28 de jun. de 2011

Feriado com Spaghetti

Chegando um report um pouco atrasado, mas ainda em tempo antes do encontro desta semana. Quinta-feira passada foi feriado, Corpus Christi, e aproveitamos pra invadir o espaço do Spoleto mais cedo. As 15 horas em ponto já estavam por lá eu, Paula, Leandro e Victor, e logo depois chegaram Luciana e Tony, Fel, e mais uma galera.

Apesar da casa não estar tão disputada como imaginei que estaria, o dia rendeu bastante e deu pra entrar em três boas mesas. A primeira, já combinada com antecedência, foi a partida de Vinhos, estreando meu joguinho recém comprado.

VINHOS
2 a 4 jogadores / +10 / 120 min

“Vinhos é um jogo econômico e de comércio sobre a produção de vinhos. Durante seis anos de colheitas, cultive seus vinhos, escolha as melhores variedades, contrate os melhores enólogos, participe de feiras comerciais e mostre aos seus oponentes que você é o melhor produtor de vinho no jogo.”



Esta seria minha segunda partida. A primeira tinha sido ótima, confirmando minhas expectativas positivas. Mas esta segunda foi uma surpresa. O jogo se revelou completamente diferente, dando provas de sua jogabilidade diversa. Enquanto na primeira partida, o clima ensolarado produziu diversas safras especiais, nesta partida Portugal estava sob a ira de São Pedro! Produção atrás de produção sofrendo as influencias negativas do clima tornaram o jogo super difícil e exigindo dos jogadores toda a habilidade para sair da crise e vencer.

São Pedro castigando com -2 direto!
Meu vinhedo completamente improdutivo...

Foi uma partida catástrofe para mim, mas nem assim deixo de gostar de Vinhos. Tony e Paula disputaram ponto a ponto o segundo lugar e terminaram empatados. E, como já deixou de ser novidade, Luciana dominando geral e se sagrando nova lenda dos tabuleiros, venceu com 10 pontos de vantagem! ^_^


FÜRSTEINFELD
2 a 5 jogadores / +10 / 60 min

Como um soberano jovem, você está cultivando seu pequeno ducado para fornecimento de bens para o cervejarias locais. Mas você ainda tem o seu maior sonho: o seu palácio pessoal. Venda água, cevada e lúpulo para aumentar a sua riqueza e  construir o palácio desejado.


A minha segunda mesa foi uma partida de Fürsteinfeld, totalmente novo para mim e o restante da mesa. Ficamos sob a batuta do Leo Rossi que só o tinha jogado uma vez. Completavam a mesa o Leandro, Paula e Peter.

Demorou para pegar a manha do jogo, mas na metade do processo consegui captar o macete e terminar na frente. Como diz o Leo, é como no Power Grid, não existe classificação, somente o 1º e os últimos. Saindo de um jejum sofrido, consegui ser a primeira e levantar minha auto-estima. ^_^

Paula e Leo Rossi. Só na estratégia!

Dicas: é muito importante o primeiro passo: quando retirar as 10 primeiras cartas, pense bem na ordem que as recolocará no baralho, de forma que as partes do palácio venham na seqüência certa com um certo tempo de construção entre cada uma delas. Em segundo, ganhe muito dinheiro no começo do jogo, pois conforme for construindo o palácio, perderá espaço para produção e começará a ter menos dinheiro. Deixe a sua fonte de renda principal (banco, ou ônibus de turismo) no último espaço, pois lhe renderá dinheiro até a última parte do palácio. Com essas dicas dará pra fazer uma ótima partida.

Apesar da vitória, o jogo não me agradou muito. Achei o tema “cervejaria com palácio” muito desparatado, seria mais coerente a produção de itens de construção (madeiras e pedras) do que água e cevada, mas enfim, pra quem se importa apenas com a mecânica não terá problema.


THE PRINCES OF FLORENCE
2 a 5 jogadores / +12 / 90 min

Você é um artista em Florença e precisa realizar trabalhos para agradar as duas maiores e poderosas famílias italianas, os Médici e os Borgia. Ganhe pontos de vitória realizando trabalhos de todos os tipos e ajudando a evoluir a cidade ao construir os palácios das famílias.


Pra fechar, já eram 21 horas e a cabeça já estava estourando de dor, mas encarei uma mesa de The Princes of Florence com a Lu e o Tony. Eles já tinham jogado uma vez, e o Victor e o Fel deram uma assessoria antes de começarmos. Rolou uma boa discussão paralela sobre jogos temáticos, mas fica pra outro post.

Lu conta os PV nos momentos finais do jogo.
Minha área de controle e trabalhos realizados.
  
Bom jogo, em que deve aliar mini-quests em forma, com leilões e um pouco de tétris para animar o tabuleiro. Confesso que estava sem expectativa nenhuma de me dedicar a essa partida, era a última da noite, muito cansada, mas o jogo me pegou. Lu disparou na frente como de costume, mas, por um erro de planejamento, ficou sem dinheiro uma rodada, e foi o bastante para que eu e Tony a ultrapassássemos. Ela, “The new legend”, ainda tentou uma reação, mas a disputa cabeça a cabeça ficou entre nós dois, e com a única carta de Recrutamento do jogo, peguei uma profissão de Tony e consegui colocar uns 10 PV de vantagem sobre ele para ganhar o jogo, lavando a alma e deixando os tempos de crise para trás. \o/

Enquanto isso, nas outras mesas rolaram De Vulgari Eloquentia, 20th Century, Stone Age, entre outras. 

Discussão calorosa no 20th Century.
Tabuleiro 20th Century.
Rony, Taly e Leo jogando Saint Petersburg.
Paula ensinando Stone Age.

17 de jun. de 2011

Spaghetti para todos os gostos

Ontem, quinta-feira, foi dia de Spaghetti das Peças. Como bem dito pelo Cacá, foi “A volta dos que não iam”. Já devia fazer quase dois meses que não ia ao Spoleto, e mais ainda que não comparecia ao Spaghetti. Atravessei a ponte “faminta” por jogos e cheguei lá pouco antes das 19h para ingressar numa mesa de Strasbourg.

 STRASBOURG
3 a 5 jogadores / +12 / 60 min

Bom jogo da safra 2011, é ambientado no século XV, onde famílias disputam pontos de prestígio em leilões por mercadorias, terrenos e igrejas. São cinco turnos com até 7 leilões cada. Cabe a cada jogador decidir se vai ou não participar com cartas de lances previamente separadas. Bem estratégico e com um pouquinho de sorte que pode ser contornada pelo modo como decide usar suas cartas. Foi a minha primeira partida, junto ao Bouzada, Rafael e Daniel, com vitória esmagadora do Rafael em 1 hora de partida. Para uma mesa de iniciantes, achei que foi ótima, mesmo tendo perdido. Em outra mesa, Cacá também levava outra partida, e o consenso geral é de que Strasbourg é uma boa pedida! 

Tabuleiro na penúltima rodada.

Rafael e Bouzada

A casa lotou! Fiquei espantada com o movimento em uma quinta-feira. Warny, Lu e Tony disputavam uma partida de Power Grid com mais duas jogadoras, Paulinha e Tati, que durou a noite toda, com vitória da Lu (Sabotadora XD), que saiu da mesa sendo aclamada como a nova lenda! Fiquem de olho!

Casal desbussolado: Tony e Lu
Power Grid

Gian conduziu uma longa partida do Twilight Struggle com Fel que foi embora cedo. 

Twilight Struggle

Marcos arriscou puxar uma mesa de God’s Playground as 21h da noite e não tive coragem. Peguei duas partidas lights e divertidíssimas com a dupla Bruno e Tati.

Caldas, Bouzada e Marcos em God's Playground.



COLORETTO
2 a 5 jogadores / +8 / 30 min

Divertido e rápido jogo de cartas e seu objetivo é formar o maior conjunto de cartas com 3 cores. Aparentemente simples, mas que exige estratégia na hora de distribuir as cartas na mesa e recolhê-las para a sua coleção, evitando pegar mais do que três cores diferentes. Nossa animação espantou a mesa do Cacá que rolava um Artus. O que pra mim só faz reforçar a máxima: a diversão está em quem joga! ^_^



CITADELS
2 a 8 jogadores / +10 / 60 min

Em seguida, Bruno e Tati me ensinaram o Citadels, um jogo de administração de personagens e construção de edifícios numa cidade medieval. Vence aquele que conseguir mais pontos depois que alguém completar 8 edifícios. Assalto, assassinato, destruição, mágicos, bispos, arquitetos, mercadores e um rei, claro, integram o jogo.
Saiba ganhar dinheiro e administrá-los em boas construções para se sair bem. Também recomendo. Ah, sim, vitória esmagagora da Tati ^^


Novos desbussolados: Bruno e Tati com Citadels

Outras mesas que rolaram: Bang, Shogun, The Speicherstadt, Warhammer: Caos in the Old World

Artus
The Speicherstadt
The Speicherstadt
Warhammer: Chaos in the Old World

Valeu para matar a saudade e ver o corte de cabelo novo do Shamou (ficou bom mesmo! ^^).   
Até a próxima.

PS.: Agradecimentos ao Fel pelas correções ^^

Jogo da Vida – Famílias Modernas

Este mês foi o dado um passo que talvez seja um dos mais inovadores da indústria de jogos no Brasil nos últimos tempos. Antigamente via-se com mais freqüência a interação de brinquedos e outros produtos associados a marcas para promoção. Hoje em dia, quando raros chaveiros são oferecidos, ainda é preciso se pagar um preço bem alto (junte tantas coisinhas, pague mais alguns reaisinhos e você “ganhará” este lindo “brinde”).

A Nycomed, empresa farmacêutica, através da marca/produto Nebacetin, colocou a disposição de seus consumidores, 39 mil unidades do “Jogo da Vida – Famílias Modernas”, bastando que para isso o interessado custeasse o frete para a sua residência. Disposta a ter contato com o produto e avaliá-lo, fiz meu pedido e agora o relato.

Em apenas 4 dias úteis a encomendo chegou em perfeito estado. O jogo é produzido pela própria Estrela, detentora da linha “Jogo da Vida” (não confundir com o “Game of Life” da Hasbro – longa história). O padrão de qualidade dos componentes é razoável, estando de acordo com os produtos atuais do mercado brasileiro (infelizmente inferiores aos antigos jogos lançados da década de 90 para trás e dos importados). Somente a arte do jogo não me agradou tanto, mas isso não altera sua jogabilidade.

Jogo e componentes
Mas o maior mérito dessa ação vai além da promoção afiliada aos jogos, ou a possibilidade de se adquirir um jogo caro pelo ¼ de seu preço de mercado. Seu maior trunfo é a sua temática! De Simpsons a Bob Esponja, da família tradicional à família MODERNA. Esta é a grande sacada, transpor para um jogo criado na década de 60, uma realidade bem diferente, onde os personagens deixam de ser apenas qualificados em um padrão de escolha de vida, mas passam a assumir seus papéis como filhos de divorciados, filhos adotivos, gays e independentes. É claro que o jogo também possui algumas mudanças para atender ao patrocinador, e temos as “cartas Nebacetin” com as propriedades curativas da pomada; e os pinos de jogadores passam a ter diversas cores diferentes e não apenas azuis e rosas.



Para quem se interessou e quer saber mais, basta entrar no site da campanha e solicitar a sua unidade, ou enviar para alguém de presente. Eles dispõem de duas opções de frete. O meu para o Rio, via PAC, saiu em torno de 20 reais.
Um ótima oportunidade para rever os conteúdos dos jogos, das formas de se fazer promoção no país e adquirir um jogo, que nas lojas, estão aquém da realidade de consumo brasileira.

10 de jun. de 2011

Itália: guia de compras


Mês passado tive o prazer de conhecer a Itália, e como não podia deixar de ser, reservei um bom tempo para ir em busca de lojas de jogos de tabuleiro e afins. Abandonei meus amigos do Spagueti no Spoleto para conhecer a verdadeira pasta italiana. (brincadeiraaa!!!) Fiz uma boa pesquisa e parti com uma lista de lojas a serem visitadas. Infelizmente não consegui ir a todas, mas seguem abaixo as opções bem representadas. (clique nas imagens para vê-las maiores)
 
PRIMEIRA PARADA: MILÃO

Capital da moda italiana, Milão é uma das economias mais ricas do mundo! Mas eu não estava lá para isso, e entre um museu e outro, me deparo com a primeira loja encontrada por acaso:

Games Workshop

É uma loja especializada em War Games e confecção de miniaturas. Como jogos de guerra não são meu forte, não posso falar sobre muito o que vi. Mas pra quem gosta de Warhammer será o paraíso! Eles tem uma variedade incrível de produtos da franquia para todos os gostos.

Fachada by GoogleMaps 
Coleção de Warhammer
O que mais me chamou a atenção foram as miniaturas. Além de uma grande variedade para compra, eles oferecem um curso de pintura das mesmas na própria loja. Pude acompanhar o trabalho enquanto estava lá e bem fiquei na vontade de fazer também. Além de ter também tardes de jogatina liberada no próprio espaço.

Miniaturas, uhuu!

Games Workshop
Via Torino, 68
Milão, Itália


Giochi di Grandi
Esta foi uma das que eu saí do Brasil com o endereço anotado no caderninho. Acabou ficando para o último dia e que trabalho me deu para achar... Andei uma boa meia hora por entre ruas e vielas de um sábado ensolarado até dar de cara com uma porta fechada, de um outro negócio. Com a decepção presa na garganta, não desisti e comecei a circular pelas ruas no entorno. Minha busca foi recompensada! A loja havia mudado de endereço e por sorte estava aberta!

A principio estranhei. Era uma pequena vitrine com jogos de tabuleiro tradicionais como xadrez e gamão. Um senhor atrás do balcão com quebra-cabeças. Mas o nome estava correto e eu tinha referências anteriores. Resolvi entrar e perguntar se eles tinham jogos italianos. Meio desconcertados, responderam que não, se só serviam italianos, e quando eu disse que os europeus me interessavam amplamente, Roberto, um dos atendentes, me conduziu por uma escada ao porão. Foi quando abri um sorriso e disse a ele que estava em casa! Lá estavam todos os eurogames que conhecemos. 


O espaço é razoável, com prateleiras repletas de jogos e uma mesa central onde alguns ficam abertos para demonstração. Os já clássicos eurogames estavam lá, com algumas novidades. Para os fãs de quebra-cabeças, eles tem um grande acervo, mais da metade da loja é composta por eles!

Roberto e Francesco atendem duas clientes em busca de quebra-cabeças (ao fundo).
Enquanto conversava com Francesco sobre alguns jogos, outros clientes foram entrando.
Escolhi o meu, o BANG e o Mamma Mia para a Lu. Os preços são tabelados e não consegui desconto. :(

Giochi di Grandi
Via San Clemente, s/n
Milão, Itália


SEGUNDA PARADA: FLORENÇA
 
Berço das artes italianas e escola de tantos mestres como Leonardo e Michelangelo, Florença também tem jogos de tabuleiro! Tem? Tem mesmo? Bom, eu não os vi.
Fui em busca da Stratagemma, que teoricamente fica na Via dei Servi, 15R, pertinho do Duomo. Juro que passei umas cinco vezes por lá e nada da loja, ela simplesmente não queria aparecer para mim, eu devo ser indigna de visitá-la. Brincadeiras a parte, não sei o que houve, pois o site está em pleno funcionamento. Cheguei a pensar que fosse pela siesta e voltei em horários diferentes sem sucesso.

IMPORTANTE! Fique atento aos horários, pois muitas lojas fecham para almoço e nem sempre seguem um horário de funcionamento padrão.

Mas em compensação, na rua ao lado, encontrei outra loja incrível:

Dreoni Giocatolli
É uma das maiores lojas especializadas em brinquedos da Itália, aberta desde 1922!

Fachada by GoogleMaps

A princípio parece uma pequena loja, mas cada corredor revela uma nova sala que se estende por uma infinidade de nichos e tipos diferentes de brinquedos! Especializada em modelismo e artigos infantis, ela é um sonho!

Entrada: modelismo. (foto do site)
Corredores infinitos! (foto do site)

Infelizmente o acervo de jogos de tabuleiro é muitíssimo limitado, se restringindo a jogos para crianças e os já conhecidos jogos da Hasbro. O único que me chamou a atenção foi o Clue Harry Potter, mas que consegui me manter sã e devolvê-lo à prateleira quando vi o preço (€46,50).
A loja é decorada com os próprios artigos e há uma hilariante “escultura” de um cão de um metro de altura toda feita de Lego fazendo xixi. Adorei!

Dragão gigante de Lego. (foto do site)

Dreoni Giocatolli
Via Camilo Cavour, 17
Florença, Itália


TERCEIRA PARADA: ROMA                                                                                                              
     
E finalmente, a capital italiana, histórica, cinematográfica, belíssima com suas “fontanas” e sítios arqueológicos. Já consciente dos surtos consumistas e das ameaças de morte se voltasse de mãos vazias, tratei de ir atrás logo das lojas. Fiz meu roteiro turístico e a ida ao Vaticano estava relacionada com os jogos de tabuleiro. Por quê? Porque é vizinho a ele que está o paraíso! (sem trocadilhos) E de fácil acesso, fica próxima ao metrô Ottaviano.

Storia e Magia
Pela manhã tentei ir a Avalon, mas estava fechada. Felizmente fui informada pela comerciante vizinha que ela abria somente a tarde. Uma pequena alteração no roteiro e mais tarde voltaria. Quando retornei ao Vaticano, a caminho da Basílica, passando pela terceira vez na Via Ottaviano, um garoto me chamou a atenção por parar diante de uma armadura medieval e tirar uma foto. Acho que se ele não tivesse parado não teria visto, pois não tinha visto antes (ou a armadura não estava lá? É possível...) Devaneios à parte, a armadura segurava algo mais interessante que ela própria, um panfleto de propaganda de Harry Potter. Sorri mas segui adiante, quando então vi uma escultura de mago em tamanho natural. Duas vezes já era demais, já era destino. Resolvi entrar...

"Dumbledore" iluminando meu caminho :P

Nossa... simplesmente incrível! Não é uma loja de eurogames, mas um loja de colecionismo. Tudo sobre assuntos relacionados a magia, de duendes e a guerreiros templários. Para fãs de Harry Potter, Senhor dos Anéis, V de Vingança, Gladiador, e tantos outros! Espadas de todos os tipos, anéis e pingentes, verdadeiras jóias. Surtei!
Meu 1º surto: varinha linda da Mione!
2° surto: Chapéu Seletor!
É uma loja NADA econômica, mas prepare-se, porque não tem como não comprar algo... deve ter alguma magia nisso. ¬¬”

Para não dizer que não há jogos, eles possuem uma belíssima coleção de jogos de xadrez com as peças temáticas de guerreiros. Lindos! Tudo lá é lindo, loucura total.

Storia e Magia
Via ottaviano, 32
Roma, Itália


Avalon Roma
Fui rezar por meus pecados na casa do Papa, porque sabia que o crime a seguir seria ainda maior do que da loja que acabara de sair. De volta a Avalon, uma loja pequena, mas repleta de tesouros, fui recebida pelo dono, Giuseppe Gennaro. Nasce aqui uma amizade que espero que seja duradoura. Creio que fiquei lá por cerca de uma hora ou mais, e sem sombra de dúvidas foi o lugar em que fui melhor recebida. Escolhi bem onde gastar os suados euros!

Eu e Giuseppe com o jogo Constantinopolis.
A Avalon existe há apenas 3 anos, mas possui o knowhow de quem já trabalha com jogos há 17 anos! E para se estar tanto tempo nesse mercado é preciso mais do que conhecer, é preciso amar o que faz, e Giuseppe transparece isso ao contar cada história sobre os jogos, ao demonstrá-los, ou simplesmente conversando a respeito. 


Garanti meu VINHOS!!!!, uma expansão pro Carcassonne  e o Citadels da Lu. Enquanto procurava os itens da lista de pedidos, e já previa a minha morte, pois não tinha nada do que a Fabi pediu (só pediu coisa rara e difícil de encontrar u.u), ele acabou me apresentando algumas coisas ainda desconhecidas para mim. Começamos pelo Cin Cin (que acabei comprando pra Fabi), um divertido jogo para se jogar ou conhecer os muitos meios de se brindar ao redor do mundo, que exige memória, coordenação motora e velocidade!

Partimos para o Rock and Balls que é um jogo no mínimo inusitado, onde todos devem seguir um mestre que coordena os movimentos como numa dança sincronizada. Mas exigia MUITA coordenação motora para o meu padrão e de meus companheiros desbussolados (na hora pensei no Dani fazendo cara de desespero XD).

Em seguido vimos o Constantinopolis , que é um jogo italiano, lançado em dezembro último, de autoria do Giancarlo Fioretti e produzido pelo próprio Giuseppe, pela Fantasy Flight Games, entre outras grandes empresas. É um jogo bem do estilo que eu gosto, com produção e comercialização de mercadorias na antiga Constantinopla, com um design legal que enche os olhos, para duas a cinco pessoas. Uma partida dura cerca de 1h30 e custa €49,00. Fiquei tentada a trazer, mas faltou espaço na minha mala (que realmente estourou quando chegou aqui.)

Detalhe do jogo Constantinopolis.
Jogamos uma partida rápida de Zombie Dice, divertido e prático jogo de zombies, sem limite de jogadores onde você (zumbi) deve comer cérebros e fugir dos tiros para continuar vivo, ops, morto-vivo.

A loja é bem movimentada, mesmo para uma tarde de segunda-feira chuvosa. Pude notar que Magic aínda está em alta por lá (outra especialidade da casa e do dono). Falamos sobre mercado e me espantou saber que a mentalidade italiana não está tão distante da brasileira nesse ponto. Lá ainda se difunde a máxima de que jogos são brinquedos para crianças. A diferença é que existem algumas, ainda que pequenas, lojas fazendo frente a isso, enquanto aqui ainda estamos a ver navios e ainda aguardando que o Catan chegue às prateleiras das lojas.

Cinco jogos mais vendidos em 2010:

Três jogos mais vendidos em 2011:

Antes de ir, ainda tive contato com um novo trabalho, desenvolvido por um italiano, o Irondie, um jogo a base de uma série de dados metálicos e incrivelmente artísticos! Apesar de não possuírem a forma usual e retilínea de um cubo, funcionam perfeitamente bem, e são lindos! Pode-se adquirir um set por cor, com nove dados diferentes para o jogo ou simplesmente para colecioná-los. (www.irondie.com)
(foto do site)

A Avalon também abre mesas aos sábados, livre para quem quiser jogar ou conhecer novos títulos. Infelizmente era hora de ir, mas com certeza, em outra volta, passarei por lá, melhor dica!

Avalon Roma
Vialle delle Milizie, 86
Roma, Itália


Minhas peripécias terminaram por aqui. Então, se estiver passeando por lá, agora já sabe aonde ir! ;)