22 de dez. de 2011

Natal das Peças

E finalmente chegou aquele dia triste, o último grande evento do ano, quando Torre e Castelo se uniram para celebrar o Natal das Peças. Mas, enquanto não rolam as despedidas, a palavra de ordem é jogar! O Spoleto foi invadido no último sábado [17.12.11] por vários afixionados, lotando o restaurante a tal ponto que quase não sobraram mesas para os consumidores normais.

Entre clássicos e novidades, as mesas foram ganhando cores e histórias. A primeira novidade do dia foi a presença paulistana do Gustavo, da Hidra Games, trazendo pra galera conhecer a coleção dos 4 elementos, Aero, Yn e o novíssimo Piro. Ele esteve no Rio para lançar o jogo e conhecer novos jogos criados pela galera carioca.

Gustavo ensinando Cacá a jogar o novo Piro.

 Quando cheguei, rolavam mesas de Catan aos borbotões, o clássico sempre tem vez nos eventos mensais.





ROCK'N ROLL MANAGER
3 a 5 jogadores / +12 / 90 min


Outro grande destaque do dia foi o protótipo do Leandro, "Rock'n Roll Manager". Há duas semanas ele vem fazendo um playteste atrás do outro em prol das melhorias do seu projeto. E acredite, não é nenhum sacrifício ser cobaia. ;)

Precisamos criar uma banda e levá-la ao sucesso, comprando instrumentos, evoluindo os artistas, lançando cds, mantendo-os bem diante dos críticos, fazer shows pelo mundo e participar de grandes festivais, através de mecânicas de work placement e set collection. O jogo está antenado com os últimos lançamentos do ano, e já está fazendo sucesso no boca-a-boca gamer carioca.

Leandro: criador e criatura.

 Na primeira mesa, Lu, Warny, Thais e o próprio Leandro disputavam quem seria o melhor administrador de uma banda de rock. Como não é de se espantar, Warny já disparou na frente ganhando com vantagem e dominando mais um jogo!

Thais e Lu, roqueiras?

Depois foi a minha vez, junto com Dani Balard, Peter e Leandro. Peter já conhecia e resolveu experimentar uma tática nova. Como novata, fui investir no que acreditei ser um sucesso, mas, fiz uma péssima leitura de mercado, afinal, quem é que faz dinheiro com CD em inicio de carreira? Shows, esses sim é que funcionam! Bom, eu gastei muito tempo e dinheiro tentando salvar meu primeiro disco, enquanto poderia estar evoluindo minha banda. Quando me dei conta disso, já era um pouco tarde.


Detalhe dos tabuleiros.
O jogo está fluindo bem, tem um tempo programado de 9 turnos, divididos em 3 temporadas, permitindo aos jogadores controlarem suas ações. Para um protótipo inicial, o tabuleiro está caprichado e organizado, com as ações bem distribuídas, o que facilita muito na hora de jogar. O tema agrada a praticamente todos. E é o tipo de mecânica que me agrada também. Enfim, mais testes virão, e ele ficará ainda mais redondo. A galera do Desbussolados está na torcida para que ele vire realidade.

Resultado da segunda partida:
Colocação:
1º Leandro
2º Daniel
           3º Peter
           4º Renata

CONSTANTINOPOLIS
2 a 5 jogadores / +12 / 90 min

Outra "velha novidade" é o Constantinopolis. Meu primeiro contato com ele foi no começo do ano, quando tive a oportunidade de conhecer um dos produtores italianos, mas não tive como trazê-lo na mala (leia aqui). Este mês, depois de uma promoção da Black Friday, aproveitei para garantir o meu. Essa foi a segunda partida, meio learning section, e logo espero colocar um post com as regras traduzidas para ajudar a todos que também aproveitaram a compra.

Detalhe dos tabuleiros já no final do jogo.
Na mesa, Dani Balard, Peter, Fernanda e eu, tentando ganhar a fama num dos mercados mais antigos do mundo, o de Constantinopla. Jogo econômico simples, que pode unir iniciantes e avançados sem problema, pois sua dinâmica é basicamente comprar edifícios que lhe permitem fazer as seguintes ações: produzir recursos, comercializar recursos, obter bônus em negociações de recursos. Além dos edifícios, temos o mercado da cidade para compra e venda e devemos atender a pedidos de fora da cidade, transportando as mercadorias e/ou passageiros com a frota naval.

Mercadores: Renata, Fernanda, Daniel e Peter (by Castelo das Peças)

A disputa começou bem embolada, com cada um beliscando pequenas pontuações e andando junto no marcador boa parte do jogo. Já mais para o final, as brigas começaram a se decidir melhor, e logo estavam Daniel e Peter disputando muitos pontos pela vitória. Mostrando que nenhum jogo está perdido até que termine, Peter conseguiu abrir uma vantagem muito difícil no último turno sobre Daniel, garantindo a vitória merecida.
Dani vice e Peter melhor mercador turco.


Colocação:
1º Peter 58 pontos
2º Daniel 55 pontos
           3º Fernanda 49 pontos
           4º Renata 43 pontos


Enquanto isso, mais amigos foram chegando pra farra:


Vinicius, Eduardo e Gustavo: paulistas em terras "Agrícola"s cariocas (by Castelo das Peças)

Stone Age

Power Grid

Saint Petersburg

Rodrigo com a galera no Eminet Domain

Blood Bowl: Team Manager (card game)
Letters from Whitechapel

Nuno e Victor com a versão de aniversário de Puerto Rico

Dani Malavasi em Egizia. (by Castelo das Peças)

Paula e Thiago experimentam o Vale dos Monstros (by Lu)
Rodrigo, Gustavo, Glaucio e Tito no  Kingdom of Heroes (by Lu)
Para fazer a festa ainda mais, Shamou fez as vezes de "Papai Noel lúdico" e distribuiu vários jogos para a galera, no já tão esperado sorteio de fim de tarde. 

Warny, Fel, Gurgel e Shamou, fazendo a festa pro Natal Gamer. (by Castelo das Peças)

Mas não foram só as "crianças" que ganharam não, alguns poucos privilegiados receberam da galera da Ludus Luderia de sampa uma das grandes novidades nerd do ano, a cerveja "dos Simpsons" Duff, e Cacá não tardou a experimentar: "Muito boa!" Parabéns pessoal! ^^

Cacá e Shamou, "crianças" felizes. (by E Ai, Tem Jogo?)

E pensam que acabou? Depois ainda fizemos uma esticada ao Devassa para colocar o papo em dia, e aproveito o espaço para corrigir uma falha, que só seria imperdoável se o distinto tivesse dito que quarta-feira passada tinha sido seu aniversário, então:

VICTOR "ZAVANDOR TROLLADOR GAMER" CAMINHA 
 [tá competindo com a Lu em adjetivos]  
 PARABÉNS, FELICIDADES E 
MUITAS JOGATINAS JUNTOS POR MUITOS ANOS! ^^

Se tudo der certo, ainda teremos mais novidades antes do Natal, então, até lá ;)



9 comentários:

  1. RE PALHEIROS,

    Obrigado pelo carinho e pelas felicitações :)

    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  2. Hummm.... não gostei!

    Kd as fotinhas dos felizardos desbussolados ganhando o sorteio???

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. @Victor =*

    @Lu a foto ta dando defeito, não consegui abrir la no site do castelo...

    ResponderExcluir
  4. bom review, mas eu q fiquei em segundo no rock n roll manager! :)

    ResponderExcluir
  5. é só vc colocar direto s url:
    http://www.ocastelodaspecas.com.br/?page_id=803&pid=9150
    (muda o pid=9150 pra 9151, 9152 até 9160)

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Constantinopolis:

    é um bom jogo, afinal. Estava pensando em tê-lo devido sua desnecesidade de conhecer qualquer idioma estrangeiro, já que Agricola ou Puerto Rico poderiam gerar alguma dificuldade. Seria, mesmo, uma boa pedida?

    Aproveito e incentivo a tradução das regras!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Valeu Renata!

    Obrigado pelo apoio e pelas sugestões!
    Feliz Natal e ótimo 2012!

    Abs,
    Leandro.

    ResponderExcluir
  8. @Balard, vou corrigir

    @Thiago, eu tinha feito isso e não funcionou

    @JP: acho uma boa pedida pra iniciantes sim, ele assusta com as peças e o tamanho, mas depois que se joga um turno, ve que o medo era a toa. Acho que isso pode ajudar a quebrar um pouco o preconceito. Ele tem um tempo médio de 30 min por jogar, o que pra cinco jogadores fica puxado, mas até 3 é bem tranquilo.

    @Leandro estamos as ordens ^^ Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela resposta!

    Ah, boas festas!

    ResponderExcluir