10 de out. de 2011

TORRE DA PAZ

Sábado, dia 8, foi dia de Torre das Peças no Spoleto.
Antes de iniciar o blog, sempre estava presente nos encontros mensais, mas por casualidade do destino, desde então, não conseguia conciliar as datas. Até então.
Cheguei ao encontro com o coração imbuído de trégua, sem conflitos, dentro ou fora do tabuleiro, e este post tentará ser o mais imparcial possível, mesmo que as vezes insípido.
Três mesas já se organizavam e me puxaram para o jogo em que amizades não sobrevivem. Minha primeira prova de fogo à bandeira branca.

 HANSA TEUTONICA

2 a 5 jogadores / +12 / 60 min

"Os jogadores são mercadores que ganham pontos de vitória construindo redes de comércio, controlando cidades, coletando bônus ou por outros mercadores usando suas cidades."

A mesa também não era das mais neutras, Leandro, Luciana, Daniel Balard, Gian e eu. Já havia assistido um trecho de uma partida de Hansa com eles antes e os comentários que surgiam durante a partida não eram nada amistosos. Mas seria uma boa prova de fogo.

O jogo começou truncado, com todos na retranca segurando estradas para prejudicar os outros. Luciana conseguiu uma boa vantagem ao conquistar duas cidades estratégicas e ganhar pontos as custas dos outros. Daniel suscitava a dúvida com suas jogadas em que as peças nem tocavam no tabuleiro e acumulando tokens. Leandro havia incorporado as personalidades de Victor e Warny disposto a representá-los na sua ausência, e ganhou o apelido do Gian de "Leandro Combo". Tudo parecia se encaminhar para uma guerra iminente.
Leandro, Gian, Lu, Dani prontos a por em risco a amizade.
Não demorou muito e Lu atingiu os 20 pontos assinalando o término da partida, e iniciando a contagem de pontos.

tabuleiro quase no final do jogo.

Colocação:
Luciana 33 pontos
Daniel 32 pontos
           Renata 19 pontos
           Gian 17 pontos
           Leandro 9 pontos


TIKI TOPPLE
2 a 4 jogadores / +10 / 20 min

“A ilha de Tiki é o lar dos 9 totens coloridos que competem pelo título de Maior Ídolo Polinésio. Este jogo é um jogo de estratégia rápido, onde você tenta colocar seus Tikis secretos no topo da linha, jogando uma combinação certa de cartas de ação. O jogador que marcar mais pontos vence o jogo, e é considerado o TikiMaster.”



Na mesa ao lado, Fel, Groo e Zombie, e logo depois também o Shamou, embarcaram em vários jogos mais rápidos e menos caóticos que os da nossa mesa. Eles estrearam primeiro o Tiki Topple e em seguida foi a vez do Quarriors! com sua bela lata e muiiitos dados.

Tabuleiro e Tikis (BGG).

Colocação:
1º Groo
2º Fel
           3º Zombie


QUARRIORS
2 a 4 jogadores / +8 / 30 min

“Em Quarriors, cada jogador assume o papel de um guerreiro (Quarrior) competindo pela glória aos olhos de Quiana, a Imperatriz de Quaridia. Cada jogador começa com um conjunto idêntico de 12 dados. Construir e controlar a composição do seu bornal é a chave para a vitória.”



Ele se assemelha a um Dominion com dados, muitos dados, formando um bonito set na mesa.

Atenção total aos textos das cartas. (Shamou), Fel, Zombie e Groo.

Colocação:
Fel 12 pontos
Shamou 8 pontos
           Groo /Zombie 6 pontos


THURN AND TAXIS
2 a 4 jogadores / +10 / 60 min

"Os jogadores constroem rotas de postos de serviços dos correios cruzando a Bavária e as regiões ao redor, coletando pontos de bônus de varias maneiras diferentes."

Enquanto Peter montava o próximo jogo, fui explicar o T&T para os meninos. Isso sempre é uma provação para mim, porque acho que nunca explico direito, mas sobrevivi :).
Depois de duas rodadas os meninos engrenaram e logo o tabuleiro se encheu de postos de correio.
Groo foi o primeiro a chegar à carruagem 7, dando ainda a chance de uma jogada pro Shamou.
Fel acrescenta mais um posto a sua rota.

Zombie e Groo fazendo graça pra câmera.
 Colocação:
Fel 37 pontos
Groo 35 pontos
           Zombie 24 pontos
           Shamou 22 pontos


LANCASTER
2 a 5 jogadores / +10 / 60 min

"Em 1413, o novo rei da Inglaterra, Henrique V de Lancaster, tem planos ambiciosos: A unificação da Inglaterra e a conquista da coroa francesa! Cada jogador assume o papel de uma ambiciosa família aristocrática. Através do desenvolvimento de sua própria cavalaria, bem como pela utilização dos cavaleiros nos condados de Inglaterra, em seu próprio castelo, e nos conflitos com a França, aprovando leis, jogador terá  mais pontos de poder no final do jogo e será o vencedor."

De volta a minha mesa, sou informada que se a amizade conseguiu sobreviver ao Hansa, ela não passará do Lancaster! Difícil manter a palavra desse jeito, e para piorar, Luciana e Leandro pareciam ter se unido pra infernizar todos a volta. Já no meio do jogo, minha paciência já tinha ido embora e achei que o melhor era ficar calada. Eles chiaram um pouco, mas amenizou a chateação depois.

Peter ensinando as regras do Lancaster.
Lancaster é um jogo muito cruel, pois você precisa literalmente dar um pontapé no adversário e ocupar o seu lugar, sem dó nem piedade, e não tem conversa, quem tem mais força vence. Apesar de ir bem até então no jogo, meu exército estava muito mediano, sem nenhuma cavalaria expoente, e fui dizimada no último turno. Consegui ser expulsa de TODAS as cidades, não consegui entrar na guerra contra a França, só me restando investir no meu próprio castelo. Pulei da segunda para a penúltima posição.
Peter se saiu muito bem, Leandro e Gian deram uma arrancada nos pontos finais, mas não o alcançaram.
Podemos dizer que as amizades não acabaram, mas saíram dali bem estremecidas. Depois dessa, era preciso urgentemente um jogo leve pra salvar a pátria.

Gian, Peter, Lu, Leandro, Renata. (detalhe dos telhadinhos de guardanapo)
Colocação:
Peter 48 pontos
Leandro 40 pontos
           Gian 30 Pontos
           Renata 25 pontos
           Luciana 14 pontos


AMUN-RE
3 a 5 jogadores / +12 / 90 min

"Um dos mais atuais jogos de estratégia de Reiner Knizia passa-se no Egito antigo. Os jogadores são faraós que devem tentar construir pirâmides com a benção dos deuses.”

Luciana pulou pra mesa do Amun-Re, enquanto o pessoal ia jantar antes do próximo jogo. Logo os meninos reclamaram que ela tinha conseguido destruir o tema do jogo (Egito) transferindo-o para a América do Sul, com Incas e Astecas.
Ver aquele monte de piramidezinhas me coçou a mão, deu vontade de jogá-lo.

Tabuleiro antes do inicio do jogo.
Colocação:
Fel 37 pontos
Groo 35 pontos
           Luciana 30 pontos
           Shamou 23 pontos


DIXIT
3 a 6 jogadores / +8 / 30 min

"Diante de várias belas imagens, um jogador será o “narrador”, aquele que dirá em voz alta o que a carta escolhida por ele significa. Os demais jogadores deverão escolher, da sua mão, uma carta que se assemelhe a descrita pelo narrador. Todas serão embaralhadas, e todos devem tentar adivinhar qual era a carta original.”

Depois de abastecidas as energias, vamos rir um pouco pra salvar o dia. Nada melhor que Dixit pra testar nossa imaginação e dar umas boas risadas, brigar com os companheiros de jogo sem querer matá-los (como nos jogos anteriores) e ouvir frases que entrarão para os anais do tabuleiro.. (pelo menos até a próxima partida quando serão esquecidas).

Não preciso nem dizer quem é o responsável pela discórdia... Senhor "Barbitúrico", fez Gian explicar o que eram os medicamentos antidepressivos pra depois se usar de um trocadilho infame com a boneca Barbie. Mas ainda tinha mais coisa por vir, como o "Peter, o dáctilo" , apelido que Leandro cisma em usar pra Peter e que gerou uma reviravolta deste, respondendo com outro apelido. Apesar dos pesares, foi a que rendeu mais risos e pontos para os DOIS!

Cartas de Dixit. Adivinhem a legenda.
Teve ainda música do Biafra, sonhos de menina, pinóquios, sua irmã fez uma panela de milho, entre tantas outras tiradas. Duas ótimas partidas de Dixit, onde ganhar é o menos importante, pois o que fica são as risadas.   
 
Colocação 1ª. partida:
Gian 28 pontos
Peter / Tati 25 pontos
           Leandro/Renata 22 pontos

Colocação 2ª. partida:
Peter 29 pontos
Leandro 28 pontos
           Gian 26 pontos
           Renata 22 pontos
           Tati 21 pontos


BOHNANZA
2 a 7 jogadores / +8 / 45 min

"Somos plantadores de feijões, de todos os tipos. Mas somente podemos plantar dois tipos por vez e depois vendê-los. Para facilitar as plantações o jogo possibilita uma extensa negociação entre todos os jogadores. Ganha aquele que terminar com mais moedas."

Fomos para mais uma partidinha rápida pra descontrair. Se dependendo da mesa, Bohnanza também vê morte, esta era uma mesa de camaradas querendo apenas ganhar dinheiro sem prejudicar os adversários.Mas definitivamente, não é um jogo para ser dividido com a(o) esposa(o). As negociações podem ir além do tabuleiro, para diversão minha e de Peter assistindo as investidas de Tati com Gian.
Colocação apertada e encabeçada pelo Peter que jogava pela primeira vez.

Colocação:
Peter 20 pontos
Tati 19 pontos
           Renata 17 pontos
           Gian 16 pontos


CARTAGENA
2 a 5 jogadores / +8 / 45 min

"A famosa fuga de piratas da fortaleza de Cartagena, em 1672. Cada jogador controla 6 piratas e tem por objetivo fazer com que todos consigam escapar através dos tortuosos subterrâneos até o porto."
http://cf.geekdo-images.com/images/pic237910_md.jpg



Com a saída do Zombie, Bia completou a mesa dos meninos-piratas.
Cada um por si, eles disputavam homem a homem a fuga da fortaleza.
Groo e Fel disputavam a vitória, mas mesmo Fel chorando por 1 pirata, a glória ficou com o Groo. ^^

Fel, Shamou, Bia e Groo tentando salvar seus piratas.
Colocação:
1º Groo
2º Fel (1 pirata)
           3º Shamou (2 pirata)
          4º Bia (3 pirata)

Repeteco - TIKI TOPPLE
Depois engataram mais uma partida de Tikis.

Colocação:
Fel 39 pontos
Shamou 18 pontos
Bia 15 pontos
Groo 5 pontos


STONE AGE
2 a 4 jogadores / +10 / 60 min

"Os jogadores procuram desenvolver suas próprias populações na Idade da Pedra, e para isso precisam administrar a obtenção de recursos (comida, madeira, barro, pedra, ouro), o crescimento populacional, a emergência de novas ferramentas, a fixação do homem na terra (criação das primeiras fazendas), e ainda suas construções, descobertas de novas tecnologias.”



Eu ia embora depois do Dixit, mas a Lu me convenceu a ficar pra jogar mais um. Ela e Peter queriam o The Speicherstadt, mas por falta de alguém para ensinar, eu, finalmente, conseguiria jogar o Stone Age ao vivo (só tinha jogado no computador e apenas com 2 vitórias em 25 jogos, ou seja, quase 0). Queria muito ter a experiência presencial que faz toda a diferença e torna o jogo muito mais gostoso.

A partida corria bem, até que faltou luz na galeria e no entorno! (Mais tarde fui saber que a queda de luz ocorreu em vários pontos da cidade). Mas, caramba, tinha que ser justamente na última rodada do jogo?

Tabuleiro (BGG).
O restante do pessoal, a luz de velas, terminou de guardar seus jogos e partiu, e nós três, a luz de celulares, entoávamos “ninguém sai, ninguém sai!”. Levamos ao pé da letra o novo do blog, e não arredamos pé! Cada um correu ao máximo com sua ação, mesmo sendo o momento mais importante do jogo e que normalmente gastaríamos tempo planejando como ganhar os últimos pontos. A contagem foi pura adrenalina, mal conseguindo ver os pontos no score, com a Lu no meu encalço, e logo em seguida com Peter a ultrapassando. Mas eu ainda tinha um último set de cartas a pontuar, justamente o que me renderia mais pontos, e consegui garantir a minha primeira digníssima vitória na idade da pedra e totalmente desbussolada!!!

Obrigada a Lu e ao Peter pela paciência e generosidade de não destruírem o jogo antes da hora ;)

Colocação:
Renata 167 pontos
Peter 152 pontos
           Luciana 122 pontos

Ao longo do dia ainda rolou World  Without End, Citadels, Saboteur, Bang, entre outros.

World Without End

Gears of War

Galerão no Saboteur.

Fica a mensagem que mesmo nos jogos mais críticos, quando queremos, somos capazes de manter a paz, afinal, esse é o momento que dividimos com amigos queridos e onde fazemos novas amizades. Não devemos deixar isso morrer por rivalidades bobas e maus entendidos.
Quem é desbussolado coloca o dedo aqui! :P

7 comentários:

  1. Oi!
    Esse que você esqueceu de pegar o nome é o Gears of War.

    ResponderExcluir
  2. No fim deu tudo certo!
    Apesar da sequencia Hansa-Lancaster!
    kkkkkkkkk....

    Que loucura! Tuuudo escuro e 3 DESBUSSOLADOS jogando... Sinto vergonha so de lembrar! -_-

    Ps: a autoria do leandro combo foi do mestre gian!

    ResponderExcluir
  3. Parece que foi uma Torre tensa, hehehehhehe!

    Eu tô com o mesmo problema, não tenho conseguido me programar para ir aos eventos de fim de semana... =(

    ResponderExcluir
  4. meu problema é que quando consigo é no final do mês, no Castelo, e o Warny já tinha me cobrado uma resenha da Torre desde o níver da Lu! *séculos atrás*

    Mas apesar da tensão, tivemos bons momentos de risadas. ^__^

    ResponderExcluir
  5. Joga tensa, mas bem divertida.
    Teve até a queda da Lenda (eu), de forma avassaladora e vergonhosa no Hansa Teutonica. (mas, também, depois de 200 (rs) vitórias seguidas, o tabu tinha que ser quebrado).

    Destaque para o Lancaster, que tem agradado bastante o pessoal por aqui.

    E as partidas de Dixit foram muito engraçadas também. :-P

    ResponderExcluir
  6. Posso admitir... no fim deu ate vontade de jogar o Dixit... quem sabe nao jogamos da proxima vez e eu dou uma segunda oportunidade!

    PS. Nunca vi o Shamu jogando tantoooo!

    ResponderExcluir