18 de ago. de 2018

Palestra: A criação de jogo pedagógico para a produção cinematográfica

Há alguns anos atrás, durante a produção de um projeto de festival de cinema infantil, o 4º Cineducando, da ong Cineduc - Cinema e Educação, resolvi criar uma ferramenta pedagógica que auxiliasse o ensino da produção do cinema para adolescentes e adultos, leigos, professores, estudantes ou profissionais da área. Surgia o Cineducando - cardgame, nome ainda provisório, mas que nascia de um projeto pelo qual tenho muito carinho. O festival foi temporariamente descontinuado, e o projeto do jogo acabou sendo deixado de lado. Recentemente, no entanto, com o meu retorno às oficinas, palestras e cursos de cinema, resolvi retomar o projeto do jogo, afinando suas regras e estrutura, e já o utilizando em sala de aula. A experiência tem sido muito positiva e logo, logo poderá deixar de ser apenas um protótipo.

Foi por conta desse projeto que recebi o convite de Arnaldo Carvalho e Maria de Lourdes Pinto, coordenadora pedagógica, e ambos atuantes no Mob.E, coletivo Mobilização Educacional do ISERJ - Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro para ministrar a palestra "A criação de jogo pedagógico para a produção cinematográfica", contando um pouco sobre o uso dos jogos em sala de aula e o processo de criação de um jogo com fins pedagógicos.


COMO UTILIZAR OS JOGOS

Podemos definir o uso dos jogos em três categorias:


Na categoria 01, de jogos "prontos", podemos utilizar aqueles com temáticas evidentes, como o Pirâmide Matemágica para o nível Fundamental (veja resenha aqui):

ou o High Frontier para nível Médio e Superior  (veja resenha aqui):

Existem ainda outros jogos, em que o tema não é explícito, mas fica a critério do professor saber como utilizá-lo. Por exemplo, Fresco, onde os jogadores são restauradores. Aqui, o uso da teoria das cores é fundamental, e as mecânicas e componentes do jogo são um grande ensinamento sobre o assunto.

Dentro da segunda categoria, podemos destacar dois jogos que cumprem dupla função, pois poderiam perfeitamente ser utilizados como são, ou podem ter sua mecânica aproveitada para se criar um jogo para aulas de história, por exemplo. São os jogos Timeline e Dixit:


Finalmente entramos na terceira categoria, quando se cria algo novo. Essa necessidade geralmente vem pelos jogos que estão disponíveis não atenderem a demanda do professor. Vejamos quais os principais pontos para isso:



Quando me deparei com a ideia para o jogo de produção de cinema, eu tinha algumas questões que me acompanhavam, e elas foram as linhas direcionadoras para o jogo:

1 - ensinar como se faz a produção de um filme de forma lúdica
2 - quais as etapas de produção de um filme
3 - até que ponto aprofundar cada etapa de produção
4 - inserir elementos reais
5 - a dificuldade do filme tem que ser sentida no jogo
6 - as escolhas dos jogadores refletem a sua produção final
Para resolver essas questões utilizei a própria estrutura da produção cinematográfica, que muito simplificadamente é:



Posteriormente vou criar uma página mais detalhada sobre o projeto do jogo, para que possam acompanhar seu desenvolvimento. Mas aqui vai um breve perfil:

CINEDUCANDO - Cardgame (nome provisório)

Cineducando cardgame é um jogo em que os jogadores assumem o papel de produtores de cinema e devem se engajar na realização de projetos. Inscrever o projeto numa lei de incentivo, conseguir patrocinadores, financiar seu próprio filme ou de outros, contratar do elenco a equipe técnica, tentando sempre conseguir o melhor filme na soma das estrelas. Aquele que obtiver a maior soma de estrelas será o grande vencedor.
Objetivo: Conseguir o maior número de estrelas na produção e/ou co-produção de filmes.
Detalhes: 2 a 4 jogadores / 45 min 

A estrutura do jogo está toda calcada na timeline de produção, os jogadores precisam adquirir um projeto (roteiro), financiá-lo, contratar equipe, filmar e finalizar, e exibi-lo. Sem a última etapa, de nada valeu seu esforço. É fundamental que os alunos entendam a importância de cada processo, sem pular etapas, e que a função de um filme é ser visto, por isso que para pontuar é preciso chegar até a fase de exibição.

Mas o jogo não acaba com o término da partida. É preciso refletir sobre as ações e consequências dos jogadores, cada escolha feita ao longo da partida interfere no resultado, e quando os alunos fazem a conexão das suas escolhas com os processos da vida real da produção, tudo se conecta e eles passam a entender a produção globalmente, como um processo desde o desenvolvimento do projeto até a distribuição, e não como momentos. Eles se tornam produtores executivos mais conscientes.

Essa experiencia entre o lúdico e o conteúdo pedagógico é extremamente positiva e irei adotá-la oficialmente em todos os meus cursos, pois não há melhor forma de aprender do que se divertindo. 

4 comentários:

  1. AMAMOS sua presença e ensinamentos Professora Renata Palheiros! Muito obrigado por engrandecer ainda mais os conhecimentos de alunos e interessados!

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    1. Muito obrigada, Arnaldo! Fico muito feliz em saber que todos gostaram ^_^

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  2. Renata, você me estimulou e deu todo o caminho pra criação de um jogo. Muito obrigada!!! Simplesmente AMEI S2

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    1. Que lindo, Eliza! Eu que agradeço! Não deixe de criar :)

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