31 de mar. de 2012

Viagem pelo Mundo

[publicada na Ludo Brasil Magazine nº13]

Dando continuidade a nossa resenha do mês passado, depois de "Ticket to Ride", achei justo apresentar um jogo brasileiro digno de nota que também traz a tona o tema “viagem”. Mas, ao invés de conhecer apenas poucos países por vez, que tal  uma "Viagem pelo Mundo"?

Objetivo do jogo:
Realizar uma viagem pelo mundo e ser o primeiro a voltar ao seu ponto de partida, depois de visitar 9 cidades.

Abrindo a caixa - componentes:
1 tabuleiro  
4 peões 
4 fichas 
132 cartas 
1 dado  
1 manual de regras  



O tabuleiro é dobrável em quatro partes e uma superfície mais firme seria melhor recomendada que a gramatura de papel cartão utilizada, mas não compromete o funcionamento do jogo. Apenas ao longo do tempo, com o uso, suas bordas se desgastam e pode comprometer o encaixe perfeito das partes. O verso do tabuleiro possui o emblema do jogo impresso em cada uma das partes o que adiciona um toque de cuidado da empresa.

 
Os peões tem o corpo transparente, o que foi uma ótima ideia ao permitir que se veja o que está sob ele, neste caso, as cidades. As fichas são de plástico, pequenas e adequadas ao tabuleiro.

As cartas são rígidas o bastante, e o interessante é que, na parte frontal contém as informações e rotas para o jogador, em 4 cores e superfície laminada, enquanto que no verso, traz informações e curiosidades sobre a cidade em questão o que ajuda a enriquecer os conhecimentos de quem está jogando. Essa parte é fosca e com impressão preto e branco, o que cria um contraste com a frente e não atrapalha o jogo.

Importante dizer que as cartas vêm em dois decks separados e presas por enlace plástico (como no Coloretto), ao contrário da moda de outros fabricantes em mandar as cartas para serem destacadas, o que é péssimo, além de correr o risco de rasgarem, ficam marcadas e seu manuseio é difícil. Ponto para a Grow.

O manual de regras é uma folha A4 em preto e branco, visualmente desfavorável, mas com exemplos ilustrados das regras, típico “padrão Brasil” que poderia ser mudado.

Mais um ponto para o berço do jogo, no tamanho certo para acondicionar as cartas e as peças no saquinho plástico, além de possuir uma ilustração colorida que dá um charme a mais.

O Jogo:
O deck de cartas é dividido em 3 cores: vermelho, verde e amarelo. Cada jogador recebe uma carta inicial, de cores diferentes, que será seu ponto de partida no roteiro. Em seguida, todos devem receber mais 8 cartas, de modo a ficarem com três cartas de cada cor.  
 
Essas nove cartas serão o itens do roteiro que o jogador precisa montar. Aqui fica a parte estratégica do jogo. Cada um deve analisar qual a melhor rota para percorrer todas as cidades e retornar a cidade original. Todas as cartas possuem coordenadas de letra+número para auxiliar sua localização no mapa. Outras possuem aeroportos que agilizam sua viagem, e por fim, algumas possuem ações no verso que podem ajudar ou atrapalhar o jogador. Cada um deve avaliar todas essas informações para construir sua rota.

Além disso, as ações de outros jogadores podem vir a interferir nos seus planos, é quando se necessita de jogo de cintura para readaptar sua estratégia inicial, às vezes, precisando alterar seu planejamento de rota inicial. Com dois jogadores, a partida fica bem leve, mas com 3 ou 4 (que considero ideal), é preciso muito rebolado pra conseguir completar a sua rota, que provavelmente precisará ser alterada ao longo do jogo.

Os aeroportos são grandes facilitadores para se cobrir longas distâncias e usá-los com sabedoria é importante. Mas atenção, nem sempre é a maneira mais rápida de se chegar ao seu destino.

Considerações:
Considero este um bom jogo, com boa dose de cultura e informação, o que pode ser uma ótima ferramenta para crianças e adolescentes que possuam dificuldades com Geografia, e até mesmo adultos curiosos.

Apesar da movimentação ser em função da rolagem de dado, considero o fator sorte baixo, pois é possível sobrepô-la com uma boa tática e análise das suas cartas-cidade e posicionamento de seus adversários.

A rejogabilidade é alta, vista que depende das cartas sorteadas e da estratégia de cada jogador em como planejar sua rota, logo, por mais que retire cartas repetidas em diversas partidas, ainda estará construindo rotas diferentes.

O tema é de fácil assimilação e agradável a boa parte das pessoas, afinal, quem não gostaria de dar uma volta ao mundo e conhecer suas cidades mais famosas?

Proporciona bons momentos de diversão entre os jogadores, principalmente quando se ativa o “correr contra o relógio”, ou seja, algum dos jogadores dá sinal de que já está para concluir sua rota e os demais precisam agir rápido para retornarem ou impedir que esse jogador o faça.

Em suma, é uma boa pedida do mercado nacional e que ainda está a venda nas lojas, embora se mantenha bastante “obscuro”. Pode ser uma boa porta de entrada aos nossos tão falados "euro games" e figura sem problemas em uma boa ludoteca.

Informações adicionais:
2 a 4 jogadores
Acima de 8 anos
Tempo médio: 30 a 40 min
Valor médio: R$40
Publisher: Grow

9 comentários:

  1. Alguém possui as regras do jogo? Meus filhos ganharam o jogo e veio sem o livro de regras.

    ResponderExcluir
  2. E bem simples cada um pega uma carta de diferentes montes no mínimo seis a primeira carta é a sua origem daí você monta um roteiro que fique mais fácil para visitar todos os outros que você pegou podemos usar os aeroportos onde a viagem custa um ponto quem terminar o roteiro primeiro ganha e cada vez que tiraram um você tira a carta de sorte e as cartas podem conter alguma coisa para se fazer basicamente é isso

    ResponderExcluir
  3. E como uso o dado e as outras peças

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde,meu jogo veio com metade das cartas repetidas,diversas cartas como Paris,Roma,Londres etc vieram faltando,aconteceu com o jogo de alguem?Sabem dizer algum link q mostre todas as cartas pra poder imprimir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente entrar em contato com a Grow pra solicitar reposição de peças.

      Excluir
  5. Comprei usado e estão faltando 5 cartas: Sidney (J5), Tóquio (I3), Ancara (F2), Lisboa (E2) e Atlanta (B3) se alguém que tenha o jogo puder tirar uma foto frente e verso destas cartas. Assim posso fazer uma versão com os dados certos e jogar completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda precisa? Me manda um whats App 37998426909

      Excluir