por Fabrício Mello , cronista-raiz convidado
"Hoje eu me considero um
eurogamer plenamente convertido", disse para Renata ao fim da nossa
primeira partida depois de dois anos sem jogar juntos. Ela suspirou e sorriu
satisfeita como quem diz: Mais um que enxerga a luz!
“Mas não é qualquer euro não”, avisei. “Aqueles euros pesadões, com doze mecanismos diferentes, estou fora. Eu gosto de euro assim”, gesticulei para o tabuleiro salpicado de pecinhas de madeira, “aprende-se em dez minutos, joga-se em noventa e satisfaz intelectualmente.”
Vitor, o terceiro jogador à mesa, disse: “Sei, você gosta de euro raiz.” Vitor é sempre econômico e certeiro nas palavras.
“Mas não é qualquer euro não”, avisei. “Aqueles euros pesadões, com doze mecanismos diferentes, estou fora. Eu gosto de euro assim”, gesticulei para o tabuleiro salpicado de pecinhas de madeira, “aprende-se em dez minutos, joga-se em noventa e satisfaz intelectualmente.”
Vitor, o terceiro jogador à mesa, disse: “Sei, você gosta de euro raiz.” Vitor é sempre econômico e certeiro nas palavras.
Tabuleiro de 3 a 5 jogadores com o Mediterrâneo. No verso, o tabuleiro traz a Itália, de 2 a 4 jogadores. |
Dinheiro, recursos e colonos reservas numa área limitada. |
Cartas de ação do jogo, e com o deus que pontuará no final. |
O jogo é a quintessência do
euro raiz. As regras cabem em quatro páginas, com exemplos e ilustrações. Há
pouca aleatoriedade e ela não é determinante. A partida flui e se resolve em
pouco tempo. Cada turno oferece decisões interessantes. E ao final, ganhando ou
perdendo, você compreendeu um pouco mais o jogo. Você sabe onde errou e sabe
que vai jogar melhor na próxima vez. Justamente por isso você quer jogar de
novo. Essa inexorável aquisição de competência (que é o exato oposto da
frustração) é o distintivo do euro raiz, mais do que meeples e casinhas de
madeira. Nisso, o euro raiz se aproxima dos clássicos abstratos, como Go ou
Xadrez.
Concordia é também euro raiz
ao nos proporcionar competição sem animosidade. A disputa é intensa e
alguns turnos são angustiantes; mas é um jogo pacífico, fiel ao nome. As
oportunidades de bloqueio absoluto de alguém inexistem, assim como ataques
diretos ou destruição daquilo que se construiu. É um jogo de abundância, de
movimento, de expansão, de ordem lógica, de pura clareza mediterrânea.
Fabrício (à esq), Renata e Vitor, todos felizes após uma cordial partida raiz. |
Informações técnicas:
Jogo: Concordia
Autor: Mac Gerdts
Editoras: Cranio Creations, Rio Grande Games, Ystari Games (entre outras)
Nº de jogadores: 2 a 5
Idade: +13
Duração: 1h 40min
Expansão:
Concordia: Salsa
Traz dois novos mapas, novo produto (sal) e mais cartas de ação.
Expansão:
Concordia: Salsa
Traz dois novos mapas, novo produto (sal) e mais cartas de ação.
Muito bom :)
ResponderExcluir