4 de mai. de 2011

Mas afinal, onde a trupe se reúne?

Quando voltei a me interessar pelos jogos, reuniões ocasionais já não eram mais suficientes para matar a vontade de jogar. Então estava na hora de ampliar o círculo de conhecidos e ver onde a galera se reunia. Foi quando conheci a Ilha do Tabuleiro, e descobri que existiam vários grupos, como clubes, que se encontravam com frequência para jogar por todo o país. Aqui no Rio de Janeiro eles eram principalmente o Castelo das Peças, e seus “filhotes” Calabouço das Peças e Niterói das Peças. Os encontros geralmente eram em lanchonetes do Bob’s que cedia o espaço pelo consumo, afinal não era um mau negócio comportar de 50 a 100 pessoas ao longo de um dia consumindo e jogando topo o tempo. Desses, hoje está na ativa apenas o Castelo, que passou os últimos anos no SESC Copacabana. Desde o mês de março, os encontros tem sido no Spoleto do Largo do Machado, no último sábado do mês.

Spoleto esse, do caríssimo Caldas, também aficionado, que hoje acolhe os três principais eventos cariocas.
Todas as 5as feiras, Spaghetti das Peças. Nome mais do que sugestivo pois nasceu lá.
No segundo sábado do mês é o dia da Torre das Peças, que também veio realocado.
E pra fechar o mês, como já dito, o Castelo.

O restaurante já conta com um acervo fixo de jogos, que são disponibilizados a todos para divertimento da nação, mas os frequentadores podem e devem levar mais opções para diversificar a diversão. As mesas rolam até a hora de fechar e por várias vezes temos que sair contrariados pois a vontade de ficar até o dia amanhecer é grande. Mas, por respeito ao Felipe, atendente nº 1 em nossos corações, a gente sai antes, sem deixar de fazer um chorinho, claro!

Mas se você não está no Rio, pode encontrar a trupe em outros estados.
Para isso, os melhores locais pra interagir e saber quais as últimas novidades de cada lugar são:

BGG (BoardGame Geek): site de database mundial com todos os jogos lançados, fichas, imagens, regras, fóruns e venda de jogos. Em inglês.

Ilha do Tabuleiro: é o BGG brasileiro. Confira os jogos, as regras em português, jogos para Imprimir e jogar, fórum de discussão, classificados, resenhas, e vários clubes (virtuais e reais)

Lista Lúdica: traz atualização diária, em tempo real, dos principais blogs em língua portuguesa sobre o assunto.

Ludo Brasil Magazine: revista online mensal sobre jogos com diversas matérias, entrevistas, resenhas e muito mais sobre o hobby.

E os nossos blogs parceiros ao lado.

Agora que já tem o mapa, não pode deixar de buscar seu tesouro!

5 comentários:

  1. Será que há alguma ambição de reerguer um encontro em Niterói?

    Disco voador das peças? Ou Indio das peças?

    Eu apoio!

    ResponderExcluir
  2. Por que nao? Desde que hajam interessados... acredito que o unico problema seria consiliar com os eventos do Rio. Me lembro que o antigo era no mesmo dia do Castelo e isso esvaziava bastante o encontro.

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Poderiamos marcar em qualquer um dois 2 sábados que ficam livres por mês. Ou mesmo durante a semana (já que estando em Niterói é mais fácil, apesar dos araribóias todos trabalharem no Rio).

    Bom, espero que mais pessoas se animem e tenhamos quorum! Como eu disse, eu apoio! Seria ótimo ter onde jogar em Niterói.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog.
    Quando tiver tempo dê uma conferida no nosso:
    http://conselhodeguerra.blogspot.com
    Fazemos resenhas de jogos modernos e falamos sobre nosso projeto de popularização em Manaus.
    Abraço e sucesso.
    Evaldo Vasconcelos

    ResponderExcluir
  5. Fala, Evaldo, tudo bem? Muito bom o blog, e melhor ainda saber que tem mais gente lutando pela popularização, e chegando perto da abertura de uma loja!
    Conte com a gente pro que precisar.
    Abraços.

    ResponderExcluir