11 de fev. de 2020

México: guia de compras!

Arriba! "Vou ao México, onde posso encontrar os melhores jogos e conhecer a trupe dos boardgames?" 
Assim como eu, sei que muitos quando viajam tentam conhecer um pouquinho do hobby por onde passam. Esse mês estive pelas terras de Cantinflas e também dei um oi pro Chapolin 💓Colorado (#sqn), e claro, não podia deixar de dar uma olhadinha no que anda acontecendo no cenário mexicano.


À esquerda, Sala de Jogos, e à direita, fonte do "chapolin", ambos no Castelo de Chapultepec
 (Chapultepec = chapolin = gafanhoto) :) 


  CIDADE DO MÉXICO                                                                                                                   

Capital cosmopolita onde a tradição e o contemporâneo se encontram, a Cidade do México é uma grande metrópole que abraça diversos grupos. Apesar de ficar um certo tempo na cidade, os passeios foram corridos e não consegui visitar tantas lojas de jogos quanto gostaria. Mas a cidade tem uma farta opção de "tiendas", distribuídas desde o centro até as badaladas regiões de Roma e Condessa, ou seja, em algum lugar que você passe, vai encontrar alguma loja.

Se estiver no Centro, não deixe de ir a tienda El Duende (https://www.elduende.com.mx/), fica pertinho do Palácio de Bellas Artes, de um lado da rua você encontra o FrikiPlaza, é uma grande galeria com lojas de eletrônicos, mas especializa no mundo geek, com videogames e acessórios, e do outro lado da rua, o Pikashop, onde está El Duende com os jogos de tabuleiro. Além de loja, eles contam com espaço para jogar e atelier de pintura e modelismo! 



El Duende
Plaza Pikashop, 4to piso
Eje Central Lázaro Cárdenas 12
Centro Historico, CDMX



Se você curte as salas de enigmas (Escape Room), pode ir à Enigma Rooms (https://enigmarooms.mx/guadalajara.html), só na CDMX são três endereços diferentes, de Roma a Coyacan. A franquia conta com lojas em várias cidades do país.


  GUADALAJARA                                                                                                                                

Outro grande centro do país, Guadalajara mantém as vantagens de uma grande cidade, mas com um ar mais tranquilo, sem tanta correria. Como minha estada na cidade foi menos corrida, porque vim mais para pesquisar do que turistar, consegui visitar com calma dois cantinhos que eu recomendo.

Gosto de assuntar com o pessoal o cenário local, saber o que as pessoas andam jogando, qual o perfil dos jogadores. Em Guadalajara, apesar das lojas estabelecidas e ter um público fiel, como também temos no Brasil, existe uma limitação idiomática que restringe um pouco o acesso aos jogos que não possuem regras em espanhol, desse modo, os mais procurados acabam sendo as publicações da Devir. Por outro lado, o público se concentra em dois nichos, os jogos de cartas (Magic the Gathering) e o que chamamos de jogos light ou introdutórios: Catan ( o rei supremo), Dixit, Ticket to Ride e Zombicide são os carros chefes na pedida do público. Em relação a valores, me pareceu bastante similar ao mercado brasileiro.

Se quer comprar algum jogo pra trazer pro Brasil, vá ao El Reino de los Juegos (https://www.elreino.mx/), sem dúvida Alejandro e Irvin irão te atender muito bem. Além dos jogos, eles também tem material para pintura de miniaturas e cenários. A loja fica numa ruazinha com carinha de bairro do interior que conta com um cineminha inusitado, só indo lá para ver, além de ser bem próxima da Igreja Expiatório do Santíssimo Sacramento, um belo exemplar neo-gótico a se visitado. 





El Reino de los Juegos. Na última foto, Alejandro e Irvin.

El Reino de los Juegos
Prisciliano Sánchez, 738
Americana, Guadalajara


Apenas algumas quadras dali, você vai encontrar a BoardGeekZ (https://www.facebook.com/boardgeekz/), local em que a galera se reúne para jogar. A loja abre todos os dias da semana e vai até a noite, conta com um espaço considerável para mesas, então, não tem erro, querendo, é só chegar! Não há taxa para uso do espaço. Eles contam com um pequeno acervo disponível para uso no local, e alguns exemplares para venda. O foco da loja é o público de Magic, mas tem espaço para todos.
Quero agradecer aqui a simpatia com que a Metzli me atendeu e pacientemente respondeu a todas as minhas perguntas, rsss. 

A simpática Metzli na BoardGeekZ


 À esquerda, jogos liberados para uso, e à direita, jogos para venda. 

Salão liberado pra jogatina.

BoardGeekZ
Av Enrique Díaz de León Nte, 50
Americana, Guadalajara

Passeou pelo México e conheceu algum lugar diferente? Deixar nos comentários ;)


Um comentário:

  1. Que demaisssss, amei conhecer um pouco do que os mexicanos andam jogando! heheheh parabéns pela matéria, toda a gratidão pelo gosto em compartilhar!

    ResponderExcluir