3 de abr. de 2012

Ressaca Lúdica de Domingo

Depois de um sábado regado a boas partidas, me juntei ao clã Abbondati para fecharmos a semana em saldo super positivo. Lucia, como sempre, nos brindou com suas artes culinárias e depois fomos jogar.

LAST WILL
2 a 5 jogadores /+12 / 75 min

“Como seu último desejo, seu tio rico afirmou que todos os seus milhões iriam para o sobrinho que melhor puder desfrutar de seu dinheiro. Como saber  quem será o sobrinho que ficará rico? Será dado, a cada um, uma grande quantia de dinheiro e quem  gastá-lo primeiro será o herdeiro legítimo.”

Comecei apresentando o Last Will a eles. Sim, ele virou a nova figurinha repetida do grupo. A primeira partida jogamos completa, com 5 jogadores, eu, Bárbara, Lucia, Lucas e Lucio. Depois de várias piadas depois sobre "titio" e das explicações, iniciamos.

Um começo meio truncado, com muitas cartas boas ficando pra trás, o que é natural numa learnsession com 4 novos jogadores, mas do meio da partida em diante, eles já tinham pego o ritmo. Lucio resolveu testar uma vertente investindo apenas em "Helpers" muito interessante. No final da partida ele estava gastando muito dinheiro sem precisar de mais do que 2 ações. Eu comprei uma fazenda, pela primeira vez, para ver se era mais interessante que mansões. Bárbara investiu em combos de teatro. Lucas e Lucia também compraram fazendas e perto do final começaram a tentar a tática do Lucio. 

Tabuleiro no meio do jogo.

Apesar de Lucas estar com 2 fazendas, ele conseguiu boas cartas para gastar em combo, e nós dois estávamos mais próximos da falência. O placar final foi muito bom para uma primeira partida, mas nada se compara a segunda.

Colocação:
Renata $ -4
Lucas $ 4
Lucio $ 8
           Bárbara $ 12
           Lucia $ 19
Lucas gastando a rodo!
Já na segunda partida, usamos a configuração para 4 jogadores, sem a Bárbara, e o tabuleiro intermediário que permite a compra de mais um extensor e uma carta provou fazer muita falta! Fizemos uma revisão de cada carta o que ajudou a dar mais confiança a todos para a próxima partida, competindo de igual para igual.

Todos aprovaram a tática do Lucio, que comprava em média 6 cartas de Helper por turno, conseguindo ajudantes ma-ra-vi-lho-sos! Ele investiu novamente nessa idéia, agora já mais consciente, e foi bombástico! A partir do terceiro turno já tinha uma renda negativa de fazer inveja, gastando horrores sem sacrificios. Eu fui por um caminho novo, sem propriedades, tentando combar cartas de evento com cartas de muitas ações, mas ela se mostrou dependente demais de cartas especiais difíceis de se conseguir. Lucas e Lucia investiram novamente em propriedades, mas também em ajudantes. A partida foi muito mais disputada, e quase conseguimos terminar no 6º turno, Lucio estava com 1 e eu com 4. Mas a essa altura ele já tinha um gasto fixo de 19 dinheiros O.O" e a disputa ficou pelo segundo lugar.

OBS importante: ambas as partidas foram iniciadas com 70 pounds.

O que achei interessante é que o jogo possui vários níveis de compreensão e muitas estratégias possíveis.


Mesa BOMBÁSTICA do Lucio ao final do jogo.
Resultado histórico!

Colocação:
Lucio $ -21
Renata $ -15
Lucas $ -8
           Lucia $ -8
           
JAMAICA
2 a 6 jogadores / +8 / 45 min
"Henry Morgan torna-se governador da Jamaica, e convida todos seus companheiros aposentados e camaradas-em-armas para juntar-se a ele no Grande Desafio, uma corrida em torno da ilha, e ao final o capitão com mais ouro é declarado o grande vencedor."

Fechamos com Jamaica, pirataria muito divertida e facílimo de jogar. Iamos apenas ler as regras mas acabamos encarando a partida com 3, eu, Lucas e Lucio. Gamei na arte das cartas de jogador!

O jogo começou tenso, com escassez declarada e tudo mais, mas logo pegamos uma calmaria danada, porque os dados estavam saindo muito baixos para navegar. Consegui ganhar uma dianteira e fui em busca dos tesouros, seguida de perto pelo Lucas. Lucio ficou encalhado numa ilha sem conseguir progredir muito. De repente os ventos viraram a nosso favor e começamos a navegar muito rápido, cobrindo metade do tabuleiro em dois turnos! Os combates começaram a ficar mais frequentes agora que todos estavam emparelhados, e ter um bom estoque de pólvora seca se mostrou ser muito útil.

A disputa final ficaria por conta dos tesouros! Todos conseguimos chegar a Port Royal, mas Lucio estava falido. Lucas tinha uma quantidade enorme de dobrões, mas eu consegui acumular três cartas de tesouro que me deram 17 pontos a mais.

Divertido Jamaica.
Terminamos a partida com a promessa de jogá-lo novamente com 6 pessoas, e intimo o Celso Nascimento a comparecer, pois queremos "sangue"! ^_^  Vai ser combate, derrama e escassez que não acaba mais!

Colocação:
Renata 42 pontos
Lucas 38 pontos
Lucio 15 pontos
          

2 comentários:

  1. Oi Rê... excelentes escolhas mesmo... o Jamaica é um dos jogos de corrida mais divertidos que tem... com 6 ele fica muuuuito bom...

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Cacá. Imaginei que ficasse mesmo, porque andamos muito solto. Com mais jogadores, vamos disputar aquele mar a tapa, ops, a bala de canhão! ^^

    ResponderExcluir