10 de set. de 2012

Rave Lúdica

Por Lu Azevedo

E seguindo os eventos lúdicos do início de setembro, enquanto rolava joga em Niterói e na Barra, o alto Tijuca, também conhecido como Rocha, fervia numa Rave Lúdica! Na sexta-feira (31/8), às 20hs, desembarcou no aeroporto Santos Dumont um ilustre personagem gamer: Daniel Espínola (Heavy Games Brasilia). Mas este não veio para ver as belezas da Cidade Maravilhosa e sim para se trancar num apê com mais 4 cabeças e jogar os mais variados board games. Isso mesmo, ele veio direto da capital para saciar seu vicio! Eu tive uma recaída total e embarquei nessa também...
 
ECLIPSE
 2 a 6 jogadores / +14 / 120 min
 
No primeiro dia da rave, na própria sexta, para abrir os tabalhos começamos com uma mesa de Eclipse com 6 jogadores, todos de alienígena. Como Cacá declinou do convite, Bruno foi solicitado de emergência e compareceu para tristeza dele mesmo. Ele ficou com a raça pancadeira, Fel com a da tecnologia, Victor com um porradeiro também, Daniel tinha que manter preservados vivos os alienígenas, eu estava com a frágil planta e Warny com outra raça bélica. 

Warny, Bruno, Fel, Victor e Daniel
A partida foi boa, o tempo não excedeu ao bom senso, não houve muito down time, mas houve segmentações no espaço. Por exemplo, do meu lado eu não via nada que estava acontecendo no universo paralelo do Fel. Todas as raças estavam na mesa e rolaram muitas batalhazinhas. Victor atacou Daniel na segunda rodada; Bruno atacou o Warny na terceira rodada; Warny atacou o Bruno em todas as rodadas que se seguiram; Fel atacava os aliens que estavam em seu sistema e depois foi em direção ao centro da galáxia; eu fiquei na diplomacia entre meus vizinhos na tentativa de expandir pacificamente.  
Victor triunfou!


HIGH FRONTIER
2 a 5 jogadores / +12 / 180 min
 



Fomos dormir próximo do sol nascer e no dia seguinte, sábado (1/9) quando acordei já havia uma mesa montada de Hight Frontier com Victor, Fel e Daniel. 




Foi uma partida tensa, Daniel conhecendo o jogo e Fel vivendo sua segunda experiência contra Victor que tem um grupo que se reúne uma vez por mês para jogar. Mas houve um tipo de player elimination entre Victor e Fel que já não estava indo muito bem e a partida foi interrompida com vitória do Daniel que parece ter entendido muito bem o jogo.


KINGSBURG
 2 a 5 jogadores / +13 / 90 min




Gian chegou para montar uma mesa comigo e o Warny e resolvemos conhecer o Kingsburg, famoso por introduzir a mecânica de alocação de dados. Foi uma partida acirrada. 


Lu, Warny e Gian
 O jogo tem uma certa curva de aprendizado e Warny se manteve a frente todo o tempo. Eu e Gian não demoramos para pegar a malícia do jogo e ficamos na cola dele. Apesar de gostar muito do jogo, não levamos a vitória e  Warny venceu.

HAWAII x ROCK BAND 
 
Victor foi apresentar Hawaii para o Fel e Daniel, enquanto eu, Warny e Gian fomos nos aventurar no Rock Band 3. Um jogo do Playstation onde cada jogador fica um instrumento acompanhando as notas musicais lançadas na tela. Com Warny na bateria, eu na Guitarra e Gian no vocal botamos pra arrassar... Ou não! 




Assim que acabou o Hawaii com vitória do Victor os meninos vieram para sala e a banda foi refeita varias vezes... Mas o momento auge da noite ficou com o Fel no teclado, Warny na bateria e Victor no vocal cantando Bohemian Raphsody e Every Breath You Take. Victor gostou tanto que está pensando em se apresentar no Big Bang em Botafogo, um pub que tem uma banda no karaoquê. Aguardem...

GRAND CRU
2 a 5 jogadores / +12 / 90 min
 


Para retomar aos trabalhos fomos redivididos e fui jogar Grand Cru com Fel e Daniel enquanto tematicamente degustava um vinho tinto suave. Fel e Daniel conheciam o jogos mas lhes faltou malicia. Me deixaram fazer um combo de tiles especiais que me rendeu a vitória, apesar deles não terem ficado muito atrás. 


 Recentemente percebemos que jogamos com uma regra errada, a garrafinha se movia a cada jogada e não a cada rodada, o que acabou adiantando o tempo e a partida ficou super arrochada (por minha causa mesmo... ops!). Ainda assim Grand Cru é um grande jogo.
Vitória da Lu!


LONDON
                                       2 a 4 jogadores / +13 / 90 min

Bruno havia chegado e foi jogar London com Warny e Victor. Desta vez não houve ataques bélicos entre o eixo Bruno e Warny. Mas o jogo pareceu apertado com a possibilidade de vitoria do Warny mas não teve jeito, Victor levou mais essa.





DIXIT ODYSSEY
3 a 12 jogadores / +8 / 30 min



Pra encerrar a noite a fim de dormir mais cedo e começar a jogar mais cedo no domingo, Daniel de Brasília sugeriu uma partida de Dixit para integrar todo mundo. Não poderia ser diferente, foi uma partida divertida apesar das poucas piadas internas, mas houve padrões: Bruno que sempre pontuava. Warny tendo sempre sua carta vetada pelo narrador. Victor com sua inesquecível sonoplastia, divertidas e assustadoras ao mesmo tempo. Daniel ‘what ever’. Eu sempre na lanterna. 


E Fel foi o coelhinho vencedor da noite!


DRAKO
2 jogadores / +8 / 30 min




Entre sábado e domingo ainda rolaram algumas partidas de Drako, mas eu não acompanhei por estava recuperando minha beleza para o dia seguinte.





GOA
2 a 4 jogadores / +12 / 90 min


Pela manhã, Bruno e Fel haviam nos deixado e fomos apresentar dois jogos brilhantes para o Daniel. Primeiro Goa. Jogo que requer certa curva de aprendizado para saber se posicionar nos leilões. Daniel que não ouviu uma palavra da explicação (atormentado pela fome), lutou para compreender o jogo jogando. Não foi start player nenhuma vez e acumulava navios a perder de vista, mas fez boa pontuação e parece ter gostado do jogo. 


 Victor, que por 6 rodadas consecutivas foi o start player, jogou sempre com ações extras e fez uma excelente pontuação. 


PRINCES OF FLORENCE
2 a 5 jogadores / +13 / 90 min


E antes que o avião partisse, encerramos as atividades lúdicas com o clássico Princes of Florence. Jogamos com a expansão dos personagens que enriquece muito mais o jogo. 



 Foi uma partida disputada, um passando o outro, todos correndo contra o tempo para que o Daniel não perdesse o vôo. Mas deu tempo e deu certo,  finalizamos a partida com vitória de virada do Victor.


Adendo: No sábado também houve uma partida na casa do Bouzada com Roads of Boats. Mas não havia nenhum Desbussolado infiltrado nesta joga para fazer o report.
O balanço do primeiro final de semana lúdico de setembro foi muito positivo na cidade do Rio de Janeiro com diversas casas recebendo diversos jogos e o hobby sendo propagado!

Lu Azevedo retornando ao vício...


5 comentários:

  1. Foi muito legal mesmo! Só jogaço! Fiquei curioso com a expansão do POF. É a expansão da caixa da Alea?

    Wykthor passou o carro em geral mas no Hawaii eu ganhei por UM pé de desempate :p

    Certamente o Hawaii foi a grande surpresa da noite, entrou na wishlist e tudo.

    O Drako eu tomei surra do Daniel numa partida bem disputada.

    E eu renomearia para "Rave de elite" pois só rolou jogaço!

    Ficou ótimo o report, Lu!

    ResponderExcluir
  2. Entao quer dizer que Victor foi retirado de seu trono 'fazedor de voltinhas' levando um pe na bunda do Fel???

    Me sinto vingada! Obrigada Fel... que ganhou no Hawaii com um pe de vantagem!!! ;-)

    ResponderExcluir
  3. Ficou IRADO o post Lu!!! Valeu demais pelo fds com vocês e espero retribuir um dia por aqui em Brasília! Vou publicar um report no site da Confraria Lúdica assim que arrumarem por lá! Bjos!!

    ResponderExcluir
  4. Uma verdadeira maratona das boas! Aqui no RS estamos nos organizando para fazer uma maratona, mas de determinados jogos, como Descent e Conflict of Heroes. Parabéns aos players que pelo visto a diversão foi boa!

    ResponderExcluir
  5. Pô, hoje só que vi o session report. Ficou show, Lu! O Fel está certo por ter ganho no criterio de desempate do Hawaii, mas o mérito de ter sofrido DUAS voltas em um jogo continua sendo seu naquela partida de Hawaii ;)

    Ah, e eu não ganhei o PoF, não. Não teve vitoria minha, muito menos virada rsrs. Foi o Warny quem ganhou.

    Daniel: apareça por aqui de novo.

    ResponderExcluir