23 de nov. de 2011

Jogatina Express

Por Luciana Azevedo
(com comentários maliciosos de Rê Palheiros)

Neste sábado nos reunimos para uma jogatina incomum com poucos jogos, pouca gente, pouca comida e nenhuma bebida por uma falha na organização: o Gian se deu umas férias, volta Gian! (*plaquinha: Gian para presidente!*). Mas o resultado foi fantástico.

VANUATU
3 a 5 jogadores / +13 / 90 min

“Você é um “Vanuatuniano” e precisa prosperar durante os oito turnos do jogo, gerenciando os recursos naturais, itens raros, vatus (moeda local) e turistas. Para ganhar dinheiro ou pontos de prosperidade, você também pode desenhar na areia, transportar turistas por todas as ilhas de Vanuatu  ou negociar com países estrangeiros.”

Com cinco pessoas reunidas iniciamos um mesão de Vanuatu. Enfim tive o prazer de ser uma vanuatuana ajudando a explorar as ilhas de Vanuatu enquanto pescava, descobria tesouros, desenhava na areia, carregava turistas e vendia meus peixes. Como se pode perceber, a temática é simples, leve e divertida. Leandro fez uma learning session porque eu, Gian, Warny e Peter não havíamos jogado ainda. O jogo rolou bem com cinco pessoas e foi muito interativo.
A partida começou com Peter disparado na frente mas a vitória ficou para Leandro, o Vanuatuano do ano!

Detalhe do tabuleiro.
 Daniel, que passara o dia dormindo, enfim se rendeu a jogatina e percorreu um longo caminho até a gente (ironia). Victor, que estava com outros players (traidor!), cedeu ao nosso charme e também veio ao nosso encontro. Rê Palheiros, que estava na senzala (cupishhh), conseguiu achar sua carta de alforria (temporária) e correu para a diversão. Selecionado os interesses individuais seguimos em duas mesas Essen.
Warny puxou mais uma vez Trajan com Peter, Renata e Daniel. Ela quem vai lhes contar o desenrolar da partida...

TRAJAN
2 a 4 jogadores / +12 / 90 min

“Ambientado na Roma Antiga, os jogadores devem aumentar sua influência e poder em várias áreas da vida romana, como influência política, comércio, domínio militar e outros itens importantes da cultura romana. O jogador tem seis ações possíveis: construção, comércio, levar tiles do fórum, uso militar, influenciar o Senado, e colocar tiles de Trajan em seu quadro.”


Já em pânico por ter tido poucas opotunidades de conhecer as novidades, corri para a casa da Lu para tentar jogar o Trajan, e o tempo deu certinho! Warny apresentou o jogo a mim e ao Daniel, pois Peter já o conhecia, e essa divisão se manteve ao longo do jogo.

Na Roma Antiga, precisamos nos desdobrar em 20 para conseguir pontos de influência junto a diversas áreas, como politica, militarismo e sociedade. A princípio parece ser um pouco caótico essa gama de opções, mas em pouco tempo percebe-se que a melhor tática é a militar.

Infelizmente não basta apenas tomar conhecimento, pois o que determina nossas ações é um sistema de rondel (que lembra o Macao), e nem sempre a droga do cilindro pára aonde você quer, e um ou dois turnos que você perde, você REALMENTE perde a chance de fazer pontos. É fundamental tentar pontuar em cada jogada, por mínimo que seja. Mas não consegui, nem de longe. 

Enquanto isso, Warny e Peter se revezavam na distante pontução, alternando jogadas combos que rendiam de 20 a 36 pontos de uma vez! E do outro lado do tabuleiro, eu e Daniel lutávamos para ver quem seria o lanterna. Disputa igualmente acirrada. ^^

Ótimo jogo da nova safra, mas não se deslumbre com "várias possibilidades de vitória", não caia nessa. :P
Colocação:
Peter 195 pontos
Warny 189 pontos
           Rê 131 pontos
           Dani 130 pontos

Peter, Renata, Warny Mega-Combo e Daniel.

DRUM ROLL
2 a 4 jogadores / +12 / 90 min

"No começo do século XX, quatro circos viajam pela Europa, apresentando seus espetáculos e encantando o público. Cada jogador comanda um desses circos, e deve providenciar que o show seja o melhor possível, contratando artistas, comprando equipamentos, figurino e pessoal. Após 3 espetáculos, aquele que conseguir mais pontos de prestígio é o vencedor."



Victor e eu nos embrenhamos mais uma vez no mundo de magias e encantos de Drum Roll, que foi detalhadamente resenhado aqui, juntamente com os iniciantes Leandro e Gian. A partida começou tensa com a assimilação dos detalhes do jogo, e depois da primeira semana de trabalho duro, ficou tudo compreendido. Gian que precisava de mais um dia para se preparar para o espetáculo perdeu a votação e amargou perdas por isso. Na segunda semana, foi a minha vez de necessitar de mais um dia, mas também perdi na votação e amarguei fortes prejuízos. Com isso, Leandro sofria semana após semana para pagar os salários de seus inúmeros assistentes mais os artistas, e conseguiu.
Mas a vitória ficou mesmo com o Victor.
Leandro, Victor, (Mel) e Gian.
Ainda rolou uma partida de 1655 - Habemus Papam com Warny, Peter e Dani, e o resultado foi:
Colocação:
Dani: 19 pontos
Peter: 18 pontos
           Warny: 15 pontos


Com isso acabamos nossa jogatina. Amanhã estaremos cobrindo o Spaghetti. Aguardem...

Em tempo: gostaríamos de agradecer "humirdimenti" a audiência e aos nossos velhos e novos visitantes. A cada dia que passa o número de leitores aumenta, e o blog, que era apenas uma forma informal de registro de jogatinas, passa a ter um papel mais importante. E isso só é possível graças a vocês, então, valeu, galera desbussolada! E obrigada por passarmos a marca de  5.000 visualizações! Rumo às 10 mil. ;)

6 comentários:

  1. Opa, beleza de report. Em recompensa a autora do report, eis um interlúdio cômico:

    Qual o ator preferido da Lu?

    R: JOhn Dá Volta (Tdum-PISHHHH!)

    RE PALHEIROS, bora levar adiante a idéia de filmar explicação de jogo?

    ResponderExcluir
  2. momento "lembra que não estou falando com você?", mas em respeito ao seu comentário, deixa só pegar a carta de alforria definitiva que gravaremos vários!

    ResponderExcluir
  3. Mereco uma homenagem pelas 5 mil visualizacoes! Primeiro pela audiencia gerada pela "voltinha", segundo pq fico vendo blog o tempo todo pra saber se estao falando de mim... E normalmente estao!

    Luciana ignorando Victor!

    ResponderExcluir
  4. Uma não fala, outra me ignora. Isso é que é popularidade =)

    ResponderExcluir
  5. Ohhhh Victinho! Nao fala assim... a gente te adora!

    ResponderExcluir