10 de jun de 2011

Itália: guia de compras


Mês passado tive o prazer de conhecer a Itália, e como não podia deixar de ser, reservei um bom tempo para ir em busca de lojas de jogos de tabuleiro e afins. Abandonei meus amigos do Spagueti no Spoleto para conhecer a verdadeira pasta italiana. (brincadeiraaa!!!) Fiz uma boa pesquisa e parti com uma lista de lojas a serem visitadas. Infelizmente não consegui ir a todas, mas seguem abaixo as opções bem representadas. (clique nas imagens para vê-las maiores)
 
PRIMEIRA PARADA: MILÃO

Capital da moda italiana, Milão é uma das economias mais ricas do mundo! Mas eu não estava lá para isso, e entre um museu e outro, me deparo com a primeira loja encontrada por acaso:

Games Workshop

É uma loja especializada em War Games e confecção de miniaturas. Como jogos de guerra não são meu forte, não posso falar sobre muito o que vi. Mas pra quem gosta de Warhammer será o paraíso! Eles tem uma variedade incrível de produtos da franquia para todos os gostos.

Fachada by GoogleMaps 
Coleção de Warhammer
O que mais me chamou a atenção foram as miniaturas. Além de uma grande variedade para compra, eles oferecem um curso de pintura das mesmas na própria loja. Pude acompanhar o trabalho enquanto estava lá e bem fiquei na vontade de fazer também. Além de ter também tardes de jogatina liberada no próprio espaço.

Miniaturas, uhuu!

Games Workshop
Via Torino, 68
Milão, Itália


Giochi di Grandi
Esta foi uma das que eu saí do Brasil com o endereço anotado no caderninho. Acabou ficando para o último dia e que trabalho me deu para achar... Andei uma boa meia hora por entre ruas e vielas de um sábado ensolarado até dar de cara com uma porta fechada, de um outro negócio. Com a decepção presa na garganta, não desisti e comecei a circular pelas ruas no entorno. Minha busca foi recompensada! A loja havia mudado de endereço e por sorte estava aberta!

A principio estranhei. Era uma pequena vitrine com jogos de tabuleiro tradicionais como xadrez e gamão. Um senhor atrás do balcão com quebra-cabeças. Mas o nome estava correto e eu tinha referências anteriores. Resolvi entrar e perguntar se eles tinham jogos italianos. Meio desconcertados, responderam que não, se só serviam italianos, e quando eu disse que os europeus me interessavam amplamente, Roberto, um dos atendentes, me conduziu por uma escada ao porão. Foi quando abri um sorriso e disse a ele que estava em casa! Lá estavam todos os eurogames que conhecemos. 


O espaço é razoável, com prateleiras repletas de jogos e uma mesa central onde alguns ficam abertos para demonstração. Os já clássicos eurogames estavam lá, com algumas novidades. Para os fãs de quebra-cabeças, eles tem um grande acervo, mais da metade da loja é composta por eles!

Roberto e Francesco atendem duas clientes em busca de quebra-cabeças (ao fundo).
Enquanto conversava com Francesco sobre alguns jogos, outros clientes foram entrando.
Escolhi o meu, o BANG e o Mamma Mia para a Lu. Os preços são tabelados e não consegui desconto. :(

Giochi di Grandi
Via San Clemente, s/n
Milão, Itália


SEGUNDA PARADA: FLORENÇA
 
Berço das artes italianas e escola de tantos mestres como Leonardo e Michelangelo, Florença também tem jogos de tabuleiro! Tem? Tem mesmo? Bom, eu não os vi.
Fui em busca da Stratagemma, que teoricamente fica na Via dei Servi, 15R, pertinho do Duomo. Juro que passei umas cinco vezes por lá e nada da loja, ela simplesmente não queria aparecer para mim, eu devo ser indigna de visitá-la. Brincadeiras a parte, não sei o que houve, pois o site está em pleno funcionamento. Cheguei a pensar que fosse pela siesta e voltei em horários diferentes sem sucesso.

IMPORTANTE! Fique atento aos horários, pois muitas lojas fecham para almoço e nem sempre seguem um horário de funcionamento padrão.

Mas em compensação, na rua ao lado, encontrei outra loja incrível:

Dreoni Giocatolli
É uma das maiores lojas especializadas em brinquedos da Itália, aberta desde 1922!

Fachada by GoogleMaps

A princípio parece uma pequena loja, mas cada corredor revela uma nova sala que se estende por uma infinidade de nichos e tipos diferentes de brinquedos! Especializada em modelismo e artigos infantis, ela é um sonho!

Entrada: modelismo. (foto do site)
Corredores infinitos! (foto do site)

Infelizmente o acervo de jogos de tabuleiro é muitíssimo limitado, se restringindo a jogos para crianças e os já conhecidos jogos da Hasbro. O único que me chamou a atenção foi o Clue Harry Potter, mas que consegui me manter sã e devolvê-lo à prateleira quando vi o preço (€46,50).
A loja é decorada com os próprios artigos e há uma hilariante “escultura” de um cão de um metro de altura toda feita de Lego fazendo xixi. Adorei!

Dragão gigante de Lego. (foto do site)

Dreoni Giocatolli
Via Camilo Cavour, 17
Florença, Itália


TERCEIRA PARADA: ROMA                                                                                                              
     
E finalmente, a capital italiana, histórica, cinematográfica, belíssima com suas “fontanas” e sítios arqueológicos. Já consciente dos surtos consumistas e das ameaças de morte se voltasse de mãos vazias, tratei de ir atrás logo das lojas. Fiz meu roteiro turístico e a ida ao Vaticano estava relacionada com os jogos de tabuleiro. Por quê? Porque é vizinho a ele que está o paraíso! (sem trocadilhos) E de fácil acesso, fica próxima ao metrô Ottaviano.

Storia e Magia
Pela manhã tentei ir a Avalon, mas estava fechada. Felizmente fui informada pela comerciante vizinha que ela abria somente a tarde. Uma pequena alteração no roteiro e mais tarde voltaria. Quando retornei ao Vaticano, a caminho da Basílica, passando pela terceira vez na Via Ottaviano, um garoto me chamou a atenção por parar diante de uma armadura medieval e tirar uma foto. Acho que se ele não tivesse parado não teria visto, pois não tinha visto antes (ou a armadura não estava lá? É possível...) Devaneios à parte, a armadura segurava algo mais interessante que ela própria, um panfleto de propaganda de Harry Potter. Sorri mas segui adiante, quando então vi uma escultura de mago em tamanho natural. Duas vezes já era demais, já era destino. Resolvi entrar...

"Dumbledore" iluminando meu caminho :P

Nossa... simplesmente incrível! Não é uma loja de eurogames, mas um loja de colecionismo. Tudo sobre assuntos relacionados a magia, de duendes e a guerreiros templários. Para fãs de Harry Potter, Senhor dos Anéis, V de Vingança, Gladiador, e tantos outros! Espadas de todos os tipos, anéis e pingentes, verdadeiras jóias. Surtei!
Meu 1º surto: varinha linda da Mione!
2° surto: Chapéu Seletor!
É uma loja NADA econômica, mas prepare-se, porque não tem como não comprar algo... deve ter alguma magia nisso. ¬¬”

Para não dizer que não há jogos, eles possuem uma belíssima coleção de jogos de xadrez com as peças temáticas de guerreiros. Lindos! Tudo lá é lindo, loucura total.

Storia e Magia
Via ottaviano, 32
Roma, Itália


Avalon Roma
Fui rezar por meus pecados na casa do Papa, porque sabia que o crime a seguir seria ainda maior do que da loja que acabara de sair. De volta a Avalon, uma loja pequena, mas repleta de tesouros, fui recebida pelo dono, Giuseppe Gennaro. Nasce aqui uma amizade que espero que seja duradoura. Creio que fiquei lá por cerca de uma hora ou mais, e sem sombra de dúvidas foi o lugar em que fui melhor recebida. Escolhi bem onde gastar os suados euros!

Eu e Giuseppe com o jogo Constantinopolis.
A Avalon existe há apenas 3 anos, mas possui o knowhow de quem já trabalha com jogos há 17 anos! E para se estar tanto tempo nesse mercado é preciso mais do que conhecer, é preciso amar o que faz, e Giuseppe transparece isso ao contar cada história sobre os jogos, ao demonstrá-los, ou simplesmente conversando a respeito. 


Garanti meu VINHOS!!!!, uma expansão pro Carcassonne  e o Citadels da Lu. Enquanto procurava os itens da lista de pedidos, e já previa a minha morte, pois não tinha nada do que a Fabi pediu (só pediu coisa rara e difícil de encontrar u.u), ele acabou me apresentando algumas coisas ainda desconhecidas para mim. Começamos pelo Cin Cin (que acabei comprando pra Fabi), um divertido jogo para se jogar ou conhecer os muitos meios de se brindar ao redor do mundo, que exige memória, coordenação motora e velocidade!

Partimos para o Rock and Balls que é um jogo no mínimo inusitado, onde todos devem seguir um mestre que coordena os movimentos como numa dança sincronizada. Mas exigia MUITA coordenação motora para o meu padrão e de meus companheiros desbussolados (na hora pensei no Dani fazendo cara de desespero XD).

Em seguido vimos o Constantinopolis , que é um jogo italiano, lançado em dezembro último, de autoria do Giancarlo Fioretti e produzido pelo próprio Giuseppe, pela Fantasy Flight Games, entre outras grandes empresas. É um jogo bem do estilo que eu gosto, com produção e comercialização de mercadorias na antiga Constantinopla, com um design legal que enche os olhos, para duas a cinco pessoas. Uma partida dura cerca de 1h30 e custa €49,00. Fiquei tentada a trazer, mas faltou espaço na minha mala (que realmente estourou quando chegou aqui.)

Detalhe do jogo Constantinopolis.
Jogamos uma partida rápida de Zombie Dice, divertido e prático jogo de zombies, sem limite de jogadores onde você (zumbi) deve comer cérebros e fugir dos tiros para continuar vivo, ops, morto-vivo.

A loja é bem movimentada, mesmo para uma tarde de segunda-feira chuvosa. Pude notar que Magic aínda está em alta por lá (outra especialidade da casa e do dono). Falamos sobre mercado e me espantou saber que a mentalidade italiana não está tão distante da brasileira nesse ponto. Lá ainda se difunde a máxima de que jogos são brinquedos para crianças. A diferença é que existem algumas, ainda que pequenas, lojas fazendo frente a isso, enquanto aqui ainda estamos a ver navios e ainda aguardando que o Catan chegue às prateleiras das lojas.

Cinco jogos mais vendidos em 2010:

Três jogos mais vendidos em 2011:

Antes de ir, ainda tive contato com um novo trabalho, desenvolvido por um italiano, o Irondie, um jogo a base de uma série de dados metálicos e incrivelmente artísticos! Apesar de não possuírem a forma usual e retilínea de um cubo, funcionam perfeitamente bem, e são lindos! Pode-se adquirir um set por cor, com nove dados diferentes para o jogo ou simplesmente para colecioná-los. (www.irondie.com)
(foto do site)

A Avalon também abre mesas aos sábados, livre para quem quiser jogar ou conhecer novos títulos. Infelizmente era hora de ir, mas com certeza, em outra volta, passarei por lá, melhor dica!

Avalon Roma
Vialle delle Milizie, 86
Roma, Itália


Minhas peripécias terminaram por aqui. Então, se estiver passeando por lá, agora já sabe aonde ir! ;)

Um comentário:

  1. Vou mudar para Itália agora no meio do ano e gostaria de saber se encontro os jogos de tabuleiro que tenho aqui no Brasil, como por exemplo : war, jogo da vida, banco imobiliário e outros.
    Obrigado

    ResponderExcluir