25 de nov. de 2011

Spaghetti: report e novas diretrizes em prol dos gamers cariocas

PARTE I: Report
 
Quinta-feira é dia de Spaghetti! Cheguei correndo para conhecer mais uma novidade de Essen. Victor, Filipe e o Igor estavam me aguardando. Igor é de Fortaleza, vivia em Campinas e, como acabou de se mudar para o Rio, veio conhecer o evento e saber o que jogamos por aqui.

SHITENNO
2 a 4 jogadores / +12 / 60 min

"Shitenno leva-nos para um Japão dos finais do século XVI, dominado pelas lealdades dos Shogun; trata-se de um jogo de gestão de influências e territórios, muito fácil de aprender segundo a editora mas complexo de dominar."



Neste jogo conseguimos pontos de influencia apenas através de duas forma, militar ou financeira. Neste lindo tabuleiro temos províncias onde colocamos nossos marcadores pagando o preço do lugar disponível ou apresentando cartas com as tropas que estão sendo pedidas em cada uma das províncias. Existem ainda personagens que trocamos a cada rodada com alguns efeitos diferenciados. Mas a grande mecânica desse jogo é a forma de conseguir cartas de dinheiro ou de tropas! Oito cartas de tropas e quatro cartas de dinheiro são abertas na mesa junto com os quatro personagens existentes, o start player cria um grupo com apenas um personagem e quantas cartas quiser, depois oferece na ordem do turno para cada jogador, o jogador que aceitar fica com as cartas e sai da seleção e o start cria outro grupo para ser escolhido. Se nenhum jogador quiser o dito lote, o start fica com ele, ou seja, a manha e a complexidade do jogo é criar lotes não muito bons nem muito ruins caso você acabe ficando com ele. Nesta fase o tempo demooora a passar. A arte do jogo é impecável, tem boa interação e sua mecânica surpreendeu bastante. Igor, recém chegado, levou a vitória!
Filipe, Igor e Victor.

Durante nossa partida poucos gamers foram chegando e montando suas mesas. Dois grupos foram criados. Um grupo de quatro pessoas chegou trazendo Race for the Galaxy e Eaten by Zombies.

Eaten by Zombies.


TIGRIS E EUPHRATES
2 a 4 jogadores / +12 / 90 min

“Comande uma jovem dinastia na fértil Mesopotâmia. Esforce-se para desenvolver e controlar as mais vibrantes culturas na rica terra entre os dois rios. Crie o melhor balanço entre mercados, templos, colônias e fazendas, enquanto você e seu povo tentam forjar sua própria nova civilização e dominar os famosos vales do Tigris e do Eufrates.”
 
Peter que levou um enorme bolo (sem direito a calda de chocolate) ficou observando nossa partida até chegar mais alguém pra jogar e salvar sua noite. Nuno chegou juntamente com Bouzada e se juntaram ao Peter e mais um gamer que também observava nosso jogo.



Colocação:
Bouzada: 4 pontos
Peter / Nuno / ? : 3 pontos


Tigris e Euphrates em andamento.
Depois de vencer em Tigres, Bouzada, surpreendentemente, saiu mais cedo da jogatina. Os demais puxaram uma homenagem ao Peter que ainda não havia engolido seu bolo e jogaram Sant PETERsburg. Mesmo ficando em terceiro, Peter saiu com uma aparência menos desolado da mesa.


Enquanto isso em nossa mesa, LePe substituiu Igor para jogarmos Belfort. Pelo menos tentamos. Porque depois de montar o tabuleiro e separar todas as pecinhas, Victor percebeu que não levara as cartas e sem as mesmas não haveria jogo. FonFonFon...

STEAM
3 a 5 jogadores / +10 / 120 min

"Da família de Age of Steam and Railroad Tycoon, o jogo é uma reimplementação do primeiro com modificações de mecânicas e da arte."



Foi uma saga escolher outro jogo, mas venceu Steam. Um jogo econômico de Martin Wallace o autor mais barra pesada e mal amado que conheço. Apesar de gostar de seus jogos, precisamos admitir: o cara adora nos ver atolados em contas, empréstimos e pontuações negativas no tabuleiro. E nos adoramos isso! (Hã?) Nossa partida de Steam não foi diferente. LePe acabara de ser apresentado ao jogo mas nada o impediu de inflacionar os lances e levar a galera ao atoleiro total. Foi uma partida tensa, com muita rivalidade no ar. Ofensas de diferentes níveis. E o jogo terminou com uma contagem apertadíssima. Victor desiludido com sua performance durante a partida deixou o Spoleto sem sequer conferir a pontuação final alegando acordar cedo no dia seguinte. Fizemos a burocracia e entendemos os reais motivos dele.

Colocação:
Filipe 44 pontos
Lepe 43 pontos
           Lu 40 pontos
           Victor 24 pontos

Encerro minha humilde cobertura desta quinta e passo a palavra para Rê Palheiros que tem uma anúncio para fazer.


PARTE II: Novas Diretrizes
 
Há quase dois anos atrás o Spoleto Real Grandeza tornava-se mais uma casa aos amantes de jogos de tabuleiro cariocas com o Spaghetti das Peças, reunião informal entre amigos para curtirem o happy hour de quinta-feira de forma lúdica.

Pouco a pouco o público foi crescendo, veio o 1º Campeonato de Catan, a casa passou a sediar também o evento Torre das Peças aos sábados e consolidava-se ali uma parceria fiel e de sucesso: boa comida, bons jogos e muitos amigos.

A sede do Spaghetti das Peças foi transferida para o Largo do Machado, mas o ambiente continuou o mesmo, o Restaurante Spoleto. E, de repente, tornou-se a principal referência do hobby no Rio, passando a abrigar os três maiores eventos da cidade (Spaghetti, Torre e Castelo das Peças). A cada semana, mais e mais pessoas tem a oportunidade de se divertir e encontrar os amigos nesse local.

E é para que ele continue existindo e nos proporcionando tantos momentos memoráveis (registrados pelos blogueiros cariocas, pelos celulares oculares e principalmente pela nossa memória afetiva) que uma pequena medida foi bastante discutida e teve aprovação unânime da galera que faz parte da lista de discussão do evento. Em auxílio as despesas de manutenção do restaurante, que permanece aberto além do horário apenas para nos atender, a partir da próxima semana, passa-se a cobrar um pequeno valor de R$10,00 de consumação mínima para os participantes do evento. Essa medida vem apenas amenizar os gastos com pessoal e manutenção da loja, e garantir que o Rio não perca essa que já é a casa carioca dos jogos.

Então, pessoal, não deixem de aproveitar suas quintas e sábados! Vão se divertir, mas lembre-se, e não custa nada, ajude na arrecadação consumindo no próprio local. Bons jogos, boas massas e nos vemos lá ;)

3 comentários:

  1. Primeiro o comentário gamer... 24 pontos no Steam pro Victor???? que decepção... hehehhee...

    Segundo, as novas diretrizes só tem a melhorar a estrutura e até mesmo o acervo, afinal o Caldas não vai mais precisar contabilizar prejuízo e pode comprar mais jogos.. hehehehhe...

    Amanhã (sábado) tô lá no Castelo...

    ResponderExcluir
  2. Bolo eu levei de voce dona Luciana!!!! :P

    Cheguei mais cedo para pegar uma mesa contigo que disse que estaria mais cedo também! Eu só nao contava era com um vício enooorme de voces a ponto de eu chegar antes das 18 hrs e não ter mais vaga para jogar!! :P

    Mas valeu a jogatina para conhecer o Tigris, tão famoso, e que eu ainda não conhecia. :)

    Bjao,
    Peter

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção, o Campeonato de Catan foi no Sesc!

    Fiquei curioso com o Shitenno.

    ResponderExcluir