 jogadores
20-30 min
+8 anos
editora: Games Factory
Ficha técnica:
autor: Nuno Bizarro Sentieiro, Paulo Soledade1 a 4 jogadores
30 min
+8 anos
editora: MEBO Games
FICAR DE OLHO, MAS AINDA TEM POUCA INFORMAÇÃO / TALVEZ SEJA INTERESSANTE, NÃO SEI
Ficha técnica:
autor: Emiliano "Wentu" Venturini2 a 4 jogadores
30 min
+10 anos
editora: Cranio Creations
Não sei se me atrai como jogo, mas chama a atenção pelo conteúdo didático de
consciência do planeta como um ecossistema único.
Ficha técnica:
autor: Urtis Šulinskas2 a 4 jogadores
30-45 min
+8 anos
editora: Blue Orange
Tem uma mecânica de desenho ao longo do jogo que pode ser interessante, mas não fica clara.
Ficha técnica:
autor: Corentin Lebrat, Ludovic Maublanc2 a 4 jogadores
20 min
+6 anos
editora: Blue Orange
O Silk é um jogo de entrada em sistemas de controle de área e colocação de trabalhadores. Os jogadores têm que mover seus bichos-da-seda para os espaços ideais para que possam se alimentar da melhor grama disponível, enquanto empurram as peças dos outros jogadores para áreas de alimentação menos desejáveis. Pouca informação ainda.
Ficha técnica:
autor: Luis Ranedo2 a 4 jogadores
45 min
+10 anos
editora: Devir
VERGONHA ALHEIA
Parem! Só parem, por favor, que está feio. Sem mais.
E não fiquem colocando meus temas favoritos só pra gente querer comprar!
Mercenários! Humpft!
RE PALHEIROS,
ResponderExcluirQuero acrescentar alguns jogos a sua lista:
Architects of the West Kingdom
Black Angel
Expansoes
Terraforming Mars: Prelude
Terraforming Mars: Colonies
Altiplano: The Traveler
Great Western Trail: Rails to the North
A Feast for Odin: First Expansion – The Norwegians
Caverna: The Forgotten Folk
abracos
Victor
Vlaleu, Victor! Sempre com contribuições maravilhosas! Confesso que não tive tempo de ver as expansões com calma, mas imaginei que Terraforming vinha bem :)
Excluirbjão!