1 de mai. de 2014

Bolos de tabuleiro

Bolos de tabuleiros.... jogos no tabuleiro... tabuleiro de bolos... ihhh isso tá ficando confuso!

Quem nunca quis ter seu bolo de Catan? Atire a primeira pedra quem...
A verdade é que existem muitos bolos por ai sendo feitos inspirados nos jogos, desde sempre. Enquanto procurava uma imagem para ilustrar o post anterior do aniversário do Desbussolados, me encantei com a diversidade e resolvi compartilhar com vocês.

Segue abaixo uma seleção, sem preconceitos, do que rola pelas mesas de aniversário dos gamers mundo afora. Quem sabe você não se inspira a fazer o seu? ;)

Começando com a empresa que mais gerou bolos de aniversário temáticos. Sim, ela que domina o mercado dos jogos casuais desde o início do século passado, a Hasbro.

CATEGORIA HASBRO
Subcategoria Detetive

O detetive, ou Clue, de longe tem os bolos menos chamativos visualmente, pra não dizer outra coisa. O que é uma pena, pois esse era meu jogo favorito quando criança, ao lado do Jogo da Vida.


Subcategoria Scrabble



Outro queridinho do pessoal, pelo uso das letras, é o Scrabble, que na época dos meus pais se chamava Mexe-mexe! Nesse não tem muito no que inovar, basta caprichar na declaração. ^^

Subcategoria Jogo da Vida


Disputando o destaque com o Monopoly, o Game of Life já celebrou muitos aniversários por aí! Recebam seus presentes! Com o trocadilho óbvio de ser o "jogo da vida", acaba sendo uma das principais escolhas dos aniversariantes.

Subcategoria Monopoly



Também conhecido no Brasil como Banco Imobiliário, o Monopoly é o vice-campeão de bolos. Provavelmente uma lavagem cerebral depois de tantas horas jogadas sem ver o final do jogo. (alguém já terminou uma partida disso?). Com diferentes níveis de criatividade, é um dos temas mais explorados. Adorei a versão "Sair da Prisão" à direita, pra mim, o campeão de originalidade!

Subcategoria Candy Land


Sim, ele é imbatível! Como resistir a esse mundo cor de rosa de sabores? Um universo feito de doces pra se explorar a criatividade, e aqui os boleiros se soltam e criam maravilhas.
Nunca joguei Candy Land, mas confesso que toda vez que assisto a Detona Ralph, consigo sentir o cheiro de truti-futti no ar quando chegam a fase do Candy Rush! Então, taí, o bolo mais doce dos bolos!

Subcategoria Indecisos



Esses são para aqueles que gostam de jogos, mas não sabem dizer qual, quer sempre um pouquinho de cada, self-service, nunca a la carte.

Subcategoria Esdrúxulo

Ok, não sei nem se isso deveria ser considerado um jogo, mas, tá no BGG, então a gente coloca. Operando leva com louvor a categoria esdruxulidade! O pior é ter descoberto que existiram várias festas com esse bolo. Eca!







CATEGORIA CLÁSSICOS

Representando os clássicos, destaco o Xadrez e o Gamão, nas suas formas mais fiéis e mais alegóricas. O Xadrez, inclusive, merecia uma subcategoria de personagens.





CATEGORIA LAS VEGAS

O quê? Baralho não é tabuleiro? MAS É JOGO! E quem nunca viu Luciana Azevedo ir de "all in" não sabe o que é Texas Holden! XD

Taí, representando o vicio na sua pior forma, Poker!



CATEGORIA ANOS 80

Subcategoria Mario Bros



Ele é o supra-sumo dos videogames, e faz bonito em qualquer mesa de aniversário! Mário de todas as formas pra vocês!

Subcategoria Pacman

Se Mário reina na Nintendo, Pacman reina no Atari. Alguém quer uma cerejinha?

Subcategoria Sou Cool, sou Vintage!

Cubo Mágico, senhoras e senhores! E esse deve ser impossível de solucionar!

CATEGORIA JOGOS MODERNOS


Qual seu jogo favorito? Quer um bolo dele? Acha que vai ser original? Cuidado, alguém já pode ter feito antes! De Agricola a Ticket to Ride, passando por Puerto Rico, Dixit e até Can't Stop!, todos já tiveram seu dia de vedete.

Subcategoria Carcassonne

Discreto como ele é, não ostenta, mas está em muita mesa por ai! Carcassonne é versátil, do aniversário ao casamento! 

Subcategoria Catan


Todos piram com ele, que um dia irá bater os jogos da Hasbro. Há Catan para todos os gostos, do tradicional ao moderno, e até ao vegetariano, ugh... #beijinho_no_ombro


CATEGORIA iCOISOS (*)

E para encerrar, eles não podiam ficar de fora! Os apps que dominam os celulares e as redes sociais! Candy Crush e Angry Birds!

(*) como diz o Cacá ^^


E eles são muitos e muitos mais! Se inspirou? Fica, vai ter bolo!


Um comentário: