24 de out. de 2020

Jogos com mecânica "TETRIS"


Os anos 80 foram responsáveis por muitos jogos -analógicos ou eletrônicos- que hoje chamamos de clássicos. Um dos destaques, junto ao famoso Pacman, é o jogo Tetris. O que aqueles três russos (Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov) não poderiam imaginar, é que aqueles bloquinhos coloridos estariam presentes em diversos jogos trinta anos depois.

No BGG, maior data-base de jogos do mundo, "tetris" não é relacionado como uma mecânica. Poderíamos dizer que Tetris tem como mecânica o "tile placement" ou mesmo "pattern building". No entanto, a cada ano, novos jogos entram no mercado utilizando o conceito de tetris, que vai além de alocar "tiles" ou construir padrões, isso é feito com peças nos formatos eternizados pelo jogo Tetris. Por conta disso, estamos considerando aqui o Tetris mais do que o nome de um jogo, pois hoje ele extrapola sua origem e ganha um novo significado, tornou-se uma mecânica.

Grande parte dos jogos casuais digitais utilizam esse sistema tetris, mas o que nos chama atenção é uma outra gama de jogos que usam o Tetris como mecânica, os eurogames, jogos de tabuleiro que prezam pela estratégia e engajamento dos jogadores.

Destacamos aqui uma série de jogos, que vão dos jogos leves e abstratos que recriam o tetris num novo formato até os eurogames que incorporam o tetris como mecânica.

Dentre os mais simples, que preservam mais a estética original, estão Battle of Lits e Blokus. Este tem ainda a versão duo para dois jogadores. São jogos abstratos cujo objetivo principal é a alocação das peças.


Battle of Lits
Inspirado no quebra-cabeça de lógica japonês LITS. Certas células no tabuleiro de jogo são marcadas com X's e O's. Começando com X, os jogadores se revezam colocando tetrominós em forma de L-, I-, T- e S. Cada jogador tenta cobrir os símbolos de seu oponente enquanto protege seus próprios símbolos.

Designer: Grant Fikes
2 jogadores
20 min


Blokus
(oficialmente pronunciado "Block us") é um jogo de estratégia abstrato com peças coloridas transparentes em forma de Tetris que os jogadores estão tentando jogar no tabuleiro. A única ressalva para colocar uma peça é que ela não pode ficar adjacente às suas outras peça

Designer: Bernard Tavitian
2 a 4 jogadores
20 min



Agora listaremos jogos que se apropriaram do tetris como mecânica e incorporaram a jogos com temáticas e outras mecânicas envolvidas.

Patchwork
Dois jogadores competem para construir a colcha de retalhos mais estética (e de alta pontuação) em um tabuleiro de jogo pessoal 9x9.

Designer: Uwe Rosenberg
2 jogadores
15-30 min







Princess of Florence
Os jogadores atraem artistas e acadêmicos que tentam se tornar a família de maior prestígio em Florença. Cada jogador recebe uma grade de palácio e gráfico de referência e tenta ganhar o máximo de pontos de vitória após sete rodadas. O palácio será construído com as peças tetris.

Designer: Wolfgang Kramer, Richard Ulrich, Jens Christopher Ulrich
2 -5 jogadores
75-100 min




Arraial
Os jogadores tentam tornar o evento tradicional de seu bairro o mais popular, atraindo visitantes para sua festa. Pegue as mais belas decorações, contrate os performers mais inspirados, sirva as mais tradicionais iguarias, vá às ruas e seja a anfitriã da festa do ano!

Designers: Nuno Bizarro Sentieiro , Paulo Soledade
1-4 jogadores
30 min




Curiosamente temos três lançamentos com destaque entre 2019 e 2020 com essa mecânica tetris.

Paris: La Cité de la Lumière 
A eletricidade se espalhou por toda a cidade, criando as belas ruas noturnas parisienses de hoje e cunhando o apelido de Paris “La Cité de la Lumiére”, a cidade das luzes. OS jogadores devem construir prédios (representado pelos tiles tetris) tentando encostar nas luminárias para fazer pontos, respeitando a sua cor do tabuleiro.

Designer: Jose Antonio Abascal Acebo
2 jogadores
30 min



New York Zoo
Construa recintos para animais, introduza novos animais e crie seus descendentes. O jogo é direto, pois você tem apenas duas opções de turno: montar o quebra-cabeça com um novo tile em sua área do zoológico ou ganhar novos animais para preenchê-lo. Uwe deve ter curtido muito a mecânica depois de Patchwork e repetiu a dose no NYZoo.

Designer: Uwe Rosenberg
1-5 jogadores
30-60 min



Copenhagen
No jogo Copenhagen , os jogadores devem projetar novas fachadas para as casas coloridas para que se encaixem perfeitamente no belo cenário de Novo Porto. Ao usar as cartas nos displays, os jogadores recebem as peças correspondentes de poliominó da fachada, com as quais embelezam suas casas. A construção excessiva de certos espaços e pisos dá a eles habilidades adicionais para o resto do jogo. Pisos que consistem em uma fachada de janela pura são particularmente recompensadores e trazem muitos pontos aos jogadores.

Designers: Asger Harding Granerud, Daniel Skjold Pedersen
2-4 jogadores
20-40 min


Capa especial pra versão deluxe.

Um comentário: