1 de out. de 2011

Lugar de DR é no tabuleiro?

Depois de um boom e quintas-feiras concorridas, ontem o Spoleto estava (quase) bem tranquilo. O público não era farto, mas fiel, com aparições de velhos amigos e novos jogadores na área. Enquanto quase toda a cidade caia no "rock", nós caimos foi nos tabuleiros mesmo.



TWILIGHT STRUGGLE
2 jogadores / +13 / 180 min

"É uma simulação para dois jogadores do período da dança de intriga, prestígio e lampejos de guerra entre União Soviética e Estados Unidos, que durou 45 anos. O mundo é o palco no qual lutam os titãs para a segurança de suas próprias ideologias e estilos de vida. O jogo começa dentre as ruínas da Europa onde as duas novas "superpotências" se enfrentam pelos destroços da 2a. guerra mundial, e termina em 1989, quando só resta uma única superpotência."


Cheguei pouco depois das 18h, e Gian e Lu já disputavam uma partida de Twilight Struggle. Claro que não preciso dizer, uma partida beeem chorada, mas até que divertida. Gian (vermelho) dominou a Ásia e destronou a Lu (azul) da Europa e adjacências. (desculpe, amiga, mas nosso compromisso é com a verdade! nem sempre)
Eles abdicaram da última fase do jogo em prol do bem comum, após serem perseguidos por todos por colocarem um jogo de longa duração pra dois jogadores na mesa. Mas a vitória do Gian, o Gentleman já estava garantida.
 
Gian, o gentleman e Lu, a lenda (?)

 
STRASBOURG
3 a 5 jogadores / +12 / 60 min

"Século XV - as entidades políticas da cidade são influenciadas pelas guildas dos artesãos. Os jogadores são membros de famílias de ascensão da cidade. Seu objetivo é colocar membros da família nas diferentes guildas. Somente o uso inteligente de pontos da influência torna possível ser acomodado como o artesão do aprendiz, o assistente ou mesmo o mestre. Mas sem subestimar o poder da igreja ou da nobreza."

Enquanto isso, a mesa ao lado com Carlos, Leandro (Lelê XD), Filipe e Dani Balard começava o Strasbourg. Fiquei tentada a entrar, mas a fome falou mais alto e preferi acompanhar o começo da partida e ir relembrando as regras enquanto saboreava um talharim. (Fui lembrada tardiamente pelo Fil que era dia do nhoque da fortuna >.<)

Era a primeira partida para a maioria, se não me engano, só o Dani já havia jogado antes. Este é um dos poucos jogos de leilão que eu gostei de jogar.
A vitória foi apertada, com Carlos ganhando por 1 ponto de vantagem sobre o Leandro, seguido pelo Filipe e depois Daniel.

Carlos, Filipe, Dani, Leandro nos leilões de Strasbourg.

THURN AND TAXIS
2 a 4 jogadores / +10 / 60 min

"Os jogadores constroem rotas de postos de serviços dos correios cruzando a Bavária e as regiões ao redor, coletando pontos de bônus de varias maneiras diferentes."

Eis que surge minha amiga Letícia, que agora está mergulhando de cabeça nos jogos (eu não tenho culpa, não tenho, negarei eternamente! :P). É bom ver o grupo se renovar e expandir. Ela e a Taís puxaram o Thurn & Taxis. Morro de rir com o desespero da Let com as regras, espero que tenha corrido tudo bem ao longo do jogo. A vitória ficou com a Taís por 2 pontos.
 
Taís e Let nas rotas dos correios.
Nas outras mesas rolavam Smallworld, Merchants & Marauders e (? alguém identifica pela foto?).

Galera decifrando as regras do Smallworld.
(help?)



DISCWORLD - Ankh-Morpork
2 a 4 jogadores / +10 / 60 min
 
"Na cidade de Ankh-Morpork, em Discworld, Lord Vetinari desapareceu e certas facções estão tentando tomar o controle de sua cidade. Cada jogador tem uma personalidade secreta com condições de vitória específicos, o que significa que você não tem certeza exatamente o que os outros jogadores precisam fazer para vencer. Todos devem tentar colocar minios (pessoas) e edifícios através do uso de cartas, são 132 ao todo, e basta jogá-la fazer o que ela diz ."

Trocamos os jogadores de mesa, e eu, Lu, Dani e Leandro fomos pro Discworld, do Martin Wallace sobre a série literária do Terry Pratchett. Fresquinho, será lançado oficialmente agora em Essen, já é um dos mais comentados nas listas de desejo, e posso comprovar, não é a toa. Adorei o jogo! Embora não tenha lido a série ainda (mas agora fiquei curiosa de procurar), o jogo é bastante independente da temática, criando uma dinâmica própria. Mas acredito que para quem conheça a história ele ganhe ainda mais pontos entrando no universo. Na primeira partida, fiquei no sapatinho, era a única que não conhecia o jogo, e se não fosse o Lelê, teria ganho com louvor! u.u

Tabuleiro de Discworld no meio do jogo com os componentes. (BGG)
Ele conseguiu completar seu objetivo (Trouble markers) antes de mim (presença de minions). Estava por um, mas ele foi mais rápido. Exigi uma revanche, mas na verdade, tinha sido tão rápida a partida, que eu fiquei com gostinho de quero mais. Dani precisou sair, então encaramos eu, Lu e Leandro de novo. Sai com o mesmo objetivo, mas desta vez prestei mais atenção nas jogadas dos outros, tentando controlar o domínio do Leandro e ele me assassinando direto! Consegui usar melhor as cartas dos edifícios que dão boas vantagens, e novamente, fiquei por 1 minion! Já estava com a carta armada na mão, mas quem, quem, quem? Lelê de Vila Matilde (agora que ele me mata mesmo) fechou o jogo de novo!


DOMAINE
2 a 4 jogadores / +12 / 90 min

"Tente  formar domínios, colocando muralhas no tabuleiro modular. Os domínios completos podem, então, ser expandidos, mesmo invadindo os de seus oponentes, e são protegidos pelos cavaleiros. As ações são realizadas, jogando-se cartas que têm um custo associado a elas. É possível ganhar dinheiro, vendendo cartas e controlando minas."


Na mesa paralela, rolava o quase homônimo de Dominion, como bem lembrado pela Lu (to pedindo pra morrer hoje, rss). Na mesa, Carlos, Filipe, Peter e Gian.

Tabuleiro com componentes do Domaine (BGG).

Não me perguntem como estava o jogo “dos cavalinhos” porque todas as nossas atenções estavam voltadas para uma senhora “égua” e seu “capacho”, que escolheu não apenas fazer um DR (discutir a relação), como achincalhar o marido em praça pública! Durante uns 40 minutos, a “doce e meiga” senhora xingou e humilhou o distinto e sua provável amante de forma tão “imperceptível”, que a conversa foi proibida nas mesas para podermos acompanhar aquele momento de tensão. Foi um raro momento de silêncio no Spaghetti das Peças!
Por fim, o espetáculo terminou com o cônjuge se levantando e deixando a esposa falando para as paredes. Achei que alguém ia se levantar e começar a bater palmas por eles terem ido embora. Mas convenhamos, não tinha outro lugar pra fazer isso não? Só espero que a máxima não perdure: Lugar de DR é no tabuleiro! Quero distância!

Voltando ao que interessa, pois este blog ainda não é sobre fofocas (cofcof), quando todo o circo já tinha terminado e essas mesas também, boa parte do pessoal já tinha ido embora.
 
O resultado de Domaine ficou sendo Gian em primeiro, seguido por Peter, Carlos e Filipe. (Thanks, Gian)

Let acabou indo encontrar outros amigos e continuar a jogatina em outras paragens. O outro grupo também se despediu, M&M continuava do outro lado do salão e os viciados remanecentes se deixaram levar pelo Filipe, que puxou uma última mesa de Samurai.


 SAMURAI
2 a 4 jogadores / +10 / 45 min

"Os jogadores utilizam suas peças para cercar as cidades japonesas e garantir o apoio de três diferentes tipos de figuras. Estas figuras representam as três facetas da sociedade japonesa na época (alimentação, exército, religião). O objetivo é ter o maior número de algum dos tipos de figura e também o maior número de outras figuras."



Muito interessante, mais um jogo simples e divertido do Knizia. Embora seu tema seja o Japão, é a estratégia que prevalece. Fui toda prosa me achando colocar a primeira peça (coitada de mim), e até consegui alguma coisa no começo do jogo, estava equilibrada com dois recursos de cada. O problema é que parei por ai, enquanto todos ganhavam seus itens, eu me descuidei e fui disputar com o Peter quem se dava mal no final da partida :P (mas empatamos nisso também). Mas não teve vez nem pra Lu, Filipe arrasou dominando dois conjuntos.

Detalhe dos componentes do Samurai (BGG).


Já eram 23:30, precisava pegar a “carruagem” pra Nikity, e sai voada, mas o pessoal de M&M continuava o jogo, entre um comentário e outro sobre “O Astro” que passava na tv.

Excelente noite, muito bem aproveitada como há muito não conseguia fazer lá no Spaghetti. Pra quem chegou sem mesa marcada, ainda saí no lucro.

3 comentários:

  1. SUA CULPA SIMMM! SUA!

    Mas agradeço ^^ Essa vida de "jogatinas" está sendo bem divertida e aceito convites :P

    Meu desespero com as regras, sua chata u.ú :P
    Eu acabo pegando mais a coisa na pratica, ai fica bem mais fácil. E na mesma noite ainda joguei `Puerto Rico e perdi terrivelmente lol

    ResponderExcluir
  2. Valeu Re, muito obrigado pela Alcunha de gentleman :) Show seu Blogg!! Se quiser publicar o resultado do Domaine, 1-Gian, 2-Peter, 3-Carlos, 4- Filipe.

    ResponderExcluir
  3. @Let (Alegria?)
    seja bem-vinda a esse mundo de viciados XD
    Com o tempo vc pega as manhas ^^

    @Gian
    Valeu, Gian! é sempre um prazer ^^
    obrigada pelo resulutado, vou editar lá.

    ResponderExcluir