21 de out. de 2011

Thurn and Taxis - Parte I

Adquiri, há um bom tempo atrás, o Thurn and Taxis com sua expansão, “Todos os caminhos levam a Roma”. Na época, ainda iniciante, me preocupei apenas com o jogo base, apenas dando uma breve olhada na expansão, mas sem me aprofundar, até porque as regras estavam em alemão e seria um desafio para o futuro.

No entanto, como a maioria de vocês sabem, conforme o tempo passa, jogamos menos o mesmo jogo e mais jogos diferentes, pela sede de conhecer coisas novas. Com T&T não foi diferente, acabou ficando de lado. Mas, recentemente, alguns amigos o puxaram para a mesa e me fizeram lembrar que eu tinha uma expansão ainda não explorada. Fui pela primeira vez procurar suas regras e descobri que elas só estavam disponíveis no original alemão e em inglês. Foi então que me motivei a traduzi-las para o português e disponibilizar a todos. E para aproveitar, escrevi esse review do jogo base e da expansão. O post está dividido em duas partes para melhor leitura. (leia a parte II aqui.)

THURN AND TAXIS

O que é:
T&T é um jogo de 2006 que recria a Europa, mais precisamente a Bavária, de 1490, quando Franz von Taxis iniciou a rede postal européia.

Os jogadores devem disputar a supremacia da rede postal, tentando conectar o maior número possível de cidades com postos de correios. Aquele que obtiver o maior número de pontos de vitória é o ganhador.

Curiosidades:
A casa principesca de Thurn e Taxis (Das Fürstenhaus Thurn und Taxis, em alemão) é uma família alemã que desempenhou um grande papel no serviço postal na Europa durante o século XVI, sendo hoje bastante conhecida por ser proprietária de cervejarias e construtora de inúmeros castelos. [fonte: Wikipédia]

Conheça mais sobre a família e o museu em seu site, que inclui uma loja com souvenirs e exemplares dos jogos: http://www.thurnundtaxis.de/en

Loja de souvenirs do museu Thurn and Taxis. (BGG)
Criadores:
Andréas Seyfarth, boardgame-designer alemão, é criador também de Puerto Rico e San Juan.
Karen Seyfarth, esposa de Andreas, é boardgame-designer de Thurn and Taxis
Michael Menzel é o artista responsável pelo lindo design de Thurn and Taxis, além de Atlantis, Cable CarCuba, Dominion, In The Year of The Dragon, The Pillars of the Earth, The Settlers of Catan, Stone Age, entre muitos outros. (Sou fã confesa! O blog E ai, tem jogo? fez uma entrevista com ele em 2009. Leia aqui.)
Para saber mais sobre o processo de criação do design do jogo, clique aqui. (texto em alemão).
Karen e Andréas Seyfarth (BGG)

Outras informações:
2 a 4 jogadores
Idade acima de 10 anos
Tempo médio de 60 minutos

Abrindo a caixa: componentes
1 tabuleiro
Componentes (BGG)
80 Casas de madeira (Agência Postal) (20 de cada cor, amarelo, vermelho, verde, azul)
4 Cartas da Empresa
20 Cartas de Carruagem (4 de cada valor: 3, 4, 5, 6 e 7)
66 Cartas de Cidades (3 de cada das 22 Cidades)
30 Tiles de Bônus (4 rota de 7, 3 rota de 6, 2 rota de 5, 4 fora de Baiern ou “Ausserhalb Baiern,” 4 Baiern, 3 Baden, 3 Wurttemberg/Hohenzollern, 3 Schweiz/Tyrol, 3 Bohmen/Salzburg, 1 “Spielende”)
4 Cartas Resumo
1 Livro de Regras

A arte, tanto do tabuleiro quanto das cartas, é muito primorosa. O tom envelhecido atribuído ao mapa, as vestimentas dos personagens, as lindas carruagens, tudo nos remete a época em que se passa o jogo. Detalhe para os desenhos das cidades que contém elementos arquitetônicos reais. Os componentes são de ótima qualidade e acabamento, incluindo o verso do tabuleiro que tráz o brasão da família Thurn and Taxis impresso.

Regras:
O funcionamento do jogo é bem simples. A partir do startplayer, cada jogador terá até 3 ações em seu turno, que devem ser feitas sempre na mesma ordem:
1º comprar uma carta de cidade, da mesa ou do monte de compras. [Exceto com o auxílio do Postmaster que poderá comprar 2 cartas]
2º baixar uma carta para a sua rota. A carta deve sempre entrar a esquerda ou a direita das cartas que já estão na mesa. Nunca se pode colocar uma carta no meio. [Exceto com o auxílio do Coachman que poderá baixar 2 cartas]
3º fechar uma rota e pontuar. O jogador deverá agora colocar as casas nas cidades que pertencem a sua rota, e deve fazer uma escolha: ou colocar uma casa em uma cidade de cada região diferente ou escolher uma região e colocar casa em todas as cidades dessa região. Lembrando que somente nas cidades que pertençam a rota que acabou de fechar.


Sobre a construção de rotas, o jogador é obrigado a construir em toda a rodada, caso ele não possua nenhuma carta que complete sua rota, deve se desfazer de toda ela e começar uma nova no próximo turno. Sempre que concluir uma rota, o jogador não poderá ter em mãos mais do que 3 cartas, devendo se desfazer das sobressalentes caso hajam.

Existem no jogo 4 Agentes dos Correios para auxiliar o jogador, que podem recorrer a apenas um deles por turno.
Postmaster: permite que compre 2 cartas ao invés de uma.
Coachman: permite que baixe 2 cartas ao invés de uma na sua rota.
Bailiff: permite que mude todas as seis cartas abertas sobre o tabuleiro antes de efetuar sua compra.
Wainwright: permite que eleve, virtualmente, o número de sua rota para poder pegar uma Carta de Carruagem de valor maior.

Cada jogador terá 20 Agências para distribuir pelo tabuleiro, a fim de dominar o máximo possível toda a região. Cada região (veja pela cor no mapa: rosa, verde, azul, cinza, laranja e vermelha) atribui um tile de ponto de vitória quando completamente dominada, ou seja, quando o jogador tiver uma Agência Postal em cada cidade da região. Exemplo: O jogador azul conseguiu colocar uma agência em Mannheim, Carlsruhe e Freiburg, completando toda a área rosa de Baden. Imediatamente ele pega para si o tile correspondente rosa com os pontos de vitória.

O jogador só adquire pontos de vitória fechando uma rota, que deve ter no mínimo 3 cidades. Quando o faz, deve colocar as casas na cidade correspondente e verificar se pode pegar tiles de pontos, que são:
tiles de região: coloridos na mesma cor da região, é preciso ter presença em todas as cidades. Observe que alguns tem duas cores, exemplo azul claro e azul escuro, é preciso ter casa nas duas regiões.
tiles de rota: rotas de 5, 6, 7 ou mais cidades também ganham pontos bônus.
tile todas as regiões: aquele que conseguir ter ao menos uma agência presente em cada região do tabuleiro ganha esse tile especial.
tile da vitória: aquele que for o primeiro a conseguir a Carruagem 7 ganha este tile que dá 1 ponto de vitória e é critério de desempate.

Carta Carruagem: conforme o jogador fecha uma rota, deve pegar para si uma carruagem que lhe confere pontos de vitória. Atenção: para adquiri-la é preciso ter feito a rota com o número mínimo de cidade equivalente a carta, isto é, uma rota de 3 cidades equivale a Carruagem 3, uma rota de 4 cidades equivale a Carruagem 4, e assim por diante. Porém, e isso é importante, se o jogador realizou a rota 3 e pegou a Carruagem 3, e em seguida, realiza a rota 5, deve pegar a Carruagem 4! Sempre na ordem. Se depois realizar a rota 4, não poderá pegar a Carruagem 5, exceto se ele pedir a ajuda do Wainwright que virtualmente elevará sua rota para 5. Isso só funciona para a carruagem, não serve para o tile de rota bônus.

O jogo termina quando algum jogador usar todas as suas casas ou quando alguém pegar a primeira Carruagem 7. Caso isto ocorra, os jogadores entre ele e o startplayer terão a oportunidade de fazer uma última jogada, podendo também adquirir uma Carruagem 7 para si.

Confira a regra completa antes de jogar. Faça o download da regra completa traduzida para o português aqui.
 
Comentários:
T&T é um ótimo jogo pra quem está começando a conhecer os eurogames ou já conhece alguns. Seu mecanismo é simples e de fácil compreensão. Muitas vezes é comparado com o Ticket to Ride, mas em termos de mecânica, T&T é um pouco superior ao TTR. Essa complexidade aumenta consideravelmente quando jogado com suas expansões, elevando a qualidade do jogo e passando a ter mais opções de estratégias para a vitória.

É um bom jogo para se ter na sua coleção, principalmente se seus amigos formam um grupo misto (entre iniciantes e experientes). Além do tabuleiro, existem duas versões para se jogar online (BrettspielWelt e Yucata).

Nenhum comentário:

Postar um comentário