17 de jun. de 2011

Jogo da Vida – Famílias Modernas

Este mês foi o dado um passo que talvez seja um dos mais inovadores da indústria de jogos no Brasil nos últimos tempos. Antigamente via-se com mais freqüência a interação de brinquedos e outros produtos associados a marcas para promoção. Hoje em dia, quando raros chaveiros são oferecidos, ainda é preciso se pagar um preço bem alto (junte tantas coisinhas, pague mais alguns reaisinhos e você “ganhará” este lindo “brinde”).

A Nycomed, empresa farmacêutica, através da marca/produto Nebacetin, colocou a disposição de seus consumidores, 39 mil unidades do “Jogo da Vida – Famílias Modernas”, bastando que para isso o interessado custeasse o frete para a sua residência. Disposta a ter contato com o produto e avaliá-lo, fiz meu pedido e agora o relato.

Em apenas 4 dias úteis a encomendo chegou em perfeito estado. O jogo é produzido pela própria Estrela, detentora da linha “Jogo da Vida” (não confundir com o “Game of Life” da Hasbro – longa história). O padrão de qualidade dos componentes é razoável, estando de acordo com os produtos atuais do mercado brasileiro (infelizmente inferiores aos antigos jogos lançados da década de 90 para trás e dos importados). Somente a arte do jogo não me agradou tanto, mas isso não altera sua jogabilidade.

Jogo e componentes
Mas o maior mérito dessa ação vai além da promoção afiliada aos jogos, ou a possibilidade de se adquirir um jogo caro pelo ¼ de seu preço de mercado. Seu maior trunfo é a sua temática! De Simpsons a Bob Esponja, da família tradicional à família MODERNA. Esta é a grande sacada, transpor para um jogo criado na década de 60, uma realidade bem diferente, onde os personagens deixam de ser apenas qualificados em um padrão de escolha de vida, mas passam a assumir seus papéis como filhos de divorciados, filhos adotivos, gays e independentes. É claro que o jogo também possui algumas mudanças para atender ao patrocinador, e temos as “cartas Nebacetin” com as propriedades curativas da pomada; e os pinos de jogadores passam a ter diversas cores diferentes e não apenas azuis e rosas.



Para quem se interessou e quer saber mais, basta entrar no site da campanha e solicitar a sua unidade, ou enviar para alguém de presente. Eles dispõem de duas opções de frete. O meu para o Rio, via PAC, saiu em torno de 20 reais.
Um ótima oportunidade para rever os conteúdos dos jogos, das formas de se fazer promoção no país e adquirir um jogo, que nas lojas, estão aquém da realidade de consumo brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário