11 de nov. de 2011

Maratona Essen'cial

Fechando a semana da Maratona Essen'cial, mais jogos recém chegados da Spiel ganharam mesa. Neste último sábado (5), a grande estrela do dia foi o Dungeon Petz! Nos reunimos para matar a sede coletiva por este jogo tão esperado. Em duas mesas simultâneas tivemos partidas de uma engraçada estória. Os imps do Dungeon Lords saíram da masmorra em que viviam e foram trabalhar em outro negócio: a criação e comercialização de pequenos monstrinhos. Este jogo tem agradado aos fãs do jogo anterior e, devido a temática e a mecânica diferenciadas, vai encantar também aqueles que não curtiram o Dungeon Lords. Por aqui ele ja conquistou fãs e criou expectativas para a próxima partida.



DUNGEON PETZ
2 a 4 jogadores / +13 / 90 min


“Torne-se o líder de uma família de imps que acaba de começar um novo negócio - a criação e venda de animais de estimação. É ambientado no mundo de "Dungeon Lords", e através de colocação de trabalhadores para criação de filhotes, o jogador deverá vendê-los como criaturas assustadoras e desenvolvidas e ainda participar de concursos para animais de estimação.”

Ficamos eu, Fel, Gian e Warny numa mesa lutando contra as necessidades desses encantadores monstrinhos. Não consegui conter a fúria de um dos meus e ele fugiu. Enquanto isso Warny fazia sofrer os seus por falta de diversão. Gian com seus super poderes podia divertir e limpá-los com muito mais eficiência do que todos nós. Enquanto isso, o mestre Fel ia administrando com a serenidade de quem já conhece as nuances do jogo.  
Fel e Warny empataram, seguidos por mim e depois Gian.

Leandro, Victor, Peter e Dani cuidando de seus "pets".

Na outra mesa Victor, Leandro, Peter e Daniel buscavam vender o máximo de bichinhos possíveis para conseguirem se capitalizar. Devido a um engano na regra, eles não recebiam dinheiro no inicio de cada rodada, eles recebiam apenas o dinheiro oriundo de imps não alocados. Mas a cada inicio de rodada recebemos dinheiro, um para o start player e um para o jogador seguinte; dois para o terceiro e dois para o quarto jogador. A partida deles foi mais cuidadosa, com um filhote de cada vez, vendendo em todas as exposições para obter mais dinheiro e partir para o próximo.
Venceu Dani Balard.
Depois de alimentar essa troupe, fomos nos alimentar um pouco. Peter nos brindou com suas deliciosas salsichas alemãs que agradaram ainda mais aos meninos.   


ECLIPSE

2 a 6 jogadores / +14 / 120 min

"Você deve controlar uma vasta civilização interestelar e competir pelo sucesso com seus rivais."




Começou entao a briga por uma vaga em Eclipse, muitos tinham curiosidade e queriam conhecer o jogo, outros ficaram amendrontados pelo tempo que ele poderia durar e teve gente que simplesmente cedeu sua vaga. A constelação final foi: eu, Gian, Victor e Leandro. Neste jogo temos que ir explorando o espaço, conquistando planetas e utilizando seus recursos, travando batalhas com os alienígenas e por fim e mais divertido, travando batalhas com os amiguinhos de partida. Ganha-se pontos de vitória em cada tile conquistado, fazendo um trato de diplomacia com algum outro jogador, em cada batalha que voce se envolve e ganhando como benefícios em suas conquistas pelo espaço. Eclipse e um jogo incrível, extremamente temático e com mecânicas simples de compreender e desempenhar. 

Leandro, Gian e Victor se preparando para a batalha espacial.

O jogo se desenrola em 9 rodadas, mas passamos as primeiras 3 rodadas, aproximadamente, montando e equipando nossas naves, além de explorar o espaço. A partir da 4ª ou 5ª rodada começa a maioria das batalhas. E assim seguimos até o último minuto. Victor jogou com uma raça alienígena, enquanto los outros representavam os reles mortais, humanos. 
Apesar de toda a resistência e competência humana, não teve pra ninguém, Victor Alienígena Valentim levou a melhor.

POWER GRID: THE FIRST SPARKS
2 a 6 jogadores /+12 / 60 min


"Os homens das cavernas devem sair a caça de mamutes, ursos e outros alimentos, para aumentar e desenvolver a população de seus vilarejos, enquanto descobre novas tecnologias. Aquele que possuir uma aldeia com a maior população, sendo igual ou superior a 13 pessoas, vence. Mecanismos de Power Grid na Idade da Pedra."


Enquanto isso, Warny, Rê Palheiros, Peter e Tati voltaram à Idade da Pedra em Power Grid: The First Sparks. Este jogo gerou emails e mais emails sobre o episódio que aconteceu com Peter (O'dáctilo), que acabou sendo anulado no jogo não tendo mais condições de fazer nenhuma ação a não ser alimentar seus meeples. Falha ou característica do jogo? Em nosso grupo não houve consenso. Há quem diga que a presença da possibilidade de acontecer player elimination se trata de uma falha no desing, entretanto, há quem diga que a eliminação acontece como consequência de não conseguir balancear expansão/produção de comida. Característica esta que o autor do jogo, Friedemann Friese, estabeleceu que queria manter nos playtests.

Peter, Renata, Tati, Fel e Warny: caçar, caçar, caçar!

Fel venceu com 14 meeples, seguido, em empate, por Tati, Renata e Warny com 13.

DRUM ROLL
2 a 4 jogadores / +12 / 90 min

"No começo do século XX, quatro circos viajam pela Europa, apresentando seus espetáculos e encantando o público. Cada jogador comanda um desses circos, e deve providenciar que o show seja o melhor possível, contratando artistas, comprando equipamentos, figurino e pessoal. Após 3 espetáculos, aquele que conseguir mais pontos de prestígio é o vencedor."



Tendo fim a Idade da Pedra, foi a vez de Drum Roll. Um jogo muito temático onde quem tiver o circo mais próspero depois de três espetáculos acumulando pontos de vitória, vence a partida.
Rê Palheiros, vencendo suas barreiras psicológicas, ensinou as regras detalhadamente para o grupo antes de se retirar e encerrar sua participação relâmpago neste feriado. Fel ja havia estourado seu tempo e teve que partir também. Tati estourou seus miolos lutando bravamente em Power Grid e se recolheu aos seus aposentos. 

Peter e Warny equipam o circo enquanto Victor faz figuração.
Por fim, apenas Warny e Peter encararam os desafios de um circo e Peter angariou o troféu circense da temporada. O jogo parece ter supreendido a eles por rodar muito bem com dois jogadores. Fica a dica!

Eclipse e Drum acabaram quase ao mesmo tempo e nossas atividades lúdicas foram encerradas neste delicioso sábado. Bons jogos. Boa companhia. Boas risadas.

Mas essa maratona está longe de acabar e continua neste próximo sábado com a Torre das Peças, e o Desbussolados estará lá para conferir! Venha você também!

2 comentários:

  1. coitados...só jogo velho... que jogatina palha

    PS: inveja, hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Tem Razao Ubirata...
    Foi uma jogatina muito palha...
    kkkkkkkkkkkkkk...

    Obrigada pela vista!

    ;0

    ResponderExcluir