Calma, você ainda está lendo o Desbussolados e não precisa de um
tradutor da idade da pedra, mas talvez precise de uma clava...
Componentes:
Basicamente o jogo possui dois conjuntos iguais de 5 peças
de madeiras coloridas e um placa de papelão
dupla-face, duas clavas infláveis,
duas placas tradutoras e 24 cartas de projeto.
Todos os componentes são de qualidade. As peças de madeira
trazem a lembrança o Bausack, e será necessária a perícia do mesmo. Mas o que
faz a alegria da “criançada” são as clavas.
O Jogo:
Arquitetos da Idade da Pedra precisam cumprir projetos de
construção. Mas nesse jogo não tem cubos nem cartas de ação, apenas uma
clava... bem grande, mímica, muito jogo de cintura e um vocabulário pra lá de
arcaico!
Dois times são formados e seus integrantes decidem quem será
seu arquiteto chefe. Este será responsável por passar as instruções aos demais
operários, ops, jogadores, que deverão construir o projeto utilizando cinco
peças de madeira e uma placa de papelão. Parece simples, mas não é quando você
dispõe de um vocabulário com apenas 6 palavras!
Cada peça de uma cor possui uma mímica específica e o arquiteto deve usar as 6 palavras disponíveis para dizer aos outros o que fazer com elas. Exemplo: *balance os quadris* konguku *balance a cabeça pros lados* = coloque a peça verde em cima da peça amarela.
Mas como saber se os operários entenderam corretamente as
instruções? É quando entra em ação a super clava inflável. Uma batida na cabeça
está correto, duas, está errado.
E tudo o que os operários podem dizer é “Ugg”. Entonação
nesse jogo acaba sendo uma linguagem a parte e “ugg” pode ganhar muitos
significados...
Quando o time completar a tarefa, o arquiteto grita “Ugg
Tect!” avisando ao time adversário da conclusão. Eles então interrompem sua
construção e analisam a do adversário para saber se está correta. São dadas
três batidas na mesa para conferir se a estrutura está firme e aprovada. Sendo
aprovada, o time ganha os pontos do projeto (variam de 3 a 5) e selecionam um
novo. Caso esteja errado, o time perde 1 ponto. O time que somar 10 pontos
primeiro será o vencedor.
As partidas são rápidas e eletrizantes, deixando sempre um
gostinho de “vamos de novo?”. Além do modo convencional, os jogadores podem
optar por disputas de tempo, por exemplo, quem faz mais pontos em 30 minutos.
Envolvendo linguagem corporal, desafio lingüístico, noção
espacial, esse é o tipo de jogo versátil e festivo que se adapta a qualquer grupo,
do infantil ao corporativo, da família aos gamers que querem dar uma pausa
entre um jogo pesado e outro.
Jogadores: 4 a 8
Idade: 10 anos
Duração: 45 min
Editoras:
Fantasy Flight Games, Giochi Uniti, White Goblin Games, etc
[Resenha publicada originalmente na Ludo Brasil Magazine nº 31]
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