Os grandes
feiticeiros do reino de Xidit reuniram-se no coração da floresta Argos, onde
ocorrerá o lendário torneio das 12 Estações. Ao final de três anos, o Grande
Mago será escolhido entre os competidores.
Objetivo do jogo:
Acumular o maior
número de cristais que converterão em pontos de vitória.
Componentes:
- tabuleiro circular
- tabuleiro de
pontuação
- 4 tabuleiros de
jogador
- 2 decks com 50
cartas cada
- 20 dados de ação
- 16 cubos de
madeira
- diversos tokens
- tabuleiro de regras
O jogo vem uma
excelente caixa, com um berço feito especificamente para ele. Pode-se observar
o cuidado nos detalhes, desde a separação dos decks (com tamanhos diferentes e
que ficam nivelados lado a lado), o encaixe de todas as peças, ainda que
assimétricas, e como se seguram para não sair do lugar. Os dados chamam a
atenção pelo tamanho e qualidade, além dos itens tradicionais de cartonado de
boa qualidade, completando com um manual de regras muito bem ilustrado e
explicativo.
A arte de Naïade,
nome artístico de Xavier Durin, ilustrador de Isla Dorada e de outro lindinho
de Essen’12, Tokaido, é um charme a parte. Lúdico, mágico e com uma combinação
de cores que poucos tem, cria cinquenta “telas” que se transformaram nas cartas
do jogo.
O Jogo:
A premissa de Seasons é bem interessante e simples, que
permitem ao jogador se concentrar na estratégia sem se preocupar com um zilhão
de mini-regras impeditivas. Cada jogador representa um mago no torneiro, que
ocorrerá em três anos. Para isso, ele recebe nove cartas iniciais, que deverá
dividir em três decks. Cada um para o início de um ano do torneiro. Ao longo do
jogo, ele pode e deve adquirir novas cartas, pois elas lhe conferem poderes e
habilidades especiais. O jogo traz 3 tipos de nível de dificuldade que estão
diretamente associados a escolha dessas cartas. Para os iniciantes, utiliza-se
apenas o deck básico com os 30 tipos de cartas, e cada jogador recebe uma
combinação específica de cartas. Para o nível intermediário, mantem-se os 30
tipos, mas cada jogador recebe nove cartas, das quais deve escolher uma e
passar as restantes para o próximo jogador, até que cada um tenha escolhido as
9 para compor sua mão. O nível avançado introduz os 20 tipos de cartas
restantes, com poderes avançadas e mantem-se o sistema de construção da mão.
Embora simples, isso permite níveis diferentes de estratégia, como em 7
Wonders, em que o jogador não precisa apenas saber que cartas serão melhores
para o começo e/ou final do jogo, mas precisa também decidir que carta deve escolher
por ser boa para ele, ou melhor ainda para o adversário.
Passada essa preparação inicial, a segunda fase, ou Torneio,
é o jogo propriamente dito. O tabuleiro central circular é dividido em quatro
cores, as quatro estações do ano, e para cada uma delas, existe um conjunto de
dados da mesma cor (número de jogadores mais um), que deverão ser rolados no
início de cada rodada e que determinarão as ações de cada jogador.
Cada um escolhe o dado que lhe convier, a partir do jogador
inicial, e deve executar as suas ações, que podem ser: ganhar tokens de energia
(água, ar, fogo e terra), ganhar cristais (pontos de vitória), aumentar seu
nível de invocação (quantas cartas pode ter a sua frente), comprar cartas e
transmutar energia em cristais. Além das ações do dado, o jogador pode baixar
quantas cartas quiser e puder, sempre respeitando o limite de invocações e
pagando seu preço, e ativar as cartas que lhe for conveniente usando seus
poderes. O jogador ainda dispões de quatro tipos de ação bônus, que lhe serão descontadas
apenas no final do jogo pagando cristais, e que podem auxiliar e muito suas
jogadas.
Dentre todas as opções, o jogador deve se preocupar em
transmutar energia ao melhor custo possível, pois elas garantirão boa parte dos
pontos de vitória, e, baixar cartas, o máximo que puder. Por quê? Os tokens de
energia mudam de valor a cada estação, a água, por exemplo, é muito comum de se
encontrar no inverno, mas impossível no outono, o que torna seu preço baixo na
primeira e caro na última. Saber aproveitar esses momentos é uma ação
fundamental. Além disso, existem cartas que incrementam o valor dessas vendas,
use e abuse delas! Quanto as cartas, além dos benefícios que geram, também
valem pontos de vitória no final do jogo, representando mais da metade da
pontuação final, o que pode gerar um dilema durante o jogo: baixar uma carta
muito boa ou apenas baixar muitas cartas? Como penalidade, cartas que ficam na
mão custam cinco cristais no final. São questões que cada jogador deve tomar a
cada partida.
O avanço do tempo é determinado pelo dado não escolhido
pelos jogadores, sempre sobrará um. Eles determinam quanto o contador de tempo
deve avançar (de 1 a 3 casas) e girar a roda do tempo. Quando o contador passa
um ano, os jogadores devem pegar o próximo deck de três cartas que reservou no
início do jogo, e adicioná-lo a sua mão. Ao final dos três anos, o jogo termina
imediatamente e veremos quem será o vencedor.
***
O que Dixit, Fábula e Seasons tem em comum? Régis Bonnessée,
fundador da Libellud, empresa de jogos francesa, autor de Seasons, e co-autor
nos outros títulos. Curioso observar como cada um desses três jogos, apesar de
terem sido desenhados por três (excelentes) artistas diferentes, parecem ter
uma unidade visual. Esse estilo é dado, sem dúvida, pela mão do dono, pois a
Libellud é uma empresa pequena, cuidada de muito perto por Bonnessée, jovem que
já mostra grande competência. E, talvez, venha daí a brincadeira entre Dixit e
Seasons, pois o segundo tem sua história no reino de Xidit (anagrama de Dixit),
e acaba sendo um toque de curiosidade para os fãs desses títulos.
Seasons, por sua
vez, é mais complexo que os anteriores, embora ainda seja um jogo leve
familiar. Suas ações são calcadas basicamente em duas mecânicas: rolagem de
dados e cartas, mas muito bem equilibradas, trazendo um novo ar a esse tipo de
jogo. Agrada a vários tipos de público, do iniciante ao mais experiente, a
criança e o adulto, o lúdico e o racional. Embora suas cartas possuam texto, o
que pode ser uma pequena barreira idiomática, eles são de conteúdo simples e de
fácil compreensão. Boa pedida da safra Essen’12, to tipo que agrada aos olhos e
ao coração.
Aguardem para este
ano ainda, a primeira expansão do jogo, trazendo novos tipos de cartas e
tokens.
Informações adicionais:
2 a 4 jogadores
Acima de 14 anos
Tempo médio: 60 min
Valor médio: U$ 35
Publisher: Asmodee, Libellud
2 a 4 jogadores
Acima de 14 anos
Tempo médio: 60 min
Valor médio: U$ 35
Publisher: Asmodee, Libellud
[Resenha publicada originalmente na Ludo Brasil Magazine nº 25]
Eu gosto mto do Seasons, mas uma coisa q ele ñ tem, é equilíbrio nas cartas...
ResponderExcluirNem tanto assim, Fil. Tem umas cartinhas bem poderosas, mas dá pra montar um deck bem legal. E entra tb o jogador pra fazer valer o jogo, né? ;) bjks
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